MAIS PÁGINAS BALEIAS!

sábado, 23 de janeiro de 2010

MARATONAS 2010 - A FARRA BALEIAS VEM AÍ

 




Caros amigos e amigas!

A vida é um eterno planejar.

A animação é tanta que tá faltando mês no ano para corrermos tudo o que temos vontade. É plano que não acaba mais! A todo momento um novo projeto é pensado e com isso uns projetos acabam sendo atropelados pelos outros. É incrível também como alguns ressuscitam.

Vamos ver o que ficará de pé!

O mais importante é que os passeios reiniciarão e encontraremos novamente os amigos maratonistas que andam atrás das provas muito mais do que nós. Alías são esses amigos que nos servem quando a família pressiona por entender algum exagero nos planos. Nós nos apressamos em dizer: "vocês é que não conhecem o Ésio Camarada Cursino, o João Gabbardo, o Hideaki, o Alberto Peixoto, o Nilson, o Dr. Seabra, o Júlio Cordeiro. Eles é que são exagerados! 

O ano começou com a idéia do desenvolvimento do DESAFIO DAS 6 MARATONAS BRASILEIRAS DE 2009 que ocorreu o ano passado por iniciativa e direção do Maurício Bertuzzi, ultramaratonista de São José/SC, agora mais ainda conhecido pelo sucesso nas páginas da Contra-Relógio.

Eu e Wu pensamos que depois de correr as provas no Brasi e conhecer Florianópolis, Porto Alegre e Recife era chegada a hora de conhecer as capitais da América do Sul. Depois do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras pensamos que o desenvolvimento normal seria uma Maratona em cada pais Sul Americano em 2010. Obtivemos a adesão de Walasce ao Projeto.

Em relação às Maratonas no Brasil ficamos satisfeitos em saber que existem vários interessados no Desafio  das 6 em 2010. Soubemos que ele irá ocorrer.  Desejamos sorte e sucesso a todos reiterando que foi uma honra e felicidade participar do Desafio em 2009.  Tudo o que ganhamos com essa idéia do Desafio é quase impossível de enumerar.  

Mostro abaixo o calendário que elaboramos para o Projeto América do Sul  mas não estamos certos de que teremos dinheiro suficiente para sustentá-lo sem negligenciar com nossas responsabilidades maiores. Mas como aprendi com o Wu: "se não der a gente não vai"!

Chegamos a pensar até em patrocinadores para o Projeto. As pilhas Duracell que como nós não perdem a energia nunca e as cápsulas de Vitamina "C" que eu gosto de tomar e tenho a impressão que me faz bem,  seriam algumas opções. As cias áereas também poderiam ser potenciais patrocinadoras porque sem elas não existiria Projeto. Não é fácil encontrar um patrocinador que queira associar a sua marca aos últimos colocados nas Maratonas.

Mas como correr para nós não pode dar trabalho e só vale se for bom, a idéia do Projeto ficou meio cansativa.

A finalização do Projeto também esbarrou na falta de contato com a Bolívia e a Guiana, uma vez que não achamos Maratonas nesses países e nem recebemos qualquer retorno dos canais tentados.

A Colômbia, segundo conseguimos apurar não teve Maratona conhecida em 2009, mas resolvemos colocar no calendário a Meia Maratona de Bogotá, prova que reuniu 44 mil corredores em 2009 e é oficial da IAAF.
 
Achamos até uma maratona no Suriname que esperamos correr para o lado certo se conseguirmos chegar lá.

Achamos duas Maratonas na Guiana Francesa, porém, como não se trata de um país sulamericano não constou do Projeto.

Tem prova também nas Antilhas Holandesas mas essa é no meio do mar e não na América do Sul.

Esse é o calendário 2010 do Projeto América do Sul:

ABRIL 1ª (PRIMEIRA) CHILE - Santiago: 11 de abril de 2010  - http://www.maratondesantiago.com/en

Para essa já estamos inscritos e com o hotel reservado junto Júlio Maratonista e os amigos da Acorja do Recife, além de Ésio Camarada Cursino. Falta a passagem. Ainda estamos rodando as promoções.

MAIO 2ª (SEGUNDA) PERU - LIMA: 30 de Maio de 2010. Fonte Revista Contra-Relógio. Foi em 31 de maio de 2009. http://www.adidasla.com/micros/regional/running/?pais=pe

Alternativas:

Pacasmayo - 04 de julho de 2010.
 http://maratoninternacionaldepacasmayo.com/

Cusco/Machu Pichu : 06 de junho de 2010 - Inca Trail Maraton: http://www.andesadventures.com/run2asum.htm

Maratona dos Andes:
http://marathondelosandes.com.pe/inicio.html.
Foi em 15 de Novembro de 2009 na cidade de Huancayo: http://www.munihuancayo.gob.pe/

JUNHO 3ª (TERCEIRA) PROVA – EQUADOR - QUITO – 27 de junho de 2010. Fonte Revista Contra-Relógio http://www.maratondequito.com/ Foi em 21 de junho de 2009.

AGOSTO 4ª (QUARTA) PROVA – COLÔMBIA – BOGOTÁ – 01 de agosto de 2010. Meia Maratona de Bogotá. http://www.mediamaratonbogota.com/

OBS: Encontramos notícias de duas maratonas na Colômbia que não foram realizadas em 2009.

Bogotá: Não foi realizada em 2009 mas na página já consta marcada para o dia 07 de novembro de 2010, uma data que se adequa melhor ao calendário Baleias proposto e que viabiliza o Rio de Janeiro. Vamos aguardar os acontecimentos. http://www.maratondebogota.org/

Medelin: Não foi realizada em 2009 - http://www.maratonlatina.com/
 
AGOSTO - 5ª (QUINTA) PROVA – PARAGUAI – ASSUNCÃO – 08 de agosto de 2010. http://www.maratondelbicentenario.com/ Essa nós vamos mesmo. Como nós Baleias sentimo-nos como Atletas do Paraguay não podemos deixar de ir. Esperamos duzentos anos por essa prova!

SETEMBRO - 6ª (SEXTA) – URUGUAI – PUNTA DEL ESTE – 05 de setembro de 2010. http://www.maratondepuntadeleste.com.uy/

Existe ou existiu uma Maratona em Montevideo que foi em 31 de Maio de 2009. Porém, como a página não está no ar, não há confirmação de data para 2010  e a prova de Punta Del Este é muito elogiada resolvemos confirmar de uma vez essa prova.

SETEMBRO - 7ª (SÉTIMA) PROVA – BRASIL – FOZ DO IGUAÇU – 26 de setembro de 2010. http://www.sescpr.com.br/eventos/maratona_de_foz_2009/portugues/index_portugues.html A prova foi realizada em 27 de setembro de 2009, então a data acima é presumida. Está incluída como a maratona brasileira para o Projeto América do Sul porque é a prova "xodó" do Wu que  já correu as três edições e quer correr todas. È considerada a prova brasileira mais difícil, mas é a que proporciona o final de semana de mais passeios para o corredor e sua família

OUTUBRO - 8ª (OITAVA) PROVA – ARGENTINA – BUENOS AIRES – 10 de outubro de 2010. http://www.maratondebuenosaires.com/

NOVEMBRO - 9ª (NONA) PROVA – SURINAME: – PARAMARIBO – 20 de novembro de 2010. http://www.surinamemarathon.org/ A prova ocorreu em 21 de novembro em 2009 e recebemos email da organização com a informação data de 20 de novembro para a prova de 2010.

DEZEMBRO - 10ª (DÉCIMA) PROVA – VENEZUELA – CARACAS – 12 de dezembro de 2010.  http://www.deportemetropolitano.com.ve/maraton.html. A prova foi em 13 de dezembro de 2009 . A nova data não está na página. Recebemos a notícia da data de 2010 de um jornalista de Caracas, Ernesto Linzalata, especializado em Maratonas.

Sem notícias:

BOLÍVIA: Não há notícias de Maratonas e também não achamos Meias Maratonas. Não obtivemos resposta aos dois emails enviados. Endereço da Federação de Atletismo da Bolívia: http://www.atle-bolivia.org/index.php . A idéia de correr na altitude é por demais interessante. A velha idéia do desafio.

GUIANA: Não há páginas de esporte ou federação. Mandamos email para uma página que encontramos mas não obtivemos resposta. http://www.guyana.org/

Qualquer ajuda no contato com a Bolívia e Guiana serão bem vindas. O  Ésio Camarada Cursino encontrou uma corrida de 160 km lá, mas isso não é para nós.

GUIANA FRANCESA: Entendemos não haver necessidade de correr na Guiana Francesa por não se tratar de um país da América do Sul mas uma possessão da França. Não obstante, localizamos informações de duas provas previstas lá de acordo com o calendário que acessamos: http://www.toucan-athletic-club.com/TAC/cale.html

Kourou: domingo 21 de março de 2010. Marathon de l'Espace 42,195 km / relais 5 x 8,4 km - CA-JU-ES-SE-VE - TAC - 05/94/32/02/91 - picmuche@hotmail.com

ST. Laurent: domingo 6 de junho 2010. Marathon des Libertés 42,195 km / 21,1 km - CA-JU-ES-SE-VE Athlé SL Maroni - 05/94/34/41/48 - jean-michel.DAUVIN@wanadoo.fr
 ******
Como não sabemos o que será possível as Maratonas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba poderão voltar ao nosso calendário em 2010.

Ênio Akio, nosso Baleia de SP, deverá correr um monte de provas em 2010, mas ainda não definiu o calendário. Certamente será o representante Baleias em São Paulo. No Rio já temos o Ênio Henriques inscrito.

Com essas vontades acima descritas a vontade de ingressar no Ranking da Revista Contra-Relógio vai para o espaço. Quando se faz muitas provas a velocidade não pode ser priorizada.

Outra decisão que tomamos, como Maratonistas Equilibrados, é que não faremos duas Maratonas com intervalo de apenas uma semana. Fizemos isso em 2009 com Porto Alegre e São Paulo mas não gostamos, não nos sentimos bem ao final de SP.

Como nada é bem assim pode ser que a gente precise fazer, eventualmente.

É isso aí, que venha 2010 e suas belas provas! A Equipe Baleias estará por ai e  pela América do Sul também!

Miguel Delgado.

11 comentários:

satrijoe disse...

Caro Miguel e equipe baleias,

haja disposição hein. Mas como vc apontou, o orçamento pra cumprir com essas metas é mais complicado. Espero que consigam atingir o objetivo.

Se precisar, tenho alguns conhecidos em Bogotá. Posso perguntar se sabem de alguma maratona por lá.

No mais, boa sorte em Santiago. A cidade é muito bonita. Vcs vão gostar. Não deixem de passear pelo mercado municipal. Bastante pitoresco (turístico, é verdade).

Um bom 2010 pedestrianístico.

Abraços,
Shigueo

G.M. disse...

Miguel,
Toda a sorte do mundo no vosso projeto sulamericano.
Com certeza será coroado de êxito !
Ass.: Guilherme.

Hideaki disse...

Na Bolivia tem media maraton em dezembro. Tanto que eu havia sido convidado pra participar lá, por atletas locais.
Não lembro a cidade, mas posso ver depois que retornar ao Brasil (mas é uma das famosas)

Abraço!

Ricardo Hoffmann disse...

Um projeto audacioso! Torço pelo sucesso de vocês. Pena não confirmarem em PoA e RJ. Força ai!

Ésio Cursino disse...

Já estou na de Santiago - Chile e também fiquei interessado na de Assunção. Também gostaria de ir em alguma do Peru. Vou tentar acompanhar vocês em algumas.

Ésio Cursino disse...

Miguel, não tinha entendido como tinham marcado a Maratona de Punta del leste e a de Buenos Aires no mesmo dia e fui conferir e pelo que entendi a de Buenos Aires será no dia 10/10/2010.

Enio Akio Yuhara disse...

Oi Miguel, tudo bem?
Grande Projeto!!! Apesar de ter participado de todas as maratonas brasileiras, ainda não consegui concluir o Desafio 6 Marat. Bras.- Acho que este ano também não conseguirei (estou sentindo dores no tendão calcâneo) e a Marat. de Sta. Catarina já está ameaçada. Já estou inscrito para as Marats. de SP e RJ, e assim como o Wu, Foz do Iguaçu é sagrado para mim...rsss
A Marat. de Machu Pichu é a que mais me atrai, mas agora mesmo li que a chuva está causando estragos por lá - tem brasileiros ilhados na região (se bem que até junho dá para consertar tudo).
Fora que tem o problema da logi$$$tica...rsss
Tenho que me re$$guardar para o Projeto Tóquio em 2011.
Abraços!!
Nos vemos em Poços de Caldas (irei no sábado de manhã - correrei bem na manha)

Anônimo disse...

Miguel,
Esse é um roteiro maiúsculo.
Vou lhe dizer: depois dessa, me sinto um principiante total.
Vou ter que concorrer com um projeto tão audacioso quanto: correr uma maratona no Ceará.
Abraços e sucesso!
dalwton

jacqueline disse...

Miguel, o grupo ACORJA terá representação confirmada em Santiago!!! Eu (Jacqueline), Paulo Picanha e Marinês confirmamos nossa participação.
Ainda vão mais duas amigas minhas correr 10 km pela 1ª vez, fora do Brasil.
Até lá!!! Tenho certeza que dará tudo certo.
Inclusive, tem um Recifense corredor morando lá que nos falou que está tudo bem em Santiago.
Nos encontraremos lá. Um Abraço. Jacqueline

paraguay marathon club disse...

agradeco ao grupo das baleias amigas do paraguay por todas as informacoes que tem dado en relacao a nossa maratona do bi centenario.Esperamos ter o maior grupo de baleias aqui en asuncion e faremos a grande festa do Bi Centenario....

Beijos a todos ...eu sou brasileira de coracao

Myrta

Anônimo disse...

This page truly has all the info I wanted about this subject and didn't know who to ask.
My web-site - plymouthmn.gov