MAIS PÁGINAS BALEIAS!

domingo, 6 de dezembro de 2009

BALEIAS NA VOLTA DA PAMPULHA - RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Uma beleza de Dilúvio! Esse o resumo da 11ª Volta Internacional da Pampulha.

Há dias chove o tempo todo em Belo Horizonte, com alternâncias de pancadão e pancadinhas. Durante a prova tivemos as duas características de pingos. Poças, poças e mais poças d´água no percurso. Quase dava para cortar caminho pelo meio da Lagoa, como observou Walasce.

Para a Equipe Baleias, recorde absoluto de participação!!

Tivemos 24 Atletas na Largada, mas apenas 23 na pista, porque perdemos um dos nossos que "vestiu a camisa da empresa nessa prova". Como sempre não foi possível reunir todos nas fotos.

Embora tenha sido marcado 08.30 horas no final da largada para a foto, a chuva fez com que vários atletas atrasassem, inclusive esse missivista eletrônico. Além disso, a interpretação sobre o final do pelotão era móvel, como o próprio, e aí, quem estava no fim em pouco tempo estava quase no fim e logo em seguida no meio, o que fez com que tivessemos Baleias em vários pontos.

Mas mesmo assim reunimos 18 Baleias na foto, o que supera a foto de 10 Milhas Mizuno, que foram 12 e passa a ser a foto de entrada do blog.

Não estiveram na foto acima, que foi gentilmente clicada por Mariana, corredora da Equipe do Minas Tênis Clube de BH:

Ênio Júnior, grande Baleia, comprometido com o sucesso da equipe, que nos encontrou para a foto da chegada.

Antônia, que veio no mesmo carro com os Baleias Delgados e mesmo assim sumiu na hora da foto, mas participou dos registros de chegada.

Waldomiro e esposa, nossa terceira representante feminina nas pistas, que encontramos no trajeto, mas não nas fotos . Um dos dois casais Baleias que correm juntos na pista.

Dawlton, nosso Baleia do Ceará que é uma Fortaleza e que, da mesma forma que Curitiba, chegou na largada logo que o fotógrafo partiu, mas esteve presente no registro de chegada.

Alexandre, que ninguém viu, mas que a família confirmou que correu. Talvez seja o primeiro caso de um Baleia camuflado.

A prova foi muito boa, com muita chuva, muita animação e Baleias por todo o percurso. Perdi meu irmão Cael na largada (procedimentos distintos de xixi) e não o vi na corrida, mas tive a grande companhia do Ênio Akio Yuhara, Baleia paulista, gentil que diminuiu seu ritmo para que corressemos juntos.

O primeiro Baleia a chegar foi José Cornélio Filho, o último agachado na foto.

Aproveito a Volta da Pampulha para apresentar alguns corredores Baleias no blog iniciando na foto acima, em pé da esquerda para direita:

Dr. Marcelo, que trabalha com Olício e foi convocado às 22 horas de sábado para o lugar de Ricardo Hoffman, que não pode comparecer. Uma satisfação sua estreia na Equipe. Sujeito de garra, pois ser convidado tarde da noite a correr 18 km no dia seguinte, debaixo daquela água toda e topar, é o estilo que os Baleias gostam.

Cael Delgado, estreia na distância, da Mata Mineira para brilhar na Capital. Completou bem. Mantemos a chama da esperança do irmão gostar do esporte e passar a viajar com os Baleias.

Walasce Lemos, Depois da estreia na Maratona, os 18 km da Pampulha não assustam. Mas fez um tempo de assutar o irmão Wu, que agora se preocupa não só com o Delgado Miguel Idem, mas também com o irmão que vem chegando.

Ailton Antônio, 30 quilos menos e estreia na distância com sucesso absoluto e fazendo o guru Rogério Godinho bater recorde atrás de recorde.

Olício, descansando com 18 km depois de Curitiba e trazendo bravos corredores para a Equipe. Rosângela, sua esposa, no staff Baleias, brilhou no apoio, debaixo de chuva.

José Geraldo, assediado por outra Equipe mas com o coração Baleias. Não podemos dizer que defendeu outras cores na prova porque a camiseta também era laranja.

José Márcio, sofrendo com o joelho, cuidando das crianças e tentando achar tempo para preparar para a estreia em Maratonas de Porto Alegre. Vai conseguir, é guerreiro.

Rogério Godinho, barba branca aparada para evitar convites de final de ano, fez o melhor tempo de anos, acompanhando o pupilo Ailton e deixando amigos para trás.

Carlos Henrique, boné azul na ponta da direita, já fez tempos melhores e continua resistindo à idéia da maratona.

Agachados da esquerda para direita:

Guilherme Maio, maratonista amigo das pistas do Brasil e do espaço virtual onde é exímio escritor de blogs (Pace Magnífico e (Nos) Corredor(es) Universitário(s) ) e "Astro Especialmente Convidado" da Equipe Baleias nessa prova da Pampulha.

Ênio Akio Yuhara, Baleia Maratonista paulista, amigo que rodou BH no final de semana e gentilmente me acompanhou durante toda a prova perdendo desempenho mas sendo um grande amigo.

Nilson, cunhado do Olício, depois da derrota para Miguel e Carlos Henrique na 10 Milhas Mizuno, reagiu e nos venceu nessa prova, mas está assustado.

Gênesis, que afirmou estar voltando aos treinos para estreiar na Maratona em 2010. Mais uma promessa Baleia nas provas longas que acompanharemos de perto. Porto Alegre será a estreia indicada.

Wuneni, grande corredor, amigo inseparável das viagens e provas longas. Sentiu mais uma vez a distância diminuindo.

Miguel Delgado, mais fino, como poderá ser bem reparado nas fotos da chegada. Uma ótima prova, com muitos amigos, muita água, sem sol.

Leandro Santiago, primeiro companheiro Baleia, voltando firme às pistas, confessou na largada estar assustado com a performance da Equipe e que vai treinar mais, porque a turma outrora longe, tá chegando.

Luiz Carlos, agachado com capa amarela, Baleia rápido que não gosta de provas longas mas está sendo trabalhado no sentido de afastar tal má vontade com a melhor distância.

Por fim, Cornélio, com alargador nasal, corredor de ponta, voltando a correr definitivamente pela Equipe Baleias. Grande aquisição vinda pelas mãos do Olício. Foi o vencedor da Equipe Baleias nessa Volta da Pampulha.

Outra foto da largada, também por Mariana do Minas Tênis, sem José Geraldo e Cornélio, mas já recorde àquela hora, com 16 corredores.
Na chegada alguns Baleias.

Antônia, fininha, mas que perdeu para Miguel Delgado ainda não tão fino assim mas já muito melhor do que outros tempos. Ailton, Leandro, Rogério, Wu, Walasce, Miguel e Carlos Henrique. Aganhados os dois Ênios.
A alegria do encontro com os amigos da Acorja do Recife, Bartolomeu II e Lula. Almir que também correu a prova foi o responsável pela foto. O nome do outro amigo pernambucano nos escapou.

Dawlton, nosso representante Baleias no estado do Ceará, está presente na foto, com a mão no queixo, pensativo, na parte de trás.

No registro fotográfico a imponência da bandeira da Acorja, Associação dos Corredores do Parque da Jaqueira, em Recife, localizado em bairro do mesmo nome. Quem segura a bandeira é o Lendário Presidente Lula, cuja amizada muito nos orgulha.

Mais Baleias na chegada. Miguel não parece, definitivamente, o mais gordo.
A alegria de Cael, sentindo-se o novo Super Herói do pedaço, ao completar os 18 km da Volta da Pampulha.

Ênio Akio seguiu logo após a prova, 14 hs, para São Paulo. Fui, com a família Wu, almoçar com o amigo Dawlton, Baleia de Fortaleza e a irmã Dália, no Rancho Fundo, especializado na comida mineira e música de qualidade discutível.

O final de semana da corrida iniciou-se com a chegada do Ênio Akio Yuhara no sábado cedo, quando fomos direto buscar o kit e aproveitamos para visitar o Mineirão por dentro e a igreja de São Francisco. Demos uma volta inteira no percurso para Ênio tomar conhecimento.
A chuva impediu muitas atividades, então fomos ao Mercado Central que estava repleto de corredores. As camisas e os tênis não deixavam dúvidas.
Tivemos a grata satisfação de encontrar Tinil, de Goiânia, atleta mais rápido do Desafio das 6 Maratonas do Brasil, idealizado por Maurício Bertuzzi e que teve dois Baleias completando. Com Tinil conhecemos o rápido Monteiro, de camisa azul, que se prepara para superar Tinil nas pistas em futuro próximo. Encontramos também o Sandro, advogado e corredor, figura impar em ambas as atividades.

Chegada a hora voltamos ao Mineirão para assistir Atlético e Corinthians. Uma atividade de risco que atingiu ao seu máximo com o Galo saindo humilhado da peleja. Ênio, corintiano, deve ter vibrado muito, mas fino e educado que é pouco comentou sobre a surra. Monteiro, ao contrário, buscava quem iria devolver seu dinheiro.
A alegria que sobrou foi o famoso tropeiro do Mineirão que subistituiu a massa no jantar desses corredores.
A iguaria foi prontamente devorada antes do início do jogo. Dessa vez não houve divisão de minha parte. Assumi todo o volume apostando na Volta da Pampulha para detoná-lo de meu corpo.

Sobre o jantar de massas, um pesar.

A antecipação do horário do jogo fez com que não pudessemos ir ao jantar marcado por Patrícia Gomes e Augusto Guimarãeis, blogueiros de BH e que tem Equipe no Twitter.

Escrevi no sábado à noite a Patrícia e a Harry do Webrun, que nos haviam convidado , pedindo desculpas pela falta, porque o jogo já estava marcado, mas seria domingo. Foi antecipado porque o grande Galo, mais uma vez, nos decepcionou e seu jogo nada mais valia.

Chegamos a ir, eu e Ênio Akio, à Savassi depois do jogo, mas o dilúvio que nos impedia até de estacionar o carro, somado ao horário, nos fez desistir.

Encerrado o ano de competições para a maioria Baleias, Wunei está confirmado na São Silvestre. Miguel Delgado, para garantir também fez a inscrição. Quem sabe dá....?

Agora é treinar para emagrecer e continuar murchando.

Está surgindo no seio da Equipe a idéia de Poços de Caldas em fins de janeiro. Prova excepcional, cidade linda, hospedagem barata, estrada boa, projeto bate e volta, 500 km no sábado para buscar o kit. 16 km de corrida domingo de manhã, sendo 7 pirambeira acima e mais 500 km de volta, depois do banho. Isso são férias de corredor!

A todos os corredores que vieram prestigiar a Volta da Pampulha o agradecimento da Equipe Baleias. Foi uma prazer recebê-los em Belo Horizonte.

Aos amigos e amigas Baleias agradecimentos pelo sucesso de nossa empreitada na Volta da Pampulha.

Um sucesso a Lagoa coalhada de Baleias, quase em seu habitat natural.

Dois novos corredores informaram estar chegando para a Equipe, pelas mãos do Carlos Henrique e do Gênesis. Será um prazer recebê-los.

Na segunda-feira iniciamos o "Movimento Volta José Geraldo", buscando readquirir o passe de um dos nosso mais rápidos corredores.

Abraço a todos!! Miguel Delgado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Miguel, na impossibilidade de chegar ao final de uma corrida dessas e quiçá em 1º lugar, posto este comentário antes de todos. Acho que também é uma forma de se chegar na frente. Estou sempre acompanhando suas corridas através deste blog e até hoje não entendo como você consegue chegar vivo no final destas competições. Hoje fiquei conhecendo mais corredores do Baleias e deu pra notar também que vc está cada vez mais fininho. Parabéns; sua garra é de dar inveja.
Um abraço,
Lobato

Ricardo Hoffmann disse...

Baleia Delgado, parabéns pela garra em capitanear a espécie, que já conta com bastante adeptos e crescerá ainda mais. Bom saber que fui substituído a altura. Como você disse, aceitar isso as 22h, é para puro-baleias. E tá fino em moleque! Siga firme que vamos voar em PoA.

G.M. disse...

Miguel,
Muito obrigado por sua generosidade sem par em me agraciar com o "manto coral".
Enverguei com muito orgulho lá na Lagoa.
Agradeço pela excelente acolhida !
Vida longa aos Baleias !
Grato,
Ass.: Guilherme.

Enio Akio Yuhara disse...

Grande Miguel!!!!
Quem disse que Minas não têm mar???
Sim, tem mar de gente!!! E mais, tem BALEIAS!!!
Agradeço muito pela sua hospitalidade e, também, pela generosidade e paciência em me acompanhar nos passeios por Belo Horizonte (dirigir na chuva pela cidade requer muita paciência...rss). Também envio meus agradecimentos ao seu irmão Cael e a seu pai Sr. Maurício. Foi um enorme prazer em conhecê-los, assim como, foi um prazer em conhecer os demais integrantes da equipe BALEIAS.
Há corridas em que objetivamos a velocidade e outras que apreciamos a paisagem e a companhia. Optei por esta última, correr pela primeira vez na Pampulha e ao lado do grande anfitrião é aproveitar cada momento, cada curva, cada passada e memorizar para sempre a alegria de participar desse grande evento.
Gostei demais da hospitalidade dos mineiros, desde os integrantes da Equipe, passando pela ascensorista do Mercado Central (que figura!!!) e culminando pelo time do Atlético, que mui generosamente – como todo bom anfitrião, “deixou” o meu Timão vencer. Para a felicidade deste torcedor que viu pela primeira vez o time do coração num estádio de futebol.
Muito obrigado por tudo!!!
Grande abraço!!!

Silvio disse...

Salve amigos corredores de BH.
Escrevo de Londrina-pr., embora já tenha visto vários "baleias" com sua indefectíveis camisetas cor alaranjada. Galerinha animada por sinal.
O que me faz escrever, contudo, é parabenizá-los pelo prazer que tiveram em conhecer um grande amigo que agora temos em comum. Refiro-me ao fraterno amigo Tinil, de Goiânia. Sujeito leal e um grande batalhador, assim como nós, e que também conheci em POA em 2008.
Este é o mundo dos corredores: capricho do destino em nos reservar boas surpresas quando deixamos em casa esposa e filhos, quando não nos acompanham, para nos brindar com pessoas sinceras e de caráter.
Espero um dia partilhar com vocês alguns metros de corrida.
Londrina os espera.
Silvio

Mayumi disse...

Oi, Miguel! Parabéns pela persistência na sua dieta! Emagreceu mesmo, hein? Muito bom!
E que prova mais bonita foi esta? Twitteiros e Baleias se reunindo! Perdi esta festa toda?
Vc vem para a SS? Até mais! Bons treinos! Ah, estou esperando as suas dicas do Garmin! Já parei de acionar o parceiro virtual (como vc sugeriu) para ver se conseguia fazer outras coisas! Rs. Bem, vou com calma! Obrigada pela dica!