MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

NOVA ADESÃO BALEIAS SACODE O MUNDO DAS CORRIDAS! IVO CANTOR AGORA É BALEIAS!


Caríssimas amigas e amigos Baleias e amigas e amigos da Equipe Baleias.

A notícia da nova adesão Baleias causa furor no mundo das corridas mas também na blogosfera.

Num ousado movimento de reengenharia em convite construído e efetivado por Ricardo Hoffmann e Miguel Delgado a Equipe Baleias recebeu o SIM de Ivo Cantor Magnani do festejado blog Ivo Cantor Corre e Conta.

As conversações entre os blogs Baleias, Run for Free e Ivo Cantor Corre e Conta têm provocado reuniões extraordinárias do Cade.

Desnecessário dizer a alegria do mundo laranjado pela adesão ocorrida. A responsabilidade de apresentar ao Mundo Baleias e ao Mundo amigo da Equipe Baleias nosso novo amigo pesa nos ombros desse comentarista cibernético que sonha desincumbir-se bem da missão que, não obstante, tem satisfação de enfrentar. A Equipe Baleias ganha muito em qualidade, humor refinado, cultura, sapiência, equilíbrio e também quilometros já que o amigo tem 16 maratonas cumpridas e tem a bela distância como sua preferida.

Ivo Cantor Magnani corredor de Campinas e natural de São Mateus do Sul, próximo a  Curitiba, apreciador de livros, ópera e palavra-cruzada  é autor do excelente blog que leva seu nome por onde percorre principalmente as pistas como tema mas traz também riquezas da culinária, do mundo felino, das observações cotidianas da vida, da dimensão Zen e também da cultura em geral, da prosa e da poesia. 
 
Um passeio pelo blog através dos icones temáticos é altamente recomendado. Foi assim que o conheci. Passei bons momentos lendo e observando os registros de uma vida onde o dia a dia é exercido com satisfação e os gostos que poderiam ser considerados comuns tornam-se especiais pela riqueza da descrição e emoção transmitidos.
 
 O sonho de corredor de nosso amigo é o sonho comum de parcela grande dos maratonistas brasileiros, o de que tivéssemos uma prova na bela distância em cada estado brasileiro.

E em gentileza impar o amigo acrescentou que o sonho  "poderia começar por Minas Gerais, pois aí estive uma única vez, na Volta da Pampulha. Gostaria de uma maratona em BH. É ou não é um grande sonho?"

Sim, um grande sonho e que é também nosso para que possamos receber os amigos para uma maratona aqui nas terras das Alterosas. Sinto tal sonho próximo com a chegada da 2ª Meia Maratona à cidade. Duas meias já dá uma inteira.

Nosso corredor tem seu melhor tempo em maratonas abaixo de quatro horas. Fez 3h 57m 20s em Curitiba  2004. 

Mas a prova que lhe traz melhores lembranças foi a maratona realizada em Cocoa Beach, Flórida, nos EUA para onde foi celebrar as bodas de sua filha em novembro de 2009. Como um bom Baleia a melhor prova é que a teve lembranças mais emocionantes no final de semana inteiro. Fez seu segundo tempo na bela distância, um minuto somente do tempo de 2004. 
 
A alegria do casal Ivo Cantor e sua simpática Marly com o casal de noivos.

Nessa prova nos EUA o ponto marcante foi receber o aplauso da filha e do genro que conhecera há pouco. Foi praticamente a primeira vez que a filha o viu em ação na bela distância, impressão das melhores que a levou a  experimentar as pistas correndo desde então várias provas de 5 km em solo Yanque. 
Maria Cecília em ação nas pistas dos EUA para orgulho dos pais.
  
Ivo não quis dizer mas tenho certeza que o genro tremeu ao ver, como primeira impressão, o sogro maratonista enfrentando os míticos 42 km.

A proximidade de Ivo Cantor com a Equipe Baleias é incrivelmente clara quando afirma "só viajo para correr". O amigo também vaticina: "Mas corredor que é corredor só vai a algum lugar distante se houver uma corrida antes ou depois; se for durante, também dá certo."

Mas nao para ai. O filho de Ivo Cantor e Marly (poderia ser um verso) é biólogo e dedica-se ao mestrado em Biologia Marítima estudando o que?????.........Cetáceos (nós) e afins (os outros)  no litoral baiano no Projeto Baleia Jubarte e em Garopaba - SC com as Baleias-Franca (Alberto Peixoto ainda terá orgulho de nós). O próprio Ivo reconheceu a proximidade dizendo na histórica carta do SIM, que é o primeiro documento do Museu Baleias: precisa falar mais? Acredito que ele ficará gratificado quando souber de minha decisão pois será uma espécie de homenagem à dedicação dele.

Agora para arrebentar na identificação Baleias..... O nome do filho do Ivo que nos estuda: Maurício. Que vem a ser o  mesmo nome do pai desse missivisa eletrônico, o mesmo nome do irmão desse missivista eletrônico, o mesmo nome do primeiro sobrinho e afilhado desse missivista eletrônico e o mesmo nome do primeiro sobrinho-neto e também afilhado desse missivista eletrônico. Quatro gerações de Maurícios Delgados a emprestar afinidade ao Maurício Cantor ou Magnani, não sei ao certo, nosso Gregory Peck do bem.

Ivo treina sob supervisão de técnico mineiro, situação que mais ainda o aproxima da Sede Mundial.

Nosso novo membro chega na Equipe como o Baleia mais experiente (suplanta Rogério Santiago) e nesse percurso de vida um dos fatos de que mais se orgulha é o relacionamento com o álcool limitado à limpeza de vidraça com o dia do basta fincado no longínquo 17 de janeiro de 1996 (Miguel Delgado nem corria ainda, mas se relacionava muito com o álcool sem saber onde tinha vidraça) .

Nessa data acima informada nosso maratonista saiu do INCOR com um cateterismo na bagagem aos 48 anos e resolveu mudar de vício.Começou a caminhar, dar umas corridinhas e nunca mais parou. Trocou já naquele momento de decisão quase tudo considerado não saudável pelas corridas, só não foi tudo porque o cigarro só foi abandonado em 10 de março de 2002, depois de 40 anos, dos 12 aos 52. Esse cara é nosso!!!

Resolvidas as pendências nosso amigo que aproveitou bem a vida sob um ângulo de interpretação agora aproveita também sob outros olhares. 

Ivo corre sob supervisão de nutricionista, cardiologista e treinador. Já concluiu mais de 60 provas, das quais 16 maratonas, num total arredondado de 20 mil km, todos eles registrados e guardados em cadernos de anotação. Na foto a seguir aguardando largada na São Silvestre 2008.
A decisão do Ivo Cantor de aderir à Equipe Baleias tem significado especial porque além de nos enriquecer com sua cultura e visão da vida e das corridas nos honra muito pois significa prestigiar o Jeito Baleias de Ser, uma forma leve de aproveitar mais e mais a grande e saudável diversão que são as corridas.

As corridas podem ser um esporte solitário porque é bem possível correr solitariamente mesmo numa prova de 34 mil corredores. Mas as corridas, para quem faz essa opção, podem ser um grande esporte  entre amigos o que transforma até um treino sozinho, quando a vida passa em nossa mente, em momentos de preparação e planejamento dos próximos passos coletivos. 

Não há um jeito certo de viver as corridas por isso é muito bom quando mais um amigo resolve se divertir junto com a gente, mesmo que isso não signifique qualquer alteração em sua vida a não ser o fato de sentir-se entre amigos. 
 
Foi uma grande honra para mim e também para o Ricardo Hoffmann receber a notícia de que o amigo Ivo Cantor, celebrado sempre em nossos registros, em Lisboa na Praça Luís de Camões, em Santiago na  casa de Pablo Neruda, em Porto Alegre na Casa de Cultura Mário Quintana, envergará o Manto Coral . Aliás, a coragem para arriscar o convite veio da foto do blog de Ricardo Hoffmann  na Maratona de Porto Alegre quando vi a cor da camisa do Ivo. As afinidades estavam às escancaras. 
 
Ivo é corredor de amizades sólidas. 
Os mesmos amigos alguns anos atrás em Guaratinguetá. Ricardo Hoffmann já demonstrando a proximidade Baleias e Guilherme Maio parecendo viver época de sorriso mais leve. O outro da foto é Fábio Namiuti que também esteve na foto anterior em Porto Alegre.

Por fim, para que todos os amigos e amigas que visitam o blog Baleias tenham uma ideia do enriquecimento que  significa ter Ivo Cantor entre seus amigos termino esse registro de apresentação com o poema  Al Corredor  cuja autoria nem Ivo nem eu conseguimos ainda apurar mas que é emocionante e nos homenageia a todos os que gostamos de 42 km.

Conheci esse poema que gostei muito mesmo e pensei em colocar em destaque no blog porque Ivo Cantor o transcreveu ao comentar o texto sobre a Maratona de Lima. De um simples comentário Ivo trouxe cultura e poesia para o blog. É isso, ele é um Midas cultural.

Al Corredor

Al que desafió su propio cuerpo y mente.
Al que se propuso conseguir una meta y otra después.
Al que se animó.
Al que un día se convirtió por un instante en Filipides.
Al que llevó la palabra de paz a sí mismo.
Al que transmitió fé, entusiasmo y voluntad para lograr lo aparentemente difícil.
Al que sintió algúna vez la soledad y la fatiga de los treinta y cinco kilómetros.
Al que corre sin importarle el premio material.
Al que recordó algúna véz a Juan Carlos Zabala, Delfo Cabrera, Reynaldo Gorno y otros.
Al que le hizo frente a un objetivo, no tan imposible.
Al que mostro un espejo donde pueden mirarse sus hijos.
Al que cree todavía que se puede hacer algo, sin tener que lograr un rédito económico.
Al que admira a un discapacitado por hacer lo mismo que uno, pero....."con más que uno".
Al que esta nervioso en la largada, y se entusiasma a los diez kilómetros.
Al que disfruta los quince kilómetros y se siente capáz a los veinte kilómetros.
Al que le duele a los veinticinco kilómetros.
Al que casi se rinde a los treinta kilómetros.
Al que dice "puedo" a los treinta y cinco kilómetros.
Al que se emociona a los cuarenta kilómetros.
.......y llora como un hombre a los 42,195 kilometros, la meta soñada.
Al que agradece al ser supremo, por poder correr y sonrie mientras lo hace.
A vos, corredor, por que siento lo que sentís..............
Gracias por tu felicidad, que es la mia. 
 

O viés cultural de alta foi sinalizado no seio da Equipe Baleias com a adesão de Ivo Cantor. Com isso, numa iniciativa de Ricardo Hoffmann e Miguel Delgado, fica instituída a ABaLeias, Academia Baleias de Letras, cuja cadeira nº UM será ocupada por IVO CANTOR MAGNANI, consubstanciando-se o mesmo no primeiro Imortal Baleias da história.

O fardão será discutido posteriormente com o agraciado por ser prerrogativa do mesmo definir os paramentos atinentes à honraria.

A explosão Baleias é fato, não tem retorno. É nitroglicerina pura, é urânio enriquecido. Obama, Hillary, Lula, Erdogane e Ahmadinejad não terão escolha. Teerão que nos procurar para negociar.

Feliz da vida despeço-me de todos!!! Miguel Delgado.

18 comentários:

Manequinho Correia disse...

Meus amigos... A cada dia que passa mais me surpreendo com os engraçados e dinâmicos relatos deixados pela Equipe. É o famoso: "Não dá para não ler". Deixo aki a minha colaboração: Ivo: Além de cantor e corredor, agora voce é também um imortal a ABALEIAS...

Ivo Cantor corre e conta disse...

Meu Deus, em que mourão atei meu muar!
E agora, como retribuirei tais loas, tantas alvíssaras?
Uma recepção só dispensada a Chefes de Estado, cabeças coroadas, mitras esvoaçantes?
Para merecer tanta condescendência e tamanha honraria é mister, no mínimo, quadruplicar minha quilometragem, reduzir a pó meus pífios resultados.
Se não conseguir, sentir-me-ei ultrajado e só me restará a ignomínia, a vergonha perpétua. Cobrir-me-ei de andrajos e cinzas e, descamisado, peregrinarei indefinidamente, segurando um cajado e mendigando pelos caminhos tortuosos...

G.M. disse...

Bela aquisição, amigo Miguel.
Contratação de peso, embora o Ivo seja delgado, com o perdão do trocadilho pobre.
Quem não admira o Ivo é por que ainda não o conhece.
Parabéns a todos !
Mas ele não nasceu em Curitiba, correto?
Ass.:Guilherme.

Ricardo Hoffmann disse...

Post histórico esse! Merece um banner para adornar a entrada do Museu Baleias. Simplesmente fantástico Miguel! Só esqueceu de mencionar que nosso "number one" é o criador da insuperável técnica de corrida "o passo do urubu malandro", da qual, na condição de Baleias lentos, usamos às mancheias. Urubu e Baleia é combinação de sucesso! Seja bem vindo mestre Ivo.

Jorge Cerqueira disse...

Ué o Ivo não era da Equipe 100 Juízo de S.José dos Campos ou eu estou errado...Miguel eu disse para vc que a Equipe iria aumentar e tá aumentando...Parabéns Equipe Baleias, Parabéns Ivo pela nova Equipe.

Bom feriado e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Anônimo disse...

Excelente adição ao quadro de corredores...

A cada 5 palavras deste post, lá estava eu consultando o Aurélio (não o judoca muito menos o corredor). O níver curturar armento demais da conta sô! rs

Qdo vai ser criada a página no Orkut, facebook e afins em homenagem e idolatria? kkkkk

Bom feriado pra vcs!

Abs,
Shigueo

Unknown disse...

Parabéns, Miguel e todos os Baleias, pela valorosa aquisição. Ivo Cantor é um grande atleta amador e ainda mais admirável como pessoa. Agradeço pela citação de meu nome, pelo link e pelas fotos nesta postagem que, como bem disse o amigo Hoffmann, é realmente histórico, digno da importância da ocasião.

Esclarecendo apenas o que o Jorge mencionou, o Ivo, como meu amigo pessoal, aparece realmente em uma das fotos no site da equipe 100 Juízo, mas não chegou a fazer parte da equipe propriamente dita. Somos um grupo mais de caráter regional, com foco basicamente nas provas disputadas na região do Vale do Paraíba - SP.

Abraços, boas corridas a todos e sucesso ao amigo Ivo nessa nova fase da carreira.

Fábio Namiuti

Ricardo Hoffmann disse...

Complementando as informações do Namiuti, e aproveitando uma frase dita pelo Miguel para saudar o Namiuti: "Todo Baleia é um 100Juízo".

A foto em questão onde o Guilherme aparece rindo (mas isso não é raridade não), foi tirada na meia maratona de frei galvão (obviamente antes da largada, pois ao final da mesma, o Guilherme estava no típico chororô botafoguense). É prova para invasão Baleias.

Carlos Magno da Silva Guerra disse...

Querido amigo incansável e perseverante Miguel Delgado.

Fico sempre feliz ao ver que muitos aderem cada vez mais aos baleias.

Isso serve de estímulo para ser um Baleias, deixando de ser a baleia.

Bjs a todos.

Unknown disse...

UAAAAAU... vocês estão de parabéns!
Pelo alegria, pelas corridas, pelas palavras e pela energia!
Sensacional...
Estou rindo daqui de longe e agradeço de passagem a minha careta em meio a tão renomado blog...

Sucesso aos corredores e escritores de plantão!

PS: ahhh já abaixei esses feios 28:28 para 26:20! uhuuuu

beijos,
Ciça

MYLA VITACCHI disse...

Boa Tarde.

Sabe, tenho estado muito ocupada ultimamente, mas quando entro no blog e vejo notícia vinda da equipe mais simpática que já conheci. Claro tenho que entrar e ler, afinal de contas me considero um pouco da equipe também pois sou mineirinha e tive a honra de tirar uma foto com voces.
Que alegria então, mas integrantes maravilha mesmo. Que essa equipe possa continuar crescendo não só em número mas também em companheirismo. São de corredores amigos dessa forma que o mundo das corridas necessita, temos um mesmo ideal e por isso me espelho muito em voces, está bem complicado conseguir montar uma equipe aqui em Paulínia- S.P mas vou tentar pois gosto muito e tenho amor nisso. Espero que algum dia possamos nos encontrar eu com os Loucos Por Corrida de Paulínia e voces da equipe baleias.E faremos uma corrida memorável.
Um grande abraço a todos meus amigos baleias

MYLA CRAZY

Mayumi disse...

Fala, Miguel! Outro integrante do Baleias! Ele vai estudar vocês também! Rsrsrs. Parabéns pela equipe! Tão distantes e tão unidos, não é fácil!
Lá perto de onde treino, treina uma equipe com o nome Foca, que usa um uniforme parecido com o de vocês! Acho que vocês já se encontraram em BH, vi um post com a foto deles!
Bons treinos!

Unknown disse...

Um reforço ao comdentário do Ricardo Hoffmann.

Não conheço o Ivo Cantor pessoalmente, mas foi com ele que abri exceção às mesóclises, desde 2007 acompanho de longe e admiro tal corredor.

ELE É UM LEGÍTIMO "BALEIA 100 JUÍZO!!!!!!!"

Tem a filosofica dos Baleias turbinada com GARRA DOS 100 Juízos. Um mistura perfeita.

Aquisição BALEIA de grande monta. A equipe já ganhou muito com isso.

Outro adendo:

A equipe 100 Juízo é muito mais do que disse o Fábio Namiuti.



Um grande abraço

Carlos Henrique disse...

Sem qualquer sombra de dúvidas, esta equipe, como outras citadas que curtem as mesmas formas de prazer ao lado de amigos, ganha a cada dia mais espaço em meio àqueles que valorizam nosso bem maior que é a própria vida e de preferência com qualidade e serenidade. Ao mesmo tempo em que dou as boas vindas ao novo amigo integrante de nossa equipe, também agradeço as palavras por ele deixadas em comentário sobre o meu texto, que antecedeu este relato histórico para os Baleias e todo o mundo das corridas.
Bem vindo Ivo e vamos torcer para em breve podermos contar com uma maratona em BH.
Abraços,
Carlos Henrique Maciel

Ivo Cantor corre e conta disse...

Agradeço a todos a honrosa recepção e os comentários elogiosos. Para merecê-los, terei que correr muito e escrever mais ainda. Atenciosamente, Ivo Cantor.

Olicio disse...

Olá Ivo Cantor,

Todas as apresentaçoes possiveis sobre sua pessoa tenho acompanhado a muito tempo, pois voce e sempre citado pelo miguel no blog com admiraçao e amizade. seja Bem vindo a equipe e em breve nos encontraremos.
um abraço.

Ivo Cantor corre e conta disse...

Obrigado, prezado Olicio, e até breve!

Marluce Fagotti disse...

Miguel, de as Baleias!
Que descoberta agradável foi este blog. Parabéns pela redação do texto e pela aquisição do novo membro tão importante da equipe Baleias. Faço questão de um dia correr em BH para apertar a mão de pessoas apaixonadas pela vida e pela corrida. A partir de agora, sairei à caça das camisetas alaranjadas, à busca de mais um novo amigo de corrida. Vou explorar seu blog bem devagarinho para não deixar escapar nadinha.
Um grande abraço, Marluce
Vcs estão no Twitter?
@marlucefagotti