MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quarta-feira, 10 de março de 2010

MARATONA DE SANTIAGO - To "ir" or not To "ir", eis a questão!

 
Essa é a terceira versão do registro que preparei sobre a Maratona de Santiago.

A primeira versão, escrita de uma forma completamente animada com nossa 1ª Maratona do Projeto América do Sul - uma maratona em cada um dos países sulamericanos, foi abandonada por causa do terremoto que vitimou o povo chileno. O clima se perdera.

Escrevi uma segunda versão onde externava nossa solidariedade e fazia algumas considerações sobre o futuro da prova. Não encontrei o equilíbrio no texto e considerei inoportuna a preocupação sobre a realização da prova.

Agora publico a terceira versão, a partir das notícias que tive sobre desistência de maratonistas brasileiros,  para servir um pouco ao debate gerado com algumas preocupações existentes.

Júlio Cordeiro, Maratonista Pernambucano, grande amigo da Equipe Baleias, me ligou para avisar da sua desistência por receio de seus familiares que o acompanhariam na viagem com a saúde geológica da região.

Meu primeiro impulso, estupefato, foi dizer ao meu grande amigo (tenho orgulho de o ser e gosto demais da turma da Acorja): mas o sertanejo não é um bravo?? Mas recuei e fingi entender. Nossa esperança é que ainda sobrem maratonistas Acorjianos a pisar sobre as placas tectônicas que insistem em arredar.

Mas para minha surpresa recebí comunicação do Wu que seu irmão, Walasce, maratonista nato, já inscrito em Santiago, manifestou também a preocupação geológica com a região. Não acreditei. Motim no seio Baleias?

Cobrei de Wu posição firme contra a rebelião em sua família e resolvi trazer para o Blog, de uma vez, o tema da Maratona de Santiago.

Dawlton Moura, Baleia histórico de Fortaleza e periodista, confirmou sua presença na maratona e me repassou resposta colhida junto à organização da maratona acerca de eventual dúvida sobre sua realização.

A resposta foi:

El terremoto es un motivo más para demostrar la unidad en esta Maratón.
Así que no habrá cambios en la fecha y continúa siendo para el 11 de abril.

E é exatamente nesse clima que estamos mais confirmados do que nunca para prestar no próprio Chile, em Santiago, nossa solidariedade. 

De outro lado, não obstante, se os organizadores e as autoridades chilenas considerarem inoportuna a realização da prova acataremos com tranquilidade e com a mesma solidariedade

Por enquanto, enquanto os chilenos nos quiserem por lá a correr, estamos prontos.

Dia 11 de abril de 2010

Inscrição confirmada na categoria Varones, o que obviamente nos deixa mais tranquilos.

Hotel reservado. Era junto com o pessoal de Júlio Cordeiro, mas temos esperança que ainda se hospedem lá alguns estimados pernambucanos.

Passagens compradas, com a primeira prestação, aquela que arregaça, já quitada.

Wuneni Arantes Ferreira nº 1303
Walasce Lemos Ferreira nº 2374
Miguel Delgado Godinho nº 1255
Ivaltemir Carrijo Barros nº 2062
Dalwton Moura nº     nosso cearense ainda não passou o seu número.
 
Na inscrição o nome da mãe vem primeiro, o que acho bem razoável porque mãe, com raríssimas exceções, todo mundo teve e sabe quem é.

Nossa saída será na sexta-feira dia 09 de abril de 2010 pela manhã e chegada em Santiago às 13.15 horas.

Mais um carimbinho no passaporte para a coleção.

Planos estabelecidos. Buscar o kit na sexta-feira mesmo e pegar informações de como alcançar as águas do Pacífico de forma mais barata. Esse plano original estará mais ao sabor dos acontecimentos e das possibilidades. A hipótese de ficar quieto só em Santiago sem atrapalhar os chilenos com interesses turísticos fora de hora é plausivelmente enorme.

Utilização do uniforme nº 2 da Equipe Baleias. O uniforme para provas internacionais onde a Bandeira do Brasil encontrar-se destacada.

É o início do nosso Projeto "Uma Maratona em cada país Sul Americano". Projeto que já anda ameaçado pela falta de informações de corridas na Bolívia e Guiana. Na Bolívia é fundamental pelo menos uma Meia Maratona. Não perdemos as esperanças.

O mapa da prova permite imaginar um grande passeio pela capital do Chile. 
 
Abaixo segue o mapa com a altimetria da prova, porém, corredor Baleias não esquenta muito com isso não. Onde é para subir sobe e onde é para descer desce. O importante é o percurso estar muito bem informado porque Baleia corre muito com a cabeça baixa.
 
 
Acho que aproveitaremos bastante. O Tinil de Goiânia, nosso novo Baleia, que estreiará em grande estilo imprimindo a mesma velocidade que o fez o mais rápido do Desafio das 6 Maratonas juntar-se-á  aos Baleias de Belo Horizonte (Miguel, Wu e Walasce) em São Paulo para um único voo Baleias. Dalwton ainda não comprou a passagem e deixa tensa e ansiosa a sede da Equipe.

Eduardo de Almeida Jr., que também correu o Desafio  está inscrito e vai com amigos de Ribeirão Preto/SP.

Carlos Hideaki, o líder brasileiro dos Marathon Maniacs também irá.

Da Acorja/Recife ainda não recebemos notícias de desistência de Paulo Picanha e Jaqueline. Torcemos que não ocorra.

Ésio Maratonista Camarada Cursino também está até o momento confirmado.

A esses amigos certamente se juntarão outros tantos nessa prova que tem tudo para  ser um evento símbolo da capacidade de superação do povo chileno.

No domingo às 16 horas ocorrerá em Santiago clássico do futebol chileno: Colo-Colo X Universidad de Chile. Envidaremos todos os esforços para a nossa presença mantendo o binômio Maratona/Futebol de forma a conhecer os mais famosos palcos do esporte bretão ao redor do mundo.

Respondendo à questão colocada no título desse registro nós da Equipe Baleias entendemos que o momento é de ir, se os chilenos não entenderem diferentemente.

Abraço a todos. Miguel Delgado.

6 comentários:

G.M. disse...

Seguramente uma decisão para lá de corajosa, amigo Miguel.
Desejo-lhes "sossego sísmico" quando por lá estiverem.
Cuidem-se bem.
Boa sorte a todos.
Ass.: Guilherme.

Ricardo Hoffmann disse...

Sem dúvida, uma grande manifestação de solidariedade ao povo Chileno. Sucesso para todos vocês!

Katryny disse...

Força Miguel!!!
Se a organização diz que a prova irá acontecer, nada melhor do que termos respresentantes brasileiros para se solidarizar com este momento tão triste pelo qual eles estão passando.
Sou apaixonada pela alegria dos chilenos e pelas belezas do país. Espero que se eles se recuperem logo.
Boa sorte para os Baleias.

Ivo Cantor corre e conta disse...

Hay que ser varones nem que a terra trema! Cetáceos mineiros que se prezam, dirão alto e uníssono : ce tá certo, nói vai mêmo ansim!

Anônimo disse...

Espero que corra tudo bem por lá. Em todos os sentidos.

Estaremos na torcida pelo contingente brasileiro e em especial pelos Baleias!

Abs,
Shigueo

EQUIPE HIDRA VIDATIVA disse...

Boa noite.....meu nome é José Paulo, sou maratonista da Cidade de Curitba - Paraná....resolvi esta semana.....e as inscrições já encerraram, e gostaria de saber se houve desistência na Maratona de Santiago do dia 11/04/2010....tenho interesse em correr....obrigado....abraço José Paulo