Baleias rumo a Africa por Gilmar Farias
Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado-a-lado Eu agradeço aos deuses que existem Por minha alma indomável Nas garras cruéis da circunstância Eu não tremo ou me desespero Sob os duros golpes da sorte Minha cabeça sangra, Mas não se curva, Além deste lugar de raiva e choro Para somente o horror da sombra E, ainda assim a ameaça do tempo Vai me encontrar e me achar, destemido Não importa se o portão é estreito, Não importa o tamanho do castigo. Eu sou o dono do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma. Invictus, poema de William Ernest Henley, eternizado por Nelson Mandela |
Caros amigos e amigas!
É chegada a hora. Estamos em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, embarcando para Durban na África do Sul.
Marinês Melo, Wu Arantes e Miguel Delgado, três Baleias remanescentes do mega projeto inicial Baleias na Comrades. Lá estarão também os amigos Paulo Sampaio da Acorja e Maria José, da Tavares de São Paulo.
Os demais amigos da turma inicial, cada um com sua história, tiveram que adiar a vontade de correr a mais famosa ultramaratona do mundo em 2012.
Restamos nós três que ainda temos que viver e escrever o Desafio nas páginas de nossas vidas. Nem experimentada a prova já chegamos a conclusão que a chance de voltar a África do Sul em 2013 beira os 99%.
Se não conseguirmos, ou algum de nós não conseguir, voltaremos para conseguir ou para correr junto com o que não conseguiu em 2012, pacto da trinca restante.
Se conseguirmos, a coceirinha do back to back deve nos levar de volta nessa aventura, pois apesar do estresse causado pelos treinos e pelas privações, conseguimos emagrecer um pouco e isso é vantagem.
Depois da Comrades vamos avaliar também o futuro de nossa carreira nas ultramaratonas. Wu vaticionou o que sentíamos mas que não conseguíamos exprimir corretamente. "As maratonas acrescentam momentos de alegria em nossas vidas, as ultramaratonas nos confiscam momentos de alegria que não temos certeza se estamos dispostos a conceder."
Pela primeira vez não passearemos antes de uma prova no exterior. Chegaremos, iremos à Exposição da prova e nos recolheremos para descansar como se monges fossemos.
Uma coisa é certa, daremos tudo de nós mesmos para cruzar a linha de chegada em até 11:59 hs.
Miguel diz não fazer drama, mas também afirma que se não conseguir nem sabe se volta para o Brasil.
Temos uma lista enorme de pessoas a agradecer pelo auxílio em nossa preparação, mas somente o faremos se conseguirmos o objetivo, para não maculá-los com nossa derrota.
Se vencermos o Desafio dividiremos com todos os louros e o sabor da vitória, se derrotados pelas montanhas e quilômetros da África do Sul, sozinhos seremos responsáveis pelos erros na preparação.
Miguel e Wu, porém, pedem escusas para uma inconfidência não comum a esse blog: se conseguirem completar a Comrades faltará cerveja na África do Sul para eles nos dias que se seguirão!
Encerra esse abraço de despedida que damos ao Mundo Baleias, momento em que também agradecemos toda a força que nos foi dada em todo o período de preparação, mensagem que Gilmar Farias, amigo FPC da gente, mandou com o desenho que ilustra esse texto.
Em Gilmar agradecemos a todos os que acreditam tanto na gente. E é fato que tantos acreditam tanto mais que nós mesmos!
O mundo BALEIAS está em glória!
Em 2012, o sucesso da Comrades Marathon está garantido, pois o Baleal vai invadir a África do Sul para fazer uma grande festa.
Para quem corre com a cabeça, a distância será apenas um detalhe para o corpo se preocupar. Para quem carrega a alegria na sua forma de correr, a distância só ampliará o tempo de diversão.
Essa é a minha contribuição para o projeto BALEIAS na África do Sul.
Penso que quem se mete numa empreitada como esta, sabe exatamente o que está fazendo. Miguel, o baleal vai correr para a sua melhor história, vai correr para a sua maior vitória. Todos sabem que a Comrades Marathon não é um negócio fácil de organizar. São 89 km de corrida, milhares de corredores de todo o mundo, largada em ondas, incontáveis postos de hidratação, medalhas para diferentes categorias e quilômetros de festa com a comunidade local celebrando o melhor esporte do mundo. Um negócio demasiadamente exagerado.
Esse excesso tem a cara e a filosofia BALEIAS. Essas alaranjadas criaturas correm pelo mundo em busca de diferentes emoções, de histórias para contar e orgulhar os seus filhos.
Meus amigos, boa sorte!
Gilmar"
Valeu Mundo Baleias, cada um de vocês que ligou, escreveu, ajudou, acreditou, rezou e vai continuar rezando e torcendo, está dentro do nosso coração! Nóóóó que cagaço!
Amamos vocês.
Marinês Melo, Wu Arantes e Miguel Delgado.
PS. Para os quem quiser acompanhar pelo site da Comrades, no domingo, nossa evolução e epopéia, seguem os números. Marinês (nº 52722), Wu (nº 30072) e Miguel (nº 32897). A diferença de fuso é de 5 horas, portanto, a largada em horário daqui será 00:30 do domingo.
Paulo Sampaio da Acorja é o nº 51879 e Maria José, da Tavares de São Paulo, nº 49992.
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
Ei, medo!
Eu não te escuto mais
Você não me leva a nada
E se quiser saber
Pra onde eu vou
Pra onde tenha Sol
É pra lá que eu vou
O Sol - J. Quest
Nós vamos para a Comrades!
27 comentários:
eu não vou correr, mas vou gastar a cota etílica da comemoração bebemorando a conquista de vocês aqui do Rio!
Guru, esse texto tá lindão!
desde a poesia no começo, com esse melô do ultracomradeiro embalando a leitura:)
tô super orgulhosa do espírito guerreiro de nosso bando!
super orgulhosa do espírito aventureiro e desbravador de vocês!
nosso manto brilhará em cada um dos 89km que vocês conquistarão com muita garra e força e coragem!
o Gilmar é incrível!
esse gesto de carinho emociona!
meu coração Baleias tá onde vocês estiverem!
muita força pra vocês, meu amigo!
e creiam: a linha de chegada existe, mesmo em um desafio de 89km;)
meu abraço, meu carinho, minha energia, meus pensamentos positivos estejam com vocês!
Tenham certeza que este fim de semana estarei com o pensamento voltado a vocês. Não tenho dúvidas senhor Miguel... (rs!) que todos irão voltar super felizes e com medalhão no peito de prova concluída.
Já não havia dúvidas que vocês iriam voltar ano que vem. O mundo esta ficando cada vez menor para os BALEIAS.
Quero saber é quando os BALEIAS darão o ar da graça em Salvador.
Enfim meninos, Marinês, Wu e Miguel quero desejar de todo meu coração uma excelente prova, um excelente fim de semana. Já aguardo ansiosa a postagem do SUCESSO DE VOCÊS!
LEMBREM-SE TODOS NÓS BALEIAS estaremos VIBRANDO POR VOCÊS!!!!
Nem sei muito bem o que dizer, pois sou "pobre" de palavras. hehe
Mas desejo a vocês uma excelente viagem e estádia na África do Sul e que façam uma ótima prova.
Estarei rezando pra que todos consigam completar com maestria estes 89kms da Comrades.
Grande abraço e sucesso aí.
PS: Se não for te encomodar e nem te dar trabalho, vê se consegue pelo menos uma nota e uma moeda do dinheiro daí pra minha coleção, ok Miguel? hehe
tutta/BALEIAS/PR
www.correndocorridas.blogspot.com
VOces são SODAAAAAAAAA!! Não tenho dúvidas que tudo sairá bem e muito além do planejado.
Miguel, Wu e Guerreira Marinês estamos aqui na torcida , BOA SORTE..
Abração.
Toledo.
Que todos façam uma excelente prova e retornem vitoriosos porque no código do guerreiro não existe a possibilidade da rendição.
Até a volta
Grande Miguel e turma Baleias estarei torcendo por vcs para que faças uma excelente prova!
Um forte abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Irmãos Miguel, Marines e Wu,
Não tenho dúvidas que vocês vencerão mais este desafio, pela dedicação e pela persistência de cada um devocês durante a preparação. Certamente teremos mais uma bela história contada neste blog.
Estaremos rezando para que tudo dê certo e que aquela maldita van nem passe perto de vocês.
BOA SORTE. ESTAREI COM CADA UM DE VOCÊS EM CADA KM DESTE DESAFIO.CADA GOLE DE CERVEJA TAMBÉM SERÁ "DEGUSTADO" POR MIM!
DESISTIR JAMAIS!!!!
NEVER SAY NEVER!
YOU WILL NEVER WALK ALONE!
TINIL
Miguel, Wu e Marinês, estou na torcida, a persistência já é uma vitória, sei que vcs. irão até o fim. Abraços.
Querido Baleial,
Muito, muito sucesso à vcs. Estarei com todos os pensamentos voltados à vcs no domingo.
Vcs são guerreiros e tenho certeza da vitória.
Bjos,
Dani
Tá no papo! E a frase de Wu, um fenômeno. Levem nossas boas energias, estamos todos no mesmo barco com vocês; Sucesso!!
Ei, Miguel!!!!!
Se não conseguir chorar no final, não se preocupe, estarei em bicas por aqui, Seu gordo travado, gordo que é gordo chora!!!, por isso todo mundo é magro, pra não pagar mico em toda prova como eu....
Vai lá seu puto. Seja feliz e CHORE!
Miguel estarei na torcida daqui de Cuiaba para que consigam vencer mais este desafio. Boa sorte a todos
Querido amigo Miguel, seu relato me deixou com agua na boca. Pensei muito em ir para a CONRADES e cheguei a comentar com alguns amigos acorjianos, mas como minha relação com a internet não é muito estreita, e tenho sérias dificuldades nesse mundo virtual, perdi a data da inscrição, e quando fui fazer ja tinha passado; nao sabia eu que Deus ja tinha tudo preparado e caso eu tivesse feito a inscrição a frustração tinha sido ainda maior porque estou sem poder correr a alguns dias, fazendo tratamento de fisioterapia por conta de uma inflamação no tendão de aquiles que ja vou na sessao numero 25 de fisioterapia.
Estarei aqui torcendo por todos vocês , e com certeza com o relato que irão fazer da corrida, me dara ainda mais vontade de participar em outra oportunidadee quem sabe desta vez, juntos.Boa prova para vocês baleias e Paulinho de mãe e Maria José. Se Deus permitir nos encontraremos no Rio. Abraço
Foi o post mais sincero, simples e emocionante que ja li. Sorte grande amigos! Grande abraço.
Foi o post mais sincero, simples e emocionante que ja li. Sorte grande amigos! Grande abraço. MARIANA
Salve, salve BALEIAS !!!!!
Belo texto!!!!! Tenho acompanhado todos os relatos e vi as dificuldades pelo que tens passado. Eu era um dos que faria parte desse megaprojeto, mas os problemas que tive, que culminaram com uma "fasciitis plantar" e "facilitis engordare", fizeram com que eu abandonasse de vez a Comrades.
Voltei a treinar a duas semanas e na quinta-feira passada corri 9km, ou seja, apenas 10% do que vc's irão correr. São tantas as dores no pé direito (leves, mas em vários lugares - decorrentes do retorno à corrida após de três meses de inatividade) que não sei se estou curado da fasceite. Aparentemente não dói na primeira pisada do dia.
Sensacional o poema de Willian E. Henley, "Invictus", sitado por Nelson Mandela e que inspirou o nome do filme. Os dois últimos versos da última estrofe são muito inspiradores. Diria que nos momentos dífíceis podemos citá-los como um mantra para superar nossas dificuldades.
"It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I AM THE MASTER OF MY FATE:
I AM THE CAPTAIN OF MY SOUL"
E por falar em filme. Lembrei de uma cena que combina com esse momento pelo que irão passar. É do filme "Renaissance man", com Danny DeVito, no ponto alto do filme, um soldado cita William Shakespeare, o "St. Crispin's Day Speech" de Henrique V.
"This day is called the Feast of Crispian.
He that outlives this day and comes safe home
Will stand a-tiptoe when this day is named
And rouse him at the name of Crispian.
He that shall see this day and live t' old age
Will yearly on the vigil feast his neighbours
And say, "Tomorrow is Saint Crispian."
THEN WILL HE STRIP HIS SLEEVE AND SHOW HIS SCARS
AND SAY, "THESE WOUNDS I HAD ON CRISPIN'S DAY".
Old men forget; yet all shall be forgot,
BUT HE'LL REMEMBER, WITH ADVANTAGES
WHAT FEATS HE DID THAT DAY. Then shall our names,
Familiar in his mouth as household words —
Harry the King, Bedford and Exeter,
Warwick and Talbot, Salisbury and Gloucester —
BE IN THEIR FLOWING CUPS FRESHLY REMEMBERED.
THIS STORY SHALL THE GOOD MAN TEACH HIS SON,
And Crispin Crispian shall ne'er go by
FROM THIS DAY TO THE ENDING OF THE WORLD,
BUT WE IN IT SHALL BE REMEMBERED,
WE FEW, WE HAPPY FEW, WE BAND OF BROTHERS.
FOR HE TODAY THAT SHEDS HIS BLOOD WITH ME
SHALL BE MY BROTHER; be he ne'er so vile,
This day shall gentle his condition.
And gentlemen in England now abed
Shall think themselves accursed they were not here,
And hold their manhoods cheap whiles any speaks
That fought with us upon Saint Crispin's Day"
Não estarei presente fisicamente, mas estarei aqui no Brasil torcendo muuuuito por vc's e enviando muita energia positiva.
Curta bastante a corrida!!! Vc's terão muito o incentivo dos sulafricanos. A energia que eles transmitem é contagiante.
KEEP UP!!!!!
Grande abraço e boa corrida à todos!!!!!
Enio - BALEIAS/SP
(Não consegui me conter na véspera!!)
Há dias meu ♥ e pensamento estão voltados para África.
Tamanha é a energia que este país tem passado para mim neste momento. Em que meus amigos BALEIAS estão para SUPERAR um grande DESAFIO. Decidir fazer a COMRADES não é parar qualquer um EXIGI muito, exigi abdicar de família, de amigos nos momentos de treino. CORRER a Comrades - 89km não é para pessoas de boa cabeça (rs!).
Por isso Miguel, Wu e Marines Melo desde já quero falar do meu orgulho em vê-los tão empolgados para esta prova e principalmente por não terem desanimado em momento algum. Neste momento sei que a ansiedade deve estar comendo os nervos, se os nossos estão imagine o de vocês.
NÓS BALEIAS não sabemos onde conter nossa ansiedade. Estaremos em pensamento com vocês, por isso não desanimem um só minuto. Saibam que todos nós BALEIAS estamos aqui torcendo pelo sucesso de vocês e bastante ansiosos pelo retorno.
Para onde tiver sol, nós iremos!!!! ♥
ops: Tem uma correção aí em cima.
CORRER a Comrades - 89km É PARA pessoas de boa cabeça (rs!).
vai faltar cerveja na África do Sul!!!!!!!!!!!!!
uhuuuuu!!!!
EU SABIA!!!!
VOCÊS CONSEGUIRAM!!!
UHUUUU!!!
turma FPC!!!!
cês são FPC!!!
garra é o sobrenome de vocês!!!
manto coral brilhando na Comrades!!!
um abração bem apertado em todos!!!
Grande Miguel, torci muito, sabia que você conseguiria, 11hrs41min., acompanhei o final pouco depois de vc. chegar, sensacional, tem que tomar todas aí, comemora muito, tô vibrando aqui, parabéns. Não consegui ver o resultado da Marinês e do Wu, vou ficar tentando. Parabéns Mguel.
Parabens aos tres concluintes! acompanhei a manha inteira, apreensivo, mas finalmente vi o resultado final, com aquela palavra magica finisher! parabens!
Parabéns! Concluir 89k é para poucos, vocês conseguiram!
Haja cerveja nessa terra para abastecer o tanque de vcs!
Abraços
Drica e Sergio
http://correndonaviagem.blogspot.com
Parabéns a todos voces ufa!! Não é fácil e somente os fortes,ambiciosos conseguem, um feito para marcar a vida de todos e daqui ficamos na maior torcida.
HAJA CERVEJAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Toledo
Wu 10:34 , Marinez 10:53 e o Mulambo KKKK(segundo o própio)11:41......UAUUUUUUUU SÃO VITORIOSOS.
Miguel,
Parabéns pela conquista! com certeza foram fruto de muito esforço nos treinos e na prova! Sensacional.
Adorei o post antes da prova, que só pude ver depois, com destaque especial para o poema do Nelson Mandela, lindíssimo.
Fui ver o resultado da prova lá no site, antes de ler os comentários, para não estragar a surpresa he he.
Desculpa a ausência aqui do blog, estive viajando.
É muita emoção, o mundo ficou pequeno para vocês.
grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com
Que legal! Como foi a maratona em Africa?
Eu sempre quis correr, mas usava óculos e era muito incomodo.
Agora tenho lentes de contato e estou treinando todos os dias.
Postar um comentário