MAIS PÁGINAS BALEIAS!

sábado, 29 de maio de 2010

COMRADES MARATHON - AFRICA DO SUL 2012 - A decisão BALEIAS!

 

Hoje, poucas horas antes do inicio da edição 2010 da COMRADES, com muita alegria informo ao mundo Baleias e ao mundo que gosta da Equipe Baleias que aproveitando a onda criada por Júlio Cordeiro, maratonista pernambucano que se encontra na Africa do Sul com amigos Acorjianos para correr a famosa ultramaratona, sonho de prova de vários corredores, eu, Miguel Delgado, consegui convencer o meu grande amigo e algoz implacável nas pistas, Wu Arantes, que não podemos nos olvidar ao Desafio Sul-Africano dos 89 km.

Precisamos dessa prova no currículo de maratonista.

Meu caro amigo Wu, sentindo a possibilidade de completar essa prova e eu  não, mediu a alegria que isso causaria em seu espírito bélico-desportista e acabou topando. É essa a decisão que faltava.

Infelizmente não estaremos na Africa do Sul quando Júlio Cordeiro for buscar a medalha back-to-back mas passaremos todo o ano de 2011 treinando para em 2012 entrar nesse seleto grupo. Não sei se haverá back-to-back para nós porque o mundo tem muitos lugares para serem conhecidos.

Sakamoto comradeiro experiente e amizade construída nas maratonas de São Paulo e Rio e também na São Silvestre,  orientou-me a correr a Comrades. Agora já a tenho em meu cronograma.

No ano de 2011 recuperaremo-nos dos gastos de 2010 com o nosso Desafio Sul-Americano e treinaremos para o Desafio Sul-Africano de 2012.

Essa prova é um sonho. Na Maratona do Rio de Janeiro de 2009 eu e Wu ganhamos do Jorge Maratonista o filme A longa Corrida em DVD sobre o desafio de um treinador e de uma africana na Comrades. Emoção pura.

Hoje buscando informações sobre a Comrades deparei-me com o blog de Sérgio Ricardo e nele um relato  sobre um corredor indiano que não conseguiu completar a prova. O relato é emocionante. O corredor indiano terminou suas palavras asseverando: "no ano que vem eu consigo". Ele estará lá nessa madrugada.

Há muito tempo, quando eu nem entendia o que era a Comrades ainda li uma matéria na Contra-Relógio onde um assinante informava que sua medalha era o chip uma vez que não tinha completado a prova no tempo certo.

Tomáz Lourenço da Contra-Relógio fez a prova duas vezes consecutivas. Sua participação teve ampla cobertura da revista que também publicou vários relatos de outros corredores que lá foram. São textos muito interessantes que vão construindo o nosso sonho.

Paulo Picanha correu a prova em 2009 e seus joelhos nunca mais foram os mesmos, mas o relato dele não deixa dúvidas. É para ir lá.

Nato Amaral já correu 8 Comrades, corre amanhã a 9ª e espera no ano de 2011 ser o primeiro brasileiro a conquistar o número verde, honraria concedida aos que completam 10 provas. O número passa a ser exclusivo do corredor. Em 2003, ainda nos primórdios da jornada de 10 ele concedeu esse depoimento para o site Webrun do nosso amigo Harry Thomas.

Nosso amigo Alberto Peixoto também está na prova e correrá em busca da medalha back-to-back já que esteve lá em 2009.

Wu sempre esteve reticente sobre incluir tal prova em nossos planos ao argumento que já terminamos ferrados as maratonas, como vamos correr 89km. Nunca soube responder direito mas sempre argumentei: se tem gente que vai, e esse ano são 23 mil, porque a gente não pode ir? Além do que se não conseguirmos sobra sempre a possibilidade do suicídio.

É isso aí. Decisão tomada agora é pensar nos treinos, na preparação do corpo para suportar a carga. No meu caso tem também o problema de contar para as minhas irmãs. Uma já disse uma vez que iria ligar para os organizadores na Africa do Sul para não deixar eu fazer a inscrição. Mas falando com jeitinho passa!

Com a notícia do Projeto começo também a tentar achar mais gente para ir conosco. "Aaaaaa vão sô!"

Claro que, como sempre, o Projeto Comrades está vinculado a ter o numerário suficiente para a empreitada. Mas como diz o Wu: se não der, não vamos!  Mas perder o treino vai ser f....

Inicio o Projeto Comrades 2012 hoje acompanhando na página oficial da prova os amigos. Dá para colocar o número de peito e ir acompanhando (Dica dada para mim pelo Dalwton de Fortaleza). Largada às 00.30 hs de domingo. Acompanharei a largada e aí deixo tudo ligado para na hora do xixi da noite (que aumenta a cada ano) dar uma olhada na turma. Pela manhã uma volta na Pampulha com Wu e depois acompanhar a  chegada.
O site para acompanhar os amigos vistos acima em foto do blog do Júlio: http://www.comrades.com/trackyourRunner2010.aspx

O número dos amigos: 

Júlio Cordeiro 22.900
Jaqueline Barbosa: 44254
Juliana Job: 21826
Lula: 22262
Bagetti: 44236
AlbertoPeixoto: 27366

Largada às 00.30hs de sábado para domingo - 29/30 de maio de 2010.

Espero que dê tudo certo para todo mundo. Abraço. Miguel Delgado, futuro Comradeiro!

8 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Fala Miguel boa sorte e boa preparação para COMRADES é isso ae amigo...Um dia também estarei nessa...Obrigado também por citar o meu nome mais uma vez aqui...
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Katryny disse...

Que sonho essa prova hein...
Um dia espero correr também. (ihh esqueci que ainda não terminei nem uma maratona rsrs)
A esta hora os amigos já devem ter terminado a prova, boa sorte para eles!
abração

G.M. disse...

Miguel,
Boa sorte.
Estarei acompanhando a epopeia.
Grato pela visita e pelo comentario la no blog que escrevo.
Obrigado,
Ass.: Guilherme.

Carlos Henrique disse...

Amigo e incentivador Miguel, tenho certeza de sua capacidade para realizar este novo sonho, mas pelo pouco que já entendo desta minha nova paixão, penso que você deverá, de fato, dedicar o ano de 2011 aos treinos especificos para este desafio, será preciso controlar a ansiedade em participar de outras corridas. Se precisar de um psicólogo para auxiliar no lado do treino psiquico pode contar com o amigo Baleia piaba.
Para encerrar deixo uma queixa em relação a uma frase deste relato (" Além do que se não conseguirmos sobra sempre a possibilidade do suicídio."), que mesmo de brincadeira não combina com você e nem com o espirito Baleia que você nos ensina e cultua com tanta alegria.

Lana disse...

Uai se Aline e Wu vão eu também vou...
Encontramos o Enio na Pampulha sábado. Vc também esteve por lá? Beijos.

Dani disse...

É assim mesmo...sempre com metas audaciosas. Estou torcendo desde já e quem sabe há um longo, longo, longo tempo eu tento uma dessas tb...(brincadeira). Nem pra uma maratona eu estou treinando...rs.
Bjos,
Dani

RABELO, Aline disse...

Preciso de sponsors... esse projeto é mais audacioso pro meu bolso do que pra minha preparação física.

PS: Já te falei, Miguel... pára de pensar só em projetos de corrida e começa a pensar também em projetos de assalto a banco!

Corredores do Reino em Moçambique disse...

E isso aí amigos Baleias. Meu nome é Paulo César, conhecido como Cesinha. Mineiro de Belo Horizonte. Depois de 36 maratonas completadas, um iron-mas e uma ultra de 70km encarei a Comrades também este ano. Confessoque realmente vale a pena o esforço para participar!!! Estarei torcendo por vocês e com certeza juntos também em 2012. Atualmente moro em Moçambique, continente africano e tenhoum projeto de atletismo aqui com crianças chamado Corredores do Reino.
Abraço