MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ULTRAMARATONA BERTIOGA MARESIAS 2011, Um show Baleias por 75 kms de beleza, desafios, amizade, superação e admiração. Por Ênio Akio Yuhara, o melhor cara do mundo.


Amantíssimo Mundo Baleias!

Em desnecessária, mas carinhosamente exigível introdução, antes do maravilhoso e imperdível vídeo que Ênio Akio Yuhara, conhecido meritoriamente como o que há de melhor no mundo Baleias, preparou para todos nós, tenho que dizer que com essa pérola o blog Baleias apresenta o que de mais bonito até hoje foi aqui publicado. E para meu crescimento pessoal, meu amadurecimento, não foi feito por mim. Tento entender, não consigo, Wu explica, fica pior.

A experiência vivida por Ênio, Meire, Elis, Cláudio Dundes e Bete Akemi, a mais nova Nipo Baleias do pedaço, na ultramaratona de Bertioga Maresias foi a reunião de tudo o que a gente sempre fala da amizade, do companheirismo que as corridas proporcionam mas nem sempre temos a oportunidade de viver. 

A gente encontra para as corridas e logo vai embora, a gente passeia, tudo é bom, e a corrida em si mesma  não chega a gerar tanta expectativa. Essa ultramaratona não. Tudo foi mais forte, a semana que antecedeu a prova, o contato permanente entre os amigos Baleias envolvidos, a preparação, a execução da estratégia da prova, o colocar o seu destino imediato nas mãos dos amigos (claro que era só uma corrida e qualquer um poderia parar a qualquer hora, mas vá falar isso para um Baleia, tente fazer com que ele entenda que se não der pode parar), tudo isso fez deles um exemplo para nós e a certeza de que o Projeto Baleias Comrades 2012 já teve sua experiência de base. Temos professores Baleias agora para nos guiar rumo aos 89 kms da Africa do Sul.

Eu realmente amo tudo isso muito, essa turma Baleias é de marejar os olhos. Veja o vídeo em tela cheia, ele merece.

Miguel Delgado.

Seguem palavras de Ênio e o vídeo mais lindo do mundo que ele preparou para colocar no blog Baleias e que já deve estar rodando em outras mídias por que merece e é mesmo FPC!!

75 KM’S DE BELEZA, DESAFIOS, AMIZADE E ADMIRAÇÃO. Ênio Akio Yuhara.

Por semanas fiquei pensando o que escrever para relatar o desafio que nós, Elis, Meire, Claudio, minha irmã Bete Akemi e eu, participamos no litoral paulista. 

Mais ainda,  quando a Elis postou em seu blog um texto maravilhoso sobre a corrida,  nitroglicerina poética pura, como diria o Baleia Mateus Tonello, de Cascavel.

Cheguei a redigir alguns parágrafos, mas ficaram tão parecidos com o texto da Elis que abandonei a idéia de escrever o texto.

Partilhamos tantos momentos juntos que ficou impossível colocar algo diferente. Nós partilhamos emoções (medo, insegurança, angustia e ansiedade), partilhamos muitos momentos juntos (passeios e grande parte da corrida) e, por fim, as fotos que tiramos lá.

A partir de um vídeo recebido de Meire, companheira nessa espetacular aventura, que dizia sobre a amizade, tive a ideia de retratar a corrida também em vídeo.
A música de fundo já esteve no blog por ocasião do relato de Natal Baleias em 2010 e como tudo o que é Baleias celebra a amizade e me inspirou na elaboração.

O cantor Israel Kamakawiwo Ole foi Baleias em plenitude, posto que nasceu Baleias, viveu Baleias e morreu Baleias num funeral dos mais belos. Tudo antes da Equipe surgir, numa prova cabal de que Baleias são atemporais.  

Agradeço a todos que participaram desse desafio, tanto os presentes fisicamente, como a todos que torceram pela gente.

Valeu, Elis!!!

Valeu, Meire!!!
Valeu, Claudio!!!
Valeu, Nê (minha irmã)!!!
Parabéns a todos!!!

Ênio Akio Yuhara.

26 comentários:

BALEIAS disse...

Cara, parabéns pela conquista. É inspiradora a sua vitória.
As meninas, mais uma vez, brilharam. E o vídeo, dá vontade de chorar de tão bonito. Quando eu estiver pra baixo, desanimado, achando que num vai dar é só assistir novamente que as chamas reacenderão. Os baleias são fpc.

E disse...

parabéns, Enio!
essas imagens valem mais que mil palavras;)
assim como aquele abraço, no final, tão intenso, tão verdadeiro, tão cheio de vida!

ser Baleias desperta o que há de melhor em cada um de nós!
solidariedade, generosidade, companheirismo, coragem, superação, altruísmo, e por que não, wunenismo;)

naquela semana anterior ao desafio, quando a ansiedade dominava nossos sentimentos, eu escrevi um email pra Meire dizendo que seríamos uma família naquela prova... cada um com seu desafio, e o apoio de todos... e assim foi!
porque é assim, sempre!

porque ser Baleias é isso... é fazer parte de uma família unida não por laços de sangue, mas pelo amor, pela paixão, pela amizade!

a paixão pelos desafios nos aproxima, mas é a amizade que nos mantém juntos;)

e você, sábio guru, obrigada pela sua generosidade, por ser tão companheiro!
(informo ainda que o passaporte já está sendo providenciado rsrsrsrs)

amo vocês, Baleias!
valeu, Meire, Enio, Claudio, Bete!!!
sempre vale!!!

bjs

Anônimo disse...

Miguel,
A minha preocupação em relação ao estado de saúde do seu coração aumentou depois que vi esse vídeo. Como sobreviver a tamanha emoção?
É muito amor BALEIAS pelos BALEIAS.

Ênio, você impressionou, quanta sensibilidade. Isso é arte!
E M O C I O N A N T E !!!
Gilmar

Matheus Tonello disse...

'Somewhere over the whales'

Eu já havia me emocionado com as fotos...
Eu já me emocionava só de ouvir os acordes iniciais de Somewhere Over The Rainbow...
Eu já me emocionava de fazer parte dos Baleias e ser amigo de vocês...

Então Ênio resolveu juntar tudo isso! Aí não é só o coração de Miguel que vai arriar, o meu também.

Antes mesmo do fim do vídeo eu já estava chorando, realmente essa corrida abalou as estruturas. Quando Claudio disse pra mim que iria fazer o apoio da galera, eu me arrepiei. Como pode? Por que eu não conheci tudo isso antes? Do que essa gente é feita?

Claudio, você não é mais um super-herói apenas para seu filho! Agora a responsabilidade aumentou.
A Meire voa, da onde vem tanto glicogênio? Fantástico! É claro que tem uma certa dose de loucura, estrear os 75km correndo alucinadamente é para poucos. Na COMRADES vai ter até sambadinha no final.
Elis, quanta alegria, quanta entrega! Eu li o livro Ultramaratonista do Dean Karnazes no mesmo dia em que li o relato de Elis na internet. Ambos fantásticos e comparáveis; a diferença é que Dean relata com o estômago e Elis com o coração - mas acho que é porque Baleias tem o coração maior mesmo.
Enio, quando vi a sua primeira foto com lágrimas nos olhos, eu já estava chorando; aí deu um nó na garganta. Tem uma das fotos que é escancarado todo o conjunto de sentimentos que tenho com relação às corridas. É o ser humano em sua essência, visto de dentro pra fora, como se estivesse ao avesso. É como a primeira gota de chuva em meio à estiagem, não tem como não nota-la, não senti-la, não querer mais daquilo.

Não queria me alongar muito, mas esse vídeo instiga uma réplica, não tem como assisti-lo, achar bonito e ficar alheio. Como já disse depois de Assunção, quero mais; quero mais de tudo isso, muito mais. Quero ser inundado de todo esse arsenal de sentimentos, e cada vez mais ser um Baleias. Com B maiúsculo, do tamanho dos vossos corações!

Parabéns a todos.

Mayumi disse...

Parabéns a todos! Certamente, o desafio Bertioga-Maresias é lindo, é tudo de bom! E melhor ainda são os relatos dos participantes!

Elaine Pereira disse...

UAU!... sem palavras. Fantástica essa aventura desses nobres GUERREIROS BALEIAS! Sou uma nova "baleinha" rs... e poucos me conhecem. Mas tenho o grande prazer de conhecer Meire, inspiração para mim desde o início de minhas corridas. Será que um dia fico louca assim? Essa turma é dez! Parabéns é pouco para vocês!

Bruna disse...

Entrar aqui no Blog Baleias é sempre uma surpresa. Lendo todo o relato e assistindo ao vídeo, fiquei bem emocionada, pensando não só no amor pelo esporte, mas tb em todo o amor que envolve esse grupo em especial. Deu até uma pontinha de inveja, inveja boa, na verdade admiração em buscar com mais afinco a superação dos meus desafios, mas sem deixar de olhar para o lado, reconhecer meus amigos... Correr é bom, mas ter amigos para compartilhar é melhor ainda. Parabéns pelo espírito que esse blog traduz e pela mensagem de otimismo, amizade e amor, que transcende o esporte. Sou muito fã de todos vcs. Beijos, Bruna. A corredora-cuiabana-sumida-que-sempre-reaparece

Sergio disse...

O que dizer depois disso tudo... ontem o aniversário do meu filho, hoje esse vídeo. A vida é boa demais mesmo! Com esses quatro juntos, que tive oportunidade de conhecer em Assunção, só podia dar nisso. As fotos estão lindas demais, assim como a composição com a música. Queria ter um pouquinho mais de capacidade para poder escrever algo minimamente a altura do que vi nesse vídeo. Como não tenho, digo apenas que ficou lindo demais. É o ser humano na sua essência!
Estou "doido" para chegar a Pampulha!
grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Iluska Bastos disse...

Parabéns, Baleias!!! Por mais essa conquista!!! Como sempre mais um relato emocionante!!! Beijão a todos...

claudio dundes disse...

Sozinhos, somos só nós mesmo, com as virtudes e defeitos - estes sempre querendo aparecer mais. Mas junto de pessoas especiais. Um força inabalável surge. Sempre nascida fresca e disposta a tudo. Eu só tenho a agradecer a Deus, por por no meu caminho pessoas especiais de sentimentos e atitudes.

O vídeo está lindo porque o Enio é verdadeiramente lindo.

Um grande abraço no mundo todo Baleias!!!!!!

simplifique disse...

Sensacional !!!
Sensacional !!!
Sensacional !!!
Sensacional !!!
Sensacional !!!
Sensacional !!!
Sensacional !!!

Emocionante, ops preciso parar por aqui, porque os olhos se enxeram.

Vou colocar no blog. Se me permite.

ABS !!!!!

Marcos Bonitão da Meire disse...

A Elis transformou este desafio em um conto de fadas, em que meninos e meninas, se transformam em heróis e heroínas.
Ênio transforma em filme este conto, com a mesma sensibilidade em que a Elis escreve. Lindo de mais, desidratei ....

Joel dos Santos Leitão disse...

Caraca!
E não é que a música, com letra e melodia foram realmente feitas para essa ocasião!!!
O cantor era um visionário!!
Que delícia...
Abraços,
Joel

DricaPeixoto disse...

Será que essa turma linda repetirá a dose em 2012?
Pq se a resposta for positiva, depois de ler os relatos e assistir este vídeo, nós também queremos participar dessa festa linda ... celebrar a vida e os amigos.

Um beijo carregado de emoção e de saudade!

Dani disse...

Querido mundo Baleias!!!

Antes mesmo de assitir ao video já estava chorando de emoção. Aproveitei e tb compartilhei o video no facebook.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

E disse...

caramba!!!
como é que eu faço pra parar de vir aqui rever esse vídeo????

só se baixar o arquivo pro meu mp4 e ficar revendo lá na minha cama! kkkkkkkk
prefiro ver aqui, porque aqui eu me sinto tão em casa!

eu já disse que amo vocês, Baleias?

Teliê Brinquedos disse...

Tenho tido o prazer de acompanhar o Enio desde sua primeira ultramaratona. E, confesso, que sempre é uma aventura cheia de rituais a cumprir com ele... (eita japa metódico) e sempre com uma mescla de sentimentos difíceis de traduzir em palavras. Só estando ao seu lado para entender o qto correr é importante para ele...
Foi um prazer inenarrável estar com vcs, Enio, Elis, Meire e Cláudio. Que momentos fantásticos!!! que demonstração de garra, determinação, solidariedade, amizade e superação... Sem contar que a acolhida deles sempre é muito afetuosa. Mto lindo!
Foi um prazer trocar mensagens com vc, Miguel. Com certeza vc é uma pessoa mto especial. Suas mensagens davam gás, animo, alegria para estes 4! 
Muito lindo o seu vídeo, Enio! Qta poesia!!! Que amigos maravilhosos vc tem! 
É gratificante ver e sentir o carinho que todos vcs tem pelo meu irmão. Mais do que uma equipe de corrida, vcs são "A" família Baleia, fpc!
E agora chega de papo, pois vcs tem que correr para se preparar para a próxima ultra!!! 
Um beijo enorme no coração de todos.
Da nova integrante Baleia de apoio, hehehe.

Bete Akemi

PS: se vcs precisaremos de ajuda para montar a logística da maratona de Tokyo, contem conosco, ok?

Corrida Feliz disse...

Parabéns! D+ o vídeo!! Conseguimos sentir que realmente foi uma corrida emocionante!!!
Bjs
Fernanda
http://www.corridafeliz.blogspot.com/

Carlos Henrique disse...

Ahhhhhhh... e agora... eu também quero!!! Quando comecei com o Miguel falava que nunca faria uma meia, já se foram umas dez... nunca faria uma maratona, em Curitiba será minha terceira do ano... ULTRA nem pensar... depois da imagem de nosso querido Enio emocionado meu coração balançou. Eu também quero!!!
Como disse o Marcos, assistindo o video corremos o risco de desidratar pois as lagrimas são inevitáveis... É MUITO BOM SER BALEIAS!!!

Meire/Baleias disse...

Meu "CEO" Miguelito...
Elis "minha ídola"...,
Ênio o "melhor que há nesse planeta"...,
Cláudio "meu héroi"...,
Bete "Staff AMADA"...,
"Bonitão" sem você ao meu lado me apoiando e incentivando nessa fase de tantas dores,dúvidas e saudades nada disso seria possível...
Matheus meu querido, Obrigada pelo carinho e incentivo. Fica a promessa de sambadinha no final dos 89km... se eu sobreviver...


A todas as buscas que levaram a encontros, perdas ou abandonos.
A todos os silêncios de gestos e palavras que encobriram impossibilidade, refúgios, medos ou ausências.
E, principalmente, aqueles que disseram mais do que palavras.
A todos os braços e abraços que acolheram, aqueceram e ampararam, nos momentos em que a perda já parecia certa e o abandono das forças de luta era aparentemente a única possibilidade de resposta.
A toda a vida que se omitiu ou ousou,que se transformou ou paralisou no tempo do medo. A todo o medo que a coragem permitiu viver, e que a força não deixou que imobilizasse o gesto, e levou aos passos mais adiante e aos caminhos mais além de antes do ontem.
A todos aqueles que, disponíveis para o novo, o invasivo, o ensaio, percorreram com seus olhos linhas como estas somando as nossas, as suas vivências, indagações e descobertas e fazendo com isto que amontoados de palavras se vestissem de significados, dedico esta minha "VIAGEM" como uma liberdade de aproximação e um enorme desejo de que a busca de cada um não cesse nunca, seja ela qual for, por mais que mudem as respostas ou que por vezes, nos desanime a ausência delas. Um brinde aos encontros, que neste espaço de vida, puderam acontecer.

Valeu demais....quero mais...muito mais...prá sempre MAIS....


Bjks

Meire/Baleias - BH/MG

walter disse...

Baleias é isso, e esses baleias são mais ainda, eu não podia deixar de me emocionar com o vídeo, num momento especialmente menos fácil da minha vida e que estou superando. Tive o prazer de conhecer o Enio e a Meire em Londrina, Elis e Cláudio ainda não, mas é como se morassem no meu coração desde sempre. Para falar do Miguel não tenho mais palavras, acho que já usei todas que conhecia. Abraço a todos.

Anônimo disse...

Puta que pariu!!! O filme ficou demais, emocionante..eu, que me chamam de homem de gelo, confesso que embarguei...conheço pessoalmente Elias e Claudio...em breve o Enio....O Dundes emociona só de ver as fotos dele...Miguelito, o mérito por existir o universo Baleias é seu!! Te amo irmão! Parabéns aos Baleias que correram essa prova, nos vemos em Curitiba e BH!!!

Felipe de Souto

TINIL MANGUACA disse...

Enio, Elis, Meire, Claudio e Bete,

Parabens e obrigado por tornar nossos dias mais faceis e alegres ao ver tanta emocao espontaneamente demonstrada durante todo o percurso desta corrida.

Correr Nova York sera mais facil amanha depois de ver este video. Que venha o frio insuportavel que anda fazendo por aqui junto com as dores interminaveis nos joelhos. Nada me vencera. Farei como voces, meus herois, vencerei todas as barreiras e chegarei, como voces, com muita emocao no final no Central Park.

Parabens a todos.

tutta disse...

Tem como eu não falar nada???
Pô, já sou um cara de poucas palavras e depois que vi este vídeo aí é que fiquei sem palavras mesmo. hehe
Fantástico!

Parabéns Ênio, Elis, Meire, Cláudio e Bete.
Vocês foram mais que heróis.
É por isso e por tudo que amo ser Baleias.

Que Deus abençõe todos vocês.

Um forte abraço e sucesso sempre.


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Enio - BALEIAS/SP disse...

Uau!!! Primeiramente, quero agradecer as belas palavras e todas as mensagens carinhosas postadas neste espaço. Obrigado a todos!!! Muito obrigado!!!
Miguel, Não seja rigoroso contigo! As milhares de pessoas que passaram por este blog provam a beleza dos relatos que você postou. São leitores fiéis que acompanham todos os relatos e que riem e se emocionam a cada estória. O Felipe já disse sobre o dom de ter criado a equipe, e vou além, vc tem o dom de garimpar pessoas. Amigos de ouro que formam esta bela família chamada BALEIAS. Eu agradeço muuuuuito a oportunidade de fazer parte desta família!!!
Para criar este vídeo tive a inspiração de duas musas BALEIAS. Veio da nossa Miss Simpatia BALEIAS, Meire, a idéia de criar o vídeo e veio da nossa doce e cativante Vice-presidenta BALEIAS, Elis, a idéia, ou melhor, as fotos que me fizeram optar por usar as imagens de acordo com a letra da música (no verso ”Eu vejo amigos apertando as mãos” eu disse comigo: Putz! Tenho duas fotos dela cumprimentando as pessoas! Nos dois versos seguintes, as fotos estavam ali escancaradas – Não tive dúvidas!).
A música é sensacional! Israel Kamakawiwo’Ole uniu dois clássicos “Over the Rainbow” com “What a wonderful World”. Em uma música fala sobre os sonhos e esperanças e em outra fala da admiração das coisas simples da vida e do desejo de um futuro melhor. E aí usei toda magia e fantasia que esteve presente nessa corrida (parecíamos crianças no Parque de Diversão indo pela primeira vez para a Montanha Russa – tínhamos medo, expectativa, ansiedade, excitação, etc). Fui garimpando cada foto de acordo com cada verso. E o resultado está aí!! E o que vc falou sobre o lado bonito das corridas, realmente, nós vivemos tudo aquilo! Uma corrida fantástica e com pessoas fantásticas!
Ainda estou nas nuvens!!! (o resultado tá aí!!! Olha o tamanho do comentário...rsss)
Valeu BALEIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Enio - BALEIAS/SP

marli disse...

Caracas!!!
O mundo realmente vai ser dominado por esses tal de Equipe BALEIAS,
Parabéns a todos pela garra e determinação, eu posso ser CRCuritiba de Equipe mais sou BALEIAS de CORAÇÂO!
Simbora nos encontrarmos daqui 10 dias na Maratona de Curitiba!!!
Boas energias,
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com