MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O MAPA DO BLOG BALEIAS NA EDIÇÃO DE ANIVERSÁRIO!

Caras amigas e caros amigos Baleias e prezadas amigas e amigos da Equipe Baleias.

Esse dia 19 de maio marca um ano que criei (e coloquei o primeiro registro) o Blog Baleias.

Depois de procurar corredores danados da vida com a Maratona de Florianópolis 2009 pela falta d´água no percurso encontrei o blog Diário de um Futuro Ultramaratonista de Júlio Cordeiro. Vasculhei o blog de cabo a rabo e fiquei acompanhando achando muito divertido.  Nunca comentei nada no blog mas me sentia amigo do cara mesmo sem ele saber. Vi no blog dele a notícia de que uma corredora blogueira do sul ira organizar um almoço para corredores blogueiros na Maratona de Porto Alegre. Pensei: sou maratonista, gostei da turma, vou conhecer o cara e o blog eu arrumo.

Como eu e Wu iamos para lá para a segunda prova do Desafio das 6 Maratonas Brasileiras 2009 mandei uma mensagem para a Sthepanie Perrone, a organizadora, perguntando se os Baleias de Belo Horizonte poderiam aderir ao convite.

Diante da resposta positiva faltava o blog para entramos na turma. Liguei para Carlos Magno, amigo Baleias que não se decide a iniciar com vigor as corridas, mas entende de computador e disse que eu precisava fazer um blog. Ele me mandou ir no Google que lá explicava tudo. Com a sensação de que ele poderia ter feito mais, fui e criei o blog.

Segue o primeiro texto registrado em 19 de maio de 2009, às vésperas da viagem para Porto Alegre:

BALEIAS NA ERA DOS BLOGS

Às vésperas de seu maior desafio, Miguel Delgado e Wuneni Arantes correrão Porto Alegre nesse final de semana (24/05) e São Paulo no próximo (31/05), os BALEIAS estréiam seu Blog.

Em Porto Alegre buscaremos o índice do Ranking da Contra-Relógio e São Paulo será só para completar.

Enio, outro Baleia de BH, estará em Porto Alegre, mas nao em SP.

Se o índice não der, como soi acontecer para mim, Miguel, desde 2005, ano de estréia em Maratonas, ainda resta o Rio de Janeiro, última tentativa real do ano, já que Foz do Iguaçu e Curitiba não permitem tal esperança.

Wu, como Wuneni é conhecido, não tem problema nenhum de saúde. Nem gordo é mais!

Mas eu, Miguel Delgado, além de gordo, envergando 100 kilos que não caem de jeito nenhum, administro uma fasciite plantar no pé direito, uma hérnia inguinal desde 1999 e uma rinite alérgica que insiste em retornar toda vez que o treino passa de duas horas.

Sigo gordo, pingando soro no nariz, pondo a hérnia para dentro na mão, usando palmilha no tênis e tentando correr a Maratona em até 3 horas, 55 e 59.

Na estréia em Blumenau foram 4 horas, 00 e 38, depois disso, Rio de Janeiro, 4 horas, 01 e 22. Depois só piorei!!

Comecei esse ano com Roma em 22 de março. Em Santa Catarina (19/04) iniciamos, eu e Wu, o Desafio das 6 Maratonas nacionais.
Em Santa Catarina foi um desastre. Sem água, sem isotônico, quase parei. Só não parei porque não tenho esse costume.

Vamos seguindo... Depois dessa estréia do Blog tentarei entender melhor esse negócio e tocar isso para frente com qualidade, já que o que gosto mesmo de fazer é correr, falar e ler sobre corrida e principalmente planejar as próximas.

Marcelinho, meu filho de 8 anos estará comigo em Porto Alegre, envergando a máquina fotográfica.
O restante da familia, Rose e Pedro não poderão comparecer por compromissos distintos (Em SP e BH), ficará em Belo Horizonte.

Um abraço a quem der o ar da graça. Estou achando que vou gostar disso aqui.

Recebemos 7 comentários (foi bom demais), resultado do nosso encontro em Porto Alegre no almoço da Stepanhie Perrone, no jantar de massas e na própria maratona. Como a sorte não abandona os bons, ficamos eu, Wu e Marcelinho, meu filho, no mesmo hotel do Júlio Cordeiro o que possibilitou um maior contato inicial com a Acorja do Recife. No almoço eu me apresentei ao Júlio dizendo que era seu amigo, embora ele ainda não tivesse ciência e o presenteei com a camisa Baleias, ainda pagã à época.

Depois disso como já falei várias vezes, a Equipe cresceu, recebeu adesões de diversas partes do mundo e segue firme no objetivo de nos proporcionar muitas alegrias.

Eu aproveito essa data para apresentar um mapa do Blog para que todos os amigos conheçam a lógica do mesmo e quem sabe possam explorá-lo melhor.

A foto inicial do blog é a foto que tenha o maior número de corredores Baleias. A que está no ar é da XI Volta da Pampulha em 2009, onde estivemos com 24 Baleias e conseguimos uma foto histórica com 18 membros.
Um detalhe que algumas pessoas não sabem: quando o nome da Equipe é clicado na foto chega-se ao registro atual. Esse clique é importante quando se chega ao Blog através de pesquisa no Google. Ismael, meu amigo e futuro Baleia (já está caminhando) ficou meses lendo só o registro da Maratona de Brasilía porque fazia sempre o mesmo caminho e não sabia do clique.  Só acompanhava as Seções e achava estranho não mudar nunca o registro principal.

Criei há poucos dias um local para colocar uma frase, ou mais de uma, da filosofia Baleias. Não sei se vai durar então nem copiei aqui.

Logo abaixo da foto de entrada seguem os registros do blog. Procuro colocar um por semana. Embora alguns amigos cobrem mais agilidade do Blog acho que o estilo do blog é deixar o registro por um tempo maior, também por que costumam ser grandes, para que as pessoas possam ler com prazo. E também porque não acho que tenha coisas as dizer aos corredores do mundo todo santo dia.

À direita da página temos as Seções do Blog que se iniciam com uma foto em destaque. 

Essa foto pode ser de alguma coisa específica e especial, como o Direito de Resposta ao Walasce, abaixo.
Ou a da Seção BALEIAS COM FAMOSOS, como a foto nossa com Jorge Maratonista do Rio de Janeiro.
Ou ainda da Seção RELICÁRIOS BALEIAS, a antiga Memória Baleias que foi rebatizada pela Rose, minha companheira há 21 anos.
A foto em destaque fica na primeira posição durante alguns dias e no momento que outra surge ela vai descendo, uma vez que as fotos ficam entremeadas nas outras seções à direita do Blog.

Logo após a primeira foto, atualmente está o logotipo e link da Maraton del Bicentenário e do Desafio das 6 Maratonas que são provas importantes para nós e para nossos amigos merecendo, portanto, local de destaque. Ficarão por tempo indefinido e não constituem seção permanente.
 
A seguir fica a Seção Retorno aos Comentários. Eu não gosto de agradecer os visitantes no mesmo espaço onde os comentários são feitos porque meu agradecimento fica somado ao número. Como gosto muito dos comentários e eles servem para eu ter a medida do interesse causado pelo texto entendo de não inflar o número eu mesmo. Acho que o Google poderia não somar o comentário feito pelo próprio administrador do blog porque reconheço que lá é o melhor local para responder. O meu sistema fica meio dissociado porque as pessoas veem o comentário e o meu agradecimento separados. Há um problema de ligação.
A Seção Retorno aos Comentários no blog às vezes dá furo, principalmente nos últimos comentários, mas as respostas e os agradecimentos faço também por email e no próprio blog do visitante procurando não deixar de agradecer e fazer contato com ninguém.

Em seguida ficam as Seções de Estatísticas do Blog com número de pessoas vendo o blog no momento,  número de acessos desde que coloquei o contador e as bandeiras com os acessos internacionais. 
Esse número de acessos tem um furo. No momento de colocar o comentário no blog a ida e volta corrigindo os erros que escapam de um texto enorme faz com que vários acessos sejam registrados. Os criadores da ferramenta deveriam desconsiderar os acessos do administrador.
Contador de visitas por países. Esse contador é meu xodó. Vi no blog do Júlio e solicitei autorização para copiar. Fiquei meio com medo do fiasco pois onde eu iria arrumar acessos internacionais num blog de pessoas em sobrepeso que gostam de correr. Mas hoje temos 48 países que visitaram o blog (mais que o Júlio e no final de semana do dia 02.05, nós que colocamos o Peru no blog dele.). A chegada de um novo país é motivo de muita alegria.
Esse contador coloquei há poucos dias. Já tinha visto em outros blogs mas sempre tinha que fazer um cadastro e/ou um pagamento e assim não me interessava. Outro dia vi no blog do Manequinho Correia  o contador e pensei comigo: "Manequinho não é bobo, esse deve ser de graça!" e cliquei.

Mas esse contador eu não sei se manterei. É porque acho que as pessoas tem que ter liberdade de vir anônimos no Blog e o contador dá pistas de onde foi feito o acesso. Essa ferramenta está em teste. Tenho receio de perder os visitantes que querem dar uma olhadinha mas não querem dar o braço a torcer de que estão perdendo tempo com o Blog Baleias.
Esse ferramenta é muito legal. Vi no blog Avicor do amigo Romildo. Já tinha visto no blog do Júlio mas o esse sistema é mais legal. A página é toda traduzida. Não é uma tradução ideal mas dá condição de um visitante estrangeiro ter ciência do conteúdo do blog.

Seguem no blog, sempre à direita, as Seções. Notícias internacionais com o nosso Projeto América do Sul. São informações diversas sobre nossa tentantiva de correr uma Maratona em cada país Sul-Americano.
Logo em seguida vem os endereços de internet das provas que pretendemos correr.
Seguindo, temos os amigos do Blog Baleias. Essa é outra Seção que muito me agrada porque demonstra o interesse dos amigos. Hoje já são 67 seguidores. O Blog Baleias segue diversos blogs também.
Essa Seção dos Seguidores também tem um furo. Os Baleias são seguidores de si mesmos. Entrou errado não sei como e tentei de tudo para retirar mas nunca consegui.

Tem também a Seção de Notícias internas. Notícias Rápidas e outras Pérolas Baleias!
Coloco notícias dos amigos e acontecimentos que não demandam um registro principal quer pelo momento, quer pela dimensão. Tenho muita dúvida da eficácia do sistema noticioso.

Coloco também os endereços de internet das Maratonas Brasileiras.
E também de Maratonas interessantes por um ou outro motivo.Como penso nisso o dia inteiro quando acho uma prova interessante gosto de dividir a informação para tentar adeptos para a ideia.
Sonho com o dia em que dois corredores vão conversar sobre que maratonas fazer e que um diga para o outro: vá no Blog Baleias que lá tem o endereço das provas brasileiras e de uma boas maratonas internacionais também.

As fotos que entraram na Seção Destaque do Blog, a primeira seção, entram não saem. Só vão descendo. Não tenho certeza se isso vai dar certo sempre ou se tem um limite.  Assim temos várias fotos à direita entre as diversas seções. Infelizmente essas fotos são pequenas pelo espaço determinado pelo Google.

Logo em seguida vêm os endereços dos blogs dos amigos. A lista é por ordem de postagem. O do Alberto Peixoto está sempre em primeiro lugar porque o amigo, que um dia transcreveu em seu blog um texto  dizendo que Vegano que é Vegano só beija parceiro(a) que não come carne, é o mais rápido em atualizar seus registros.
No finzinho tem dois Sumários. Um por título de texto e outro por data. Isso só vale mesmo se o visitante tiver com muita vontade de conhecer a gente.
O cronológico só serve no meu entender de estatística ou se o leitor souber a data de uma prova específica que queira ver se tem comentário.
O retorno aos comentários no Blog relativo a registros anteriores eu coloco no fim das seções à direita. É o mesmo problema relatado acima. Fica meio abandonado sem a direta correlação com o registro e o respectivo comentário cujo agradecimento está aqui. Vamos ver como fica para ajustar. 

Mas se não tiver problemas e coisas a ajustar não existirá o que fazer. Como li num muro de Juiz de Fora na década de 80 "A certeza é o fim de toda esperança" .
Por fim tem uma apresentação de slides quase esperdiçada. É que não sei mexer. Foi o diretor de marqueting que colocou mas ainda não tivemos tempo para a devida manutenção. Eu nem entendo a lógica das fotos.
 
 Como visto, o finalzinho é mais largado.Mas isso tende a mudar.

Esse é, portanto, o mapa do Blog Baleias. O espaço está em constante evolução e tem demandas já agendadas. 

Ênio Akio Yuhara quer que coloquemos um mapa com as cidades em que a Equipe já tenha corrido. 

Ricardo Hoffman deu ideia de colocar o nome e a cidade das corredoras e corredores Baleias numa Seção para que saibamos quem somos e de onde viemos.

Vamos ver como fica tudo. O certo é que o Blog Baleias é um sucesso e eu gosto muito dele. Não posso dizer que perco muito tempo com ele, como me acusam alguns, porque não posso encarar como perda de tempo uma coisa que tenho grande satisfação em fazer. Pronto.

Nesse um ano a satisfação e alegria têm sido constantes e tenho que agradecer a todo mundo, tanto o anônimo quanto o visitante frequente. Mas tenho que dizer que o visitante frequente e que comenta recebe o meu agradecimento mais fortinho. É justo.

Minha luta atual em relação ao Blog é tentar fazer o Wu ler tudo. Ele só vê figura e lê um pedaço pequeno para comentar comigo especificamente para ver se fica livre, mas tenho arguído outros pontos em sabatinas surpresas.

Meus amigos, grande abraço. Respondendo à minha impressão lançada no registro de estreia quando disse que achava que iria gostar disso. A resposta é sim, muito sim.

O próximo passo é o Museu Baleias. O local eu já consegui. Minha mulher disse que libera a parte de baixo do criadinho mudo que fica do meu lado na cama. Tudo tem o primeiro passo.

Miguel Delgado, no aniversário do Blog Baleias.

9 comentários:

Manequinho Correia disse...

Baleias.... Esses caso de Porto Alegre posso concluir somente que vcs "meteram as caras" e chegaram para ficar, dormir, morar, emfim.. residir... .. risos.... Meus amigos.. Isso é que é espírito esportivo.. Abração.... Manequinho

Ricardo Hoffmann disse...

Essa do museu foi a melhor!! Com o tempo o blog e as tecnologias vão evoluindo. É sempre um grande prazer passar por aqui e ler os relatos.

Dani disse...

Adorei o relato, sou meio perdida ainda e não entendo muita coisa no blog. Consegui tirar algumas dúvidas...rs.
Parabéns por esse 1 ano e que venham mais e mais relatos e muitas e muitas corridas.
Bjos,
Dani

Julio Cordeiro disse...

Miguel,
Como diz aqui em Pernambuco:"Pra cachorro novo, você tá entrando muito dentro do mato".
Pois é,como um bom Mineiro,você começou devagarinho e hoje é sem sombra de dúvida o blog de maior influência dos maratonistas.
Continue assim, parabéns!!!
Quanto as bandeiras, obrigado pelo Peru no meu blog...
Quando eu for novamente ao Chile,retribuirei a bandeira pica no teu blog.
Calma!!!

Pica é uma comuna da província de Tamarugal, localizada na Região de Tarapacá, Chile. Possui uma área de 8 934,3 km² e uma população de 10178 habitantes.
Rsrsrsrsrs. Muitas saudades,
Júlio Cordeiro
Maratonista Pernambucano

Jorge Cerqueira disse...

Miguel parabéns ao Blog Baleias pelo seu aniversário que Deus te abençoe a frente desse maravilhoso blog para continuar escrevendo nele...Obrigado mais uma vez por falar de mim nesse post é isso ae...Boas corridas a vc e sua equipe e pode esperar que ela vai crescer mais ainda hein.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Enio Akio Yuhara disse...

Parabéns, blog BALEIAS !!!
Este primeiro ano foi repleto de estórias interessantes e todas magnificamente recheadas de imagens (acompanhei o blog: rindo, torcendo e até participando das estórias dos BALEIAS no mundo das corridas). Com novos desafios surgindo no horizonte, tenho certeza que teremos muuuuuitas aventuras pela frente. Sinto-me honrado por fazer parte desta equipe. Felicidades aos novos companheiros que ingressaram à equipe!!
Valeu!!!
Enio

Didice Godinho Delgado disse...

Querido Miguel,
parabéns pelo aniversário do blog! Tenha certeza de que foi uma das melhores coisas que apareceram este ano. Não corro (ainda?!), mas sou fã da equipe, como você sabe. E do blog. Os seus relatos são cheios de paixão pelo que você faz e isso é maravilhoso! Cada vez que leio um deles (e leio todos), aprendo, me contamino de bom astral, rio muito e admiro cada vez mais o espírito com que a equipe faz as suas corridas/aventuras/cultura/lazer/novas amizades/prazer de estar juntos.
Gostei muito do mapa do blog! E também tenho uma demanda: a "foto de capa" é ótima, mas sonho em ver uma com as mulheres (cada vez mais!) da equipe, também!
Um beijo e... nunca desista!
Sua irmã e apoiadora,
Didice

Carlos Henrique disse...

É muito bom saber que faço parte desta bela e agradável equipe de amigos. PARABENS Miguel pelo blog e pela capacidade de congregar tantas pessoas agradáveis e felizes em torno de uma equipe tão descontraída e unida (até mesmo sem que todos os membros se conheçam... isto é o preço por ser tão bom ser um BALEIA).
Obrigado por ter me trazido para este agradável e saudável mundo das corridas.

Unknown disse...

Miguel,
Parabéns pelo capricho, pelo amor ao esporte e aos amigos. Muito bom mesmo. Cara, você desenterrou o FNM hein. Eu só lembrei dele porque sou filho de caminhoneiro. E com cinco anos de idade fazia algumas viagens curtas com ele (meu pai, que até hoje exerce o ofício).

Você está elegante na foto amedalhando o novo Baleia Parabéns. Seguirei nesta balada também.