MAIS PÁGINAS BALEIAS!

segunda-feira, 22 de março de 2010

MARATONA DE ROMA - O renascimento!


Prezados amigos e amigas do blog Baleias!

A Maratona de Roma foi uma festa coroada com o renascimento de Miguel Delgado que depois de longo e tenebroso inverno ganhou de Wu!

Como uma pintura de Da Vinci o km 35 protagonizou uma das mais sensacionais ultrapassagens da história recente das maratonas no mundo. Miguel Delgado encontrou Wu no citado km e depois de alguns metros emparelhados ouviu com chateação a frase: "vou diminuir um pouco". Imediatamente pensei em segredo: é melhor eu apertar senão o que pode vir a ser um quadro do Renascimento vira um quadro da Fênix e  perco a oportunidade que não sei quando surgirá novamente. 

Tentei ao máximo manter o ritimo sem, porém, olhar para trás para não parecer competitivo ao extremo, mas morrendo de medo do cara aparecer.

Foi tudo muito bom!! Fui o 1º colocado na Equipe Baleias.

Os bons dias começaram com a deliciosa viagem de avião até Lisboa. Como é bom ficar tanto tempo dentro de um avião.
Na foto Celma Lorenzatto, habituée do apoio internacional Baleias e Zilda Arantes, esposa do Wu, que renovou as promessas de adentrar as pistas levando o nome da Equipe.

Rose minha companheira há 21 anos não pode ir dessa vez tendo em vista estar nos momentos finais de defesa de sua tese de doutoramento perante a Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ.

Gilberto Lobato, grande amigo e fotógrafo oficial Baleias, foi internado às vésperas da viagem e quando o voo partiu ainda encontrava-se ocupando o leito 516 do Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte aguardando a estabilização de suas taxas quimicas que resolveram impedir sua viagem. O guerreiro não se entrega e se a luz no final do túnel insiste em aparecer ele insiste em dela desviar. A capacidade de descer do telhado é emocionante de acompanhar. 

Caro amigo, essa vitória minha na maratona é para você!

A viagem também foi palco do presente de aniversário de Natália Xavier Ferreira, filha caçula do Wu que fez 15 anos e optou por conhecer a Cidade Eterna ao invés de encher a pança da juventude amiga. Vai longe essa moça.
 
A jovem menina em foto durante o tempo que aguardou os três Baleias terminarem a prova.
 
Chegamos em Lisboa no dia 19 de março e imediatamente iniciamos os passeios já que ficaríamos apenas  umas 20 horas na cidade.
Na foto acima eu e Wu Arantes vistamos a praça Luís de Camões prestando nossa homenagem ao Ivo Cantor maratonista blogueiro amante da língua portuguesa e amigo Baleias. Baleias também é cultura.

No dia 20 seguimos para Roma onde o Walasce já nos esperava no hotel junto com  Lívia, sua esposa e assídua colaboradora Baleias. Seguimos para o Palazzo dei Congressi para buscar o kit. Um kit maravilhoso com mochila e camisa da melhor qualidade.
Wu Arantes deixa sua marca no mural de boas vindas da feira da maratona. Encontramos Mizuno Creation 11 a R$ 300,00. Foi bom!
Se Wu faz, Miguel copia.
Na foto devolvo um celular velho na feira da maratona. Isso foi pedido na página oficial  da prova e a ideia de levar para a Europa um pouco do lixo eletrônico me pareceu justo.
Os maratonistas com os mascote da Maratona de Roma.

Recebido o kit iniciamos o que sabemos fazer com a mesma alegria das corridas: os passeios pelas cidades visitadas.

Em Roma um detalhe tornou tudo especial. Walasce Lemos é um prodígio no que diz respeito ao conhecimento sobre a história de Roma. Em cada prédio, em cada monumento uma explicação detalhada sobre o momento da história romana, o imperador da época, os detalhes de recuperação e localização das obras e as finalidades. Até os assassinatos na família imperial o cara sabia.
Durante um dos passeios a foto acima foi solicitada a um transeunte que após ouvir de nossa parte o "obrigado" identificou-se como brasileiro do Rio de Janeiro.  
  
Um filme passava em nossas mentes durante os passeios. Roma para mim é outra agora que conheço detalhes e sem o Walasce não me interesso mais em vir porque ficará faltando um pedaço. 

Enquanto pode até na prova Walasce foi explicando os detalhes, inclusive de nossa saída para fora dos muros de Roma através das diversas portas. O fôlego nos arrancou o momento sudo-cultural. 
À noite, já recolhidos, Wu Arantes e Walasce Lemos planejam a estratégia para vencer Miguel Delgado que naquele momento já dava mostras de estar muito motivado.
Na manhã da prova a tradicional foto da Equipe, aqui muito chique, junto ao Colosseo.

Uma boa prova. Um clima perfeito, um abastecimento perfeito, uma paisagem perfeita. Pessoas simpáticas por todo o caminho.

Encontrei Rodrigo Damasceno por volta do km 28. Corremos juntos até o km 32. Rodrigo registrou o encontro em sua máquina fotográfica. Essa tecnologia ainda quero adotar. Portar uma máquina para o decorrer da prova.

Cumprido o percurso a chegada em primeiro lugar Baleias.
O meu vídeo da chegada, num serviço explêndido da Maratona de Roma.
Acima os dados de meu resultado. 4 horas, 26 minutos, 11 segundos. Na primeira maratona de 2010 um tempo melhor do que todas as maratonas de 2009. Algo de promissor no ar eu diria!

A chegada de Wu. Alegre como sempre e repetindo a todo instante o número de maratonas nas quais chegou na minha frente.
O vídeo de chegada do Wu.
Acima os dados pormenorizados do resultado do Wu. Ele disse que vai treinar mais.

Abaixo a chegada de Walasce que vem melhorando seus tempos. Eu e Wu estamos preparando nossa cabeça para a hora em que Walasce ameaçará nossa disputa particular.
Aqui o seu vídeo de chegada.
E os detalhes de seu tempo.

Após a vitória que foi de todos numa brilhante prova fomos comemorar com o famoso general Júlio César.
Essa maratona é maravilhosa. Quem pretende uma combinação de uma excepcional viagem com uma excepcional prova tem tudo isso aqui.
Banho tomado, nutrição resolvida,  a turma da cerveja foi comemorar à altura. Eu me mantive no refrigerante e na água.

Agradeço aqui em meu nome, do Wu e do Walasce a todas as pessoas no Brasil e aqui na Europa que colaboraram para que pudessemos largar e completar essa 16ª Maratona de Roma, especialmente a nossos filhos que ficaram torcendo de longe por nosso sucesso.

Agradecemos também ao Ênio Henriques que deu o resultado aos amigos Baleias antes de qualquer contato nosso com a sede mundial

No meu caso agradeço especialmente e muito à Rose que ficou na base cuidando de tudo sobrecarregada nesse momento tão especial de sua vida e agradeço também às minhas três irmãs que fazem o que podem para eu conseguir correr esse tanto de maratonas. Eu sei que não há consenso sobre o tema mas a gratidão é certa.

Prestamos também nesse espaço nossa homenagem ao belga Tom Van der Gucht, de 55 anos,  que teve um ataque cardíaco no km 39 e faleceu.

A prova masculina foi vencida em 2.08'.39" pelo etíope Siraj Gena que após 50 anos, como Abebe Bikila, também triunfou descalço pelas ruas de Roma. No feminimo a também etíope Firehiwot Dado venceu com 2.25'28". 

Abraço a todos. Miguel Delgado.

13 comentários:

G.M. disse...

Maravilha, Miguel !
Parabéns pelo excelente tempo e por este passeio turístico/pedestrianístico majestoso.
Deve ser uma dádiva rever (no seu caso) a Cidade Eterna.
A Flor do Lácio.
Satisfação em ler o seu relato.
Ass.: Guilherme.

Julio Cordeiro disse...

Parabéns Miguel,
Beleza de relato, excelente tempo, vitória espetacular sobre os irmãos Wu e Walasce.
Tô com saudades.
Abraços Pernambucanos
Júlio Cordeiro

Dani disse...

Oi Miguel. Parabéns hein!!! Que coisa boa, aliar passeio, amigos e corrida...MARAVILHA.
Bjos,
Dani

Carlos Henrique disse...

Parabéns aos três amigos, ilustres e corajosos representantes dos Baleias!!!
O que o nosso Baleia Mor viu para fazer a maratona uma semana após a Linha Verde no mesmo ritmo da Meia?!?
Um dia eu chego lá!!!

Ricardo Hoffmann disse...

Um primor de relato! Parabéns pela prova, pelo excelente tempo, e pela vitória sobre Wu e pelas ótimas fotos. Com um guia desse, a viagem se transforma numa aula de história. A invasão cetácea a Roma ganha força após essa investida. Grande abraço.

Paulo Sobral disse...

Parabéns a todos integrantes do Baleias por mais um desafio completado!!Miguel,vc sempre com um capricho e esmero sem igual nas definições e relatos das viagens e corridas mundo afora!!Lindo,completo e inspirador registro dessa maravilhosa Maratona de Roma!!Abs paulo Sobral!!

Unknown disse...

Grande Miguel e Wu Arantes!
Emocionante o vídeo de chegada de vcs. Que vontade de estar lá junto aos colegas. Parabéns por mais uma conquista. Excelente o relato sobre a prova e cidade.
Abs,
Christian Gonçalves

olicio disse...

parabéns miguel,wu,walasce e a equipe de apoio
por mais este desafio.
um abraço

Carlos Magno disse...

Que legal Miguel e Wu. Parabéns, mais uma vez.
Continuem com esse entusiasmo. Adorei o relato e bateu aquela vontade de correr e de estar ai com vcs. Quem sabe esse ano eu desencalho. rsrsrs.
Agradeço, sempre, o incentivo. Seja por suas palavras, seja por suas ações. Vc e Wu são brilhantes. Ganharam estrelinhas.

Mayumi disse...

Oi, Miguel, desculpe-me pela ausência! Parabéns pela conclusão da maratona de Roma! Quer dizer que ganhou do Wu? Rsrs.
Legal, esta viagem! Um dia ainda conheço Roma! Bons treinos!

Carolina disse...

Olá Miguel e Equipe Baleias!

parabéns pelos resultados na prova e pelo passeio que deve ter sido maravilhoso! A Equipe Baleias correndo pelo mundo!
Impossível não se divertir e se encantar com Roma!
Abraço,
Carolina
www.correrpelomundo.com.br

Ivo Cantor corre e conta disse...

Um relato de tirar o fôlego. Sorvi de afogadilho e, extasiado, acompanhei o périplo, a viagem na sua totalidade. Memorável! As fotos transmitem a grandiosidade do evento, os ótimos resultados, a beleza do passeio; a amizade que une e nutre a Equipe Baleias é um exemplo para todos.
Parabéns pela empreitada!
Uma grata surpresa ver meu nome citado em tão honrosa companhia. Agradeço a referência e continuo aqui, torcendo por novas aventuras de vocês. Atenciosamente, Ivo Cantor.

Jorge Cerqueira disse...

Mais uma vez parabenizo vcs do Baleias que com maestria terminaram mais uma bela maratona.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com