MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

COMRADES 2012 - UM MÊS EXATO PARA O DESAFIO!

Meus caros amigos e amigas!

Sei que todos esperam o relato da Maratona da Linha Verde, mas a data de hoje é emblemática.

Falta um mês exato para nosso maior desafio. Nessa data e horário, no próximo mês, estaremos correndo a mais famosa ultramaratona do mundo.

Teremos na Comrades a companhia perfeita de Paulo Sampaio da Acorja, o Paulinho Red Bull e da ultra Maria José da Equipe Tavares, a dupla que saiu de Urubici para a Maratona de São Paulo no mesmo final de semana em 2011. A bagagem dos dois sempre esteve pronta.
No Mundo Baleias começamos o Projeto Comrades com a inscrição de 10 corredores e corredoras. Até o momento somos 5 com a passagem comprada e algumas incertezas ainda.

Dentre as inúmeras dúvidas que me assolam sobre o Projeto Comrades, uma delas é se realmente valeu ter entrado nessa história. É muito treino e aí machuca, muita dieta, dá mau humor, muitas privações (álcool zero - li na Contra-Relógio e adotei)  e um receio de não conseguir completar a prova no tempo exigido que não nos abandona nunca. 

Isso não é para um sujeito meio gordo que gosta mesmo é da festa que a corrida proporciona, que gosta de tudo o que a corrida tem o poder de aumentar e não das restrições impostas pelo excesso de treino e temor.

Mas eu vou, não sou de desistir previamente. Vou tentar tudo e só saio da prova antes da linha de chegada catado pela van ou morto! 

Somos 5 corredores remanescentes do Projeto Comrades, cada um com sua história.

Tinil, o único que ninguém tem dúvida de conquistar a glória, por ironia do destino vive dificuldades extremas com o joelho recém operado e novos problemas do outro joelho que, com ciúmes, resolveu também pedir atenção, tem sua participação ameaçada gravemente.

Marinês Melo, nossa Sereia Baleias, exemplo de garra e persistência, tenta superar seus limites e avançar por quilômetros nunca dantes experimentados.

Ismael Neto com sua profunda experiência de uma maratona e agora duas com Linha Verde no último final de semana também luta com seus fantasmas internos e externos ao asfalto, coliseu de nossa batalha.

Eu, tentando emagrecer para carregar menos quilos nos morros da África, 10 dias sem treinar por questões de saúde na região da Holanda, enfrentando a panturrilha direita que resolveu não aguentar o treino de tiro em subida que estava na planilha do site da Comrades, agora corro de meia de mulher. Um desastre. Mas a meia é boa.

Wu, esse não existe. Detonando paradigmas Wu está na academia. Você liga e o convida para ir a algum lugar e ouve como resposta: "_Não posso, tenho academia!" Onde vamos parar! Wu é o único que não vive dramas, uma corrente sustenta que ele sequer tem cabeça! Treinou outro dia, sozinho, 61 quilômetros. Quando algum de nós iria treinar sozinho uma distância dessa. Nunca! 

De nós 5 somente Wu fez um treino de 61 quilômetros. Nós, os demais, já chegamos a 52, 53, e vamos para 55 em Brasília e depois 61 no dia 12, porque a vida não segue planilha e temos que nos adequar à vida!

Para amenizar as ansiedades começamos a resolver os passeios depois da prova e garantimos nossa ida à Ilha de Robben, onde Mandela ficou preso 18 dos 27 anos que esteve privado de sua liberdade. Mandela, para mim o ser humano de maior admiração em toda a história que já tive conhecimento, foi motivo de entrar nessa loucura. Li três livros sobre ele. Sua autobiografia "Um longo Caminho para a Liberdade", "Conversas que tive comigo mesmo" e ainda "Invictus", como preparação para enfrentar a Comrades. São livros que todos deveriam ler. O melhor de Mandela é sabê-lo humano, normal, uma rocha com momentos de fragilidade como todos nós.
A mente depois de completar os 42.195 de Belo Horizonte está boa, animada, quase eufórica, o corpo faz temer por sua parcela de participação no desiderato.

Antes da partida no dia 31 de maio volto a falar sobre nossas cabeças e nossos corpos e o número exato de Baleias ainda no Projeto, um mês é uma eternidade em se tratando de treinos insanos.

Amo vocês! O receio da Comrades tem me feito mais emotivo ainda. No dia que Cláudio Dundes fizer a Comrades, derrete!

Miguel Delgado, meio burro às vezes.

17 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

ansiedade da boa!! Imagino o que não virá por ai. sucesso pra vocês gordo..daqui estamos na torcida.

Sergio disse...

fico feliz de ver a disposição com que estão encarando o desafio! Essa viagem será épica!
bons treinos,
abraço,
Sergio
http://corredorfeliz.blogspot.com

E disse...

meu sábio Guru!

li seu relato sentindo suas palavras cutucando minha alma!
sei bem o que é muito disso tudo que vocês estão sentindo...

tudo isso, tudo isso faz esse período muito especial!
pleno demais!
vida demais!
e isso é bom!
a gente sente tudo na pele, se sente mais vivo...
isso é muito bom!

as dúvidas, o cansaço, a dor, o suor, a fé, os planos, as pequenas vitórias cotidianas, os sonhos ganhando forma... tudo isso faz parte da conquista!

força, muita força!
treina as pernas, e mantenha a cabeça firme, erguida, no comando...

o prazer de estar lá, naquela largada, cantando shosholoza (já aprendeu o hino?), em meio a toda aquela brava gente, todos unidos pelo mesmo sonho, movidos pelo mesmo ideal desbravador... isso tudo vai fazer você sentir que valeu a pena!

a batalha é longa, dura... mas acima de tudo, bela;)

mira no horizonte e vai!

meu coração está sempre com vocês!

Thiago disse...

Boa sorte a todos!
Vão completar bem a prova, com toda certeza! Só tem fera nesse grupo de doidos!!! Rsrsrs
Abraço

Mari Sereia Baleias disse...

Eita gordo o trem está pegando, eu já acho 30d pouco para tantos kms......mas é isso, vivemos de desafios e esse será um a mais que independente dos resultados sairemos de cabeças erguidas e dignos do nosso orgulho e respeito por termos acima de tudo tentado pronto.

OPS: ei, vc. ficou muito bem de polainas viu?

bjão inté Brasília, lá concluiremos mais uma etapa importante dos nossos treinos......
Assim como JP, Bsa será um marco nas minhas vitórias, amo de coração essas cidades.

Mari Sereia Baleias disse...

Nossa Elis você é linda demais, me emocionei com seu comentário, melhor ainda uma emoção cheia de garra, suas palavras são mágicas e cheias de carinho e sinceridade, muito obrigada, te amo.

um beijo enorme.

Anônimo disse...

Miguel,
Em BH, vendo a sua carinha de procupado com a batata da perna, percebi que a maratona da Linha Verde seria um momento importante para definir o seu nível de segurança em relação a Comrades.
Já que deu tudo certo na maratona de BH, a batata não quebrou e o treino de 42 foi uma maravilha, imagino agora que a preocupação é só com o cartão de crédito.

Meus amigos, boa sorte, corram com o coração (como diria Lula Holanda) e se divirtam.

Miguel, traga histórias fantásticas do baleal na África do Sul.
Abração!
Gilmar

Toledo disse...

Grande Miguelão do jeito que estava com a batata da perna assando rsss ,na raça chegou ao final da Maratona e não tenho dúvidas que voces irão fazer bonito nesta prova.
Boa prova amigos e que curtem bastante esta viajem.
Toledo

silvio disse...

"Baleias" de verdade, além de completarem a Comrades, voltam nadando para casa.
Essa é a prova.
Para os que irão, sucesso pleno.
Silvio

tutta disse...

Desejo sucesso a todos nesse desafio.


tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Mas o Wu é de outro planeta. Isso eu já sabia!!!!

Gostei do post!! da franqueza, da ansiedade isso é vida de verdade com festas e medo, claro!!!

Cheguei em último. Estou feliz pra ca-ra-lho!!!!

Unknown disse...

o comentário acima com xingamento é meu: CLAUDIO DUNDES

Anônimo disse...

hahaha Cara, você deveria escrever um livro de contos...é hilário ler seus Posts...
Hoje percebo que fui prudente em negar suas investidas de me carregar para a África...certo que eu já estaria amputado...
O que seria o problema na região da Holanda? Problema no cu? tenho uma experiência neste sentido, fístula, somos TIM, podemos trocar figurinhas! rsrsrs

O Wu vai dar uma langa em vocês na África, que vergonha...Miguelito, minha torcida é para você...mas se até tu ta duvidoso, como posso fazer minhas apostas??!!

Irmão, belo post, dê notícias, por favor!

Forte abraço!

Felipe

Unknown disse...

CEO Miguel desejo toda a sorte nesta Conrades espero que um leão corra atras de voce na chegada assim voce não vai ser cortado, aos demais vai a energia positiva pois é um evento de muita responsabilidade e restritas a poucos capacitados para tal feito !!

Katryny disse...

Prometo tentar não ficar com dor de cotovelo rsrsrs...

Queridos Baleias, vão com tudo que sei que vocês vão fazer bonito, se divertir muito e voltar vitoriosos para contar tudinho pra gente.
Beijo grande
Fã Clube Baleias

Unknown disse...

Nossa Miguel, quanta coisa. Mas é claro que eu tenho certeza que você irá completar bem esta prova. Hummm, esse Wu tá demais. Que que é isso???

Saudades demais "do cês só"!!!!

Estou na torcida para a Comrades chegar logo. Só para ler os relatos.

Abração

Edgar Guevara disse...

A partir da nota do Maratona do Japão não tinha visitado o site do Baleias, oh! que sorpresa al saber que sua mente este focada na comrrade maratona, que inveja, quero estar nesse grupo de sul-americanos representantes, mas o trabalho não permite, desejaria que meu trabalho fora soamente correr. Meus melhores desejos a todos do clube Baleias que van para la ultra comrrade.
No pasado 29 de Abril, o Clube Olimpus organizou a quarta volta para a ilha de San Andres e para surpresa de Baleias, A proba pegou a cor da camisa do Balias, sem permissão, , espero que me perdoe por usurpar este logotipo valioso.
Desejamos que os Baleias clube estiveram presentes na IV Volta da Ilha de San Andreas. Mas tenho certeza que os viajantes Baleias agenden no calendário de corridas á V Volta da Ilha de San Andres 32.5K em Maio de 2013, ilha do Caribe Colombiano com uma jornada espetacular. Nós realmente queremos ter a companhia de vocês. Poden ver as fotos no www.clubol.org.

Um grande abraço
Edgar de Colombia