MAIS PÁGINAS BALEIAS!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS AO MUNDO BALEIAS E UM 2011 O MAIS PRÓXIMO DE NÓS PARA TODO MUNDO!!

Happy Christmas (War is over) embalou as noites de natal mais emocionantes de minha juventude e esse ano embalará novamente.
 
 Estimado Universo Baleias!

Não sou de repercutir o Natal e confesso que o clima dele, a pedição de dinheiro em todos os locais onde a gente vai e as ruas e lojas lotadas, me incomoda bastante. Porém, quando minha mãe estava conosco o ato de colocar o menino jesus na manjedoura na noite de Natal e o canto de Noite Feliz, por ela e pela emoção que ela conseguia lançar no ar na passagem do 24 para 25 de dezembro, valia ultrapassar o clima frenético do mês.

Mas ela não está mais conosco e a grande mágica do Natal foi com ela. Embora a gente finja resgatar o ânimo do Natal, nós sabemos o que foi perdido.

Mas nesse final de ano ando como Zeca Baleiro, à flor da pele, e sinto necessidade de abraçar todas as pessoas que fizeram da Equipe Baleias, e com a Equipe Baleias, uma grande celebração nesse  2010. E cada pessoa que esteve conosco e passou aqui nesse blog deixou um pouquinho dessa alegria na gente e por isso o cumprimento geral vem daqui.

Não vou fazer o resumo de 2010 agora, ele está sendo construído na cabeça e vem depois. Mas quero deixar aqui o abraço de agradecimento pelo ano de arrebentar e os desejos de um 2011 que o supere!

Eu poderia mandar mensagens diretas para os amigos, mas esse não é o jeito Baleias. O jeito Baleias é gritado, manifestado publicamente, sem deixar margem a dúvidas e esse blog é para isso, para celebrar o jeito Baleias, exagerado, de ser.

Cumprimento, agradeço e abraço a todos os corredores e corredoras dessa gloriosa Equipe Baleias que já estão conosco desde antes de 2010 e continuam escrevendo juntos a bela história dessa Equipe.

Cumprimento, agradeço e abraço a todos os que são amigos e amigas da Equipe Baleias, que gostam da gente, que vibram com nossa alegria e ajudaram a construir um 2010 pleno.

Mas como não cumprimentar, especialmente, Tinil que chegou no início de 2010 à Equipe e nos enche de orgulho pela velocidade e por sua alegria em ser Baleias!

Como não cumprimentar, especialmente, o Ênio Akio, nosso Ênio-SP, que na maratona de São Paulo cuidou dos amigos Baleias e vem cuidando da Equipe por onde quer que corra.

Como não cumprimentar, especialmente, Elis Carvalho, que chegou à Equipe demonstrando um carinho que nos encanta e veio correr a principal prova da Equipe, a Volta da Pampulha, em BH.

Como não cumprimentar, especialmente, os amigos Pernambucanos que sempre estão conosco nas maratonas e mais ainda os que aderiram à ideia de ir a Caracas fechar o ano.

Como não cumprimentar e abraçar, especialmente, Paulo Picanha e Helena. Paulo topou ir conosco em todas as maratonas na América do Sul que não atrapalhassem o Desafio das 6 Maratonas e depois se  lesionou, fato comum a qualquer grande maratonista e está temporariamente de molho e Helena, guerreira e uma fortaleza no momento certo que em Punta del Este ficou com Marcelinho para mim e depois disso nunca mais deixou de perguntar sobre meu rebento.  

Como não cumprimentar, especialmente, Cláudio Dundes que por decisão sua resolveu estreiar nas maratonas com a camisa Baleias. Seus amigos sabem o que significou estar na largada em Curitiba 2010.

Como não cumprimentar, especialmente, Dona D., que pintou seu blog de laranja, virou Baleias e numa gentileza impar me convidou para passar o ano junto consigo e sua família em São Paulo. Carinho Baleias que me emociona.

Como não cumprimentar, especialmente, Vivi que estreiou nas maratonas em Foz do Iguaçu (mas sumiu na hora da foto na Volta da Pampulha), num esforço e amizade pela Equipe Baleias que toca nosso coração.

Como não cumprimentar, especialmente, Meire Assis, maratonista que frequenta pódio regularmente e que resolveu se juntar a nós, e mesmo sem ter sido ainda apresentada no blog, por falha minha, não abre mão do manto coral até nos treinos.

Como não cumprimentar, especialmente, Ricardo Hoffmann que em 2010 passou de amigo Baleias para membro da diretoria deliberativa da Equipe Baleias, mesmo a gente não conseguindo operacionalizar todas as suas ideias.

Como não cumprimentar, especialmente, Myrta Doldan, organizadora da Maratona de Assunção, que chegou em nossas vidas de corredores proporcionando momentos incríveis e inimagináveis.

Como não cumprimentar, especialmente, Gilberto Lobato, fotógrafo e editor de imagens Baleias que atende com carinho e atenção, independentemente da hora e da pressa, a tudo o que peço, mesmo recebendo em retribuição falhas e ausências de roldão.

Como não cumprimentar, especialmente, Ivo Cantor, de Campinas, Silvio, de Londrina, Márcio, de Maceió, André Ribeiro, de Niterói, João Batista, de Brasília, Monteiro, de Goiânia, Aline Rabelo, Ailton, Marcelinho Chaves, Pedro Bernardes, Moacyr, Tiago Maciel e Marco Aurélio, todos de BH, os dois últimos que mesmo sem ainda terem recebido o manto coral já se inscrevem como Baleias nas provas, que se juntaram a nós em 2010 sob o única razão de gostar de estar junto.

Como não cumprimentar, especialmente, Marcelinho, meu filho caçula, que a todo momento tem uma ideia nova para a Equipe e para o Blog e que me atentou para o fato de que meu número no exército, estampado no talher que usamos até hoje em casa e no cadeado do armário que ainda tenho, era 42, num anúncio de onde estava a felicidade. Faltou-me inteligência para perceber o sinal à época.

Como não cumprimentar, especialmente, Fernanda Campos Costa e Ricardo Panelli, amigos desde vidas passadas, não há outra explicação, que aderiram à Equipe Baleias na Maratona de Caracas, num passe de mágica, num momento para mim inesquecível onde a felicidade já parecia suficiente e mesmo assim se elevou. 

Como não cumprimentar, especialmente, a distância de 42.195, Mi Manuelita Querida, meu sonho, minha perspectiva, minha Marília em meus dias de Dirceu, que me resgatou lançando-me novamente ao melhor do passado, o amor de Simon Bolívar, meu libertador em 2010, que me faz seguir para 2011 tentando voar novamente como um pombo ao horizonte que voa para longe em direção aos sonhos que há muito deixou para trás.

Ao Mundo Baleias é preciso cumprimentar pelo sucesso de 2010, agradecer pela parcela de contribuição desse sucesso e desejar um 2011 com muitos e muitas Baleias por perto, ou mesmo longe, se a satisfação, segurança ou juízo indicar estar distante.

De presente de Natal para o o que se convencionou aqui chamar de Amantíssimo Universo Baleias trago uma música linda, tema do filme Mágico de Oz, da dédada de 30, cantada por um artista que foi Baleia sem nunca ter sido!

ISRAEL KAMAKAWIWO´OLE, ou simplesmente, IZ, um grande Baleias que faleceu antes da equipe existir!

Quando achei esse vídeo na Grande Rede deparei-me com um vulto simpaticamente gordo na tela e o impulso de clicar foi incontrolável fazendo com que eu tomasse conhecimento de uma história alegre, triste ao mesmo tempo e carregada de profunda emoção. Fiquei vários dias vendo e ouvindo o clip e outras músicas do cara. É incrível.

Guardei o material por muito tempo, pois ele era claramente Baleias, mas ainda não sabia em que contexto o colocaria no blog. A hora chegou. É o presente Baleias para os amigos.
Nunca tinha ouvido falar do artista antes de 2010. Ele morreu em 1997, porque não conseguiu resolver seu problema com a obesidade, mas fica em nós a sensação de que, quem sabe, se o tivessemos conhecido poderíamos ter mudado essa história. Dá para ser gordo, feliz e com um pouco mais de saúde. Porque não achar que poderíamos dizer isso a ele.

Como só penso grande, não me abandona a ideia de que poderíamos ter dito a ele para segurar a onda.

O final do clip musical é o momento quando, em seu funeral, tem suas cinzas lançadas ao mar numa grande festa. Essa é uma morte Baleias, afinal a morte é apenas a linha de chegada da última corrida!

Over the Rainbow - Além do arco-íris - Cantada por Israel Kamakawiwo´Olé

Em algum lugar além do arco-íris
Bem lá no alto
E os sonhos que você sonhou
Uma vez em um conto de ninar
Em algum lugar além do arco-íris
Pássaros azuis voam
E os sonhos que você sonhou
Sonhos realmente se tornam realidade

Algum dia eu vou desejar à uma estrela
Acordar onde as nuvens estão muito atrás de mim
Onde problemas derretem como balas de limão
Bem acima dos topos das chaminés é onde você me encontrará,
Em algum lugar além do arco-íris pássaros azuis voam
E o sonho que você desafiar, por que, porque eu não posso?

Inevitável perceber que o cara era Baleias, a música é Baleias e a letra mais Baleias ainda! E pensar que na década de 30 já eram compostas músicas Baleias.

Desejo a todos um grande dezembro, porque esse mês é mágico já me disse uma vez, já há algum tempo, uma pessoa muito querida que entrou na minha vida e nunca mais saiu. 

Desejo um 2011 com emoções fortes, com coração leve e alma corajosa porque o calendário da felicidade só depende de planejar, querer, acreditar e botar para quebrar!!

Quanto ao meu 2011, não sei como superarei 2010, mas a vida é surpreendente e vamos dar um jeito nisso!

Sei que vocês vão dizer: mas ele esqueceu do Wu nos cumprimentos especiais! Claro que não! Eu converso com o Wu todo dia e o sucesso de 2010 foi feito com ele e o feliz 2011 a gente não precisa desejar para o outro, nos vamos fazer de novo, juntos!

Valeu Universo Baleias! Conto contigo em 2011!

19 comentários:

marli disse...

Muito bom o relato, me emocionei, principalmente no inicio do seu poste, felicidades a todos dessa equipe maravilhosa que sempre esta vibrando em energia muito e emana a todos os amigos paz, amor e carinho!!! FELICIDADES a todos os BALEIAS... \o/ eeeeeeeeeeee
que venha 2011 simbora
www.marlipalugan.blogspot.com

TINIL FELIZ MANGUAÇA disse...

Irmãos e Irmãos BALEIAS,
Irmão, Amigo e Parceiro MIGUEL,

Que relato! Que bela letra de música.

Como já lhe disse em bate papo recente,me tornar BALEIAS foi uma das maiores emoções da minha vida.Como me orgulho de representar esta tão simpática equipe.

Obrigado por me receber e dividir comigo tantos momentos maravilhosos durante 2010.

A você, sua família e a todos os irmãos e amigos BALEIAS, UM FELIZ NATAL E UM 2011 COM MUITA SAÚDE, DISPOSIÇÃO E ALEGRIA.

irmascordeiro disse...

Miguel, um abração. Força em 2011, muita saúde, paz, amigos e muitas corridas com amigos. mariana

Ricardo Hoffmann disse...

Arrasou como sempre! Papai Noel Laranja de japona natalina foi demais. Já diria Dominguinhos, compositor Baleias, "isso aqui tá bom demais". Tudo de melhor para todos nós. Bom Natal, e 2011 pleno de realizações. Estar no meio dessa equipe foi a mágica de 2010 e é a garantia de alegria e ótimos momentos para o próximo ano. Abração.

Unknown disse...

Parabéns, Miguel, pela postagem (marcante, como de costume), e a todo o Universo Baleias pela belíssima temporada 2010. Que a de 2011 seja tão feliz quanto. Abraços e BOAS FESTAS a todos!

Sergio disse...

Miguel,
Meus parabéns pela temporada maravilhosa da equipe Baleias e um 2011 tão bom quanto o 2010, se é que é possível. Que você continue irradiando alegria a todos que lhe acompanham.
Grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

E disse...

olá, miguel!
olá, querida equipe Baleias!

que relato, miguel!
de tirar o fôlego!

2010 trouxe pra mim muitas conquistas especiais, muitos presentes maravilhosos! mas o melhor de todos os presentes deste ano é fazer parte desta equipe carinhosa, festeira, alegre, aventureira, e que adora desafios!

conheci esse cantor do vídeo também neste ano de 2010, e fiquei encantada com sua voz melodiosa, que nos faz viajar pra esse lugar mágico que ele canta!

então o número 42 faz parte de seu destino;)
e marcelinho tem um espírito Baleias bem aguçado, percebeu logo o que a numerologia já previa em sua vida;)
não há como fugir desse destino grandioso;)
e quem quer, hein;)

feliz natal a todos os amigos!
boas festas! e que 2011 nos traga muitos desafios e conquistas!

beijão Baleias pra todos!!!

http://elismc.blogspot.com

Mari disse...

Emoções fortes aqui,(tb. não tenho mãe), fico feliz por ter dado minha contribuição de alegria nesse seu 2010, principalmente em ter participado do grupo do fechamento em Caracas, obrigada Miguel por nos proporcionar momentos de euforia e emoções com tantas palavras lindas muito bem escritas no seu maravilhoso blog.

te desejo de coração, a todos os fieis Baleias e porque não aos seguidores deste blob um 2011 muito melhor que 2010.

Unknown disse...

Miguel!!!!!

Fico muito feliz em participar de uma equipe tão especial!!!

Se tornar Baleias foi um presentão!

Desejo um Feliz Natal para todos!

Nos encontramos semana que vem!!!

Abração!

Anônimo disse...

Miguel,
Espero poder encontrar o tal pássaro azul e realizar todos os nossos sonhos. Entre eles, correr mais e sempre feliz.
Superar 2010 será difícil, mas não esqueça da grandiosa festa que será armada em agosto aqui em Recife, na maratona Maurício de Nassau.
Também lembro de mamãe, no interior de Pernambuco, que montava o presépio mas só colocova o menino Jesus no dia do Natal. Espero ter energia para continuar fotografando os amigos e criando relatos interessantes para aqueles que são apaixonados pelo mundo que corre.
Um grande abraço, Feliz Natal e um espetacular 2011!
Gilmar

Alexandre Holanda disse...

Olá!

Pelo relato vocês são um grupo e tanto! Parabéns!

Estou de passagem por BH e sou amigo da Lia (de Fortaleza, CE). Ela foi quem me deu a dica do grupo Baleias.

Eu e minha mulher (que é mineira) estamos passando uns 20 dias aqui e gostaríamos de continuar com alguns treinos aqui.
A Lagoa da Pampulha parece ser o ponto principal. Mas aí vão algumas perguntas e quem puder responder desde já agradecemos:

1. Qual ou quais os pontos mais indicados na Pampulha? Vale qualquer ponto?(Estamos pensando em fazer longões por lá)
2. Qual ou quais outros lugares de BH interessantes de fazer corridas?


Estamos em Lourdes, pertinho do Diamond Mall.

Mais uma vez, agradeço já a quem responder.

Abraços,
Alexandre

Dani disse...

Ah Miguel,

Como sempre nos emocionando em seus relatos cheio de lembranças e emoções belíssimas.

Fiquei feliz em saber que passaremos juntos a virada do ano. Tb fomos convidados pela Ivana e é claro que não pudemos e nem queríamos resistir...rs.

Um Feliz Natal à vc, familiares e Equipe Baleias.

Bjos,
Dani
www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Alberto Peixoto disse...

Miguel
Feliz Natal para vc e toda família Baleias.
Que 2011 venha com muitos desafios para todos.
Grande Abraço

E disse...

oi, miguel!
olá querida equipe Baleias!

miguel, muito legal você ter prestado solidariedade à jornalista e corredora yara achoa no topo do blog Baleias!

é um absurdo o que a yescom fez!
então agora vão querer proibir a gente de contestar, de fazer boicote, de reclamar, de exigir tratamento digno?????

quem não leu a matéria da yara achoa e quiser saber o que a yescom anda aprontando, leia!!!
http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/eu-corro-porque/2010/12/23/a-sao-silvestre-as-medalhas-a-explicacao-oficial-o-twitter-e-eu/#comment-190

deixe seu comentário lá, apoie a yara!

abraços!
http://elismc.blogspot.com

Anônimo disse...

Miguel,
Muitos falam e escrevem sobre o tema. Quem melhor traduz esse sentimento é o Renato Russo, adaptado do poema de Camões:

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...

Você pra mim é AMOR. Demonstrado através de sentimentos nobres como gentileza, dedicação, alegria, contentamento, afeto, generosidade, companheirismo, empolgação, amizade, tolerância, paciência.
É muita sorte de te conhecer Miguel.
A vida me deu esse presente em 2010.
Quem em 2011 nossos laços de amizade se estreitem ainda mais e ultrapassem todos os km que aparecer na nossa frente.
Estou no VALE.
Espero te encontrar no Sul da Bahia.
Beijos. Lana Gomes.

Alexandre Holanda disse...

Oi! aqui vai o email holanda74@gmail.com
Lia me avisou!
;-)

tutta disse...

Olá Miguel e amigos Baleias vim desejar um Feliz e Santo Natal a todos vocês.
E que em 2011 todos possam gozar de plena saúde seguidas de felicidades, paz, amor, harmonia, muitas conquistas, realizações tanto na vida pessoal como profissional, além de muitas vitórias e inúmeros kms.
Um forte abraço e fique com Deus.


tutta/ubbirata-pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Fala Miguel, muito bom o post e bom relembrar dos amigos que fizeram história nas corridas, também desconhecia a história desse artista do vídeo que vc postou aqui realmente foi um grande artista que se foi, que Deus os tenha e espero que este vídeo corra o mundo e atinja muitos os sedentários e que eles mudem e vão praticar algum esporte.

Espero que vc tenha tido com sua família um bom natal, lhe desejo um FELIZ 2011 com muita saúde e correndo muitos Kms.

PS: Esse desenho do papai noel barrigudo já é do passado, pois hj em dia papai noel saiu do sedentarismo e ficou magro...rsss...Pois ele teve que fazer um regime pq da última vez que ele foi acessar a lareira das casas, ficou entalado e os bombeiros tiveram que ser acionado...kkk...


Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

claudio dundes disse...

Este post e de chorar.

Uma honra muito grande para mim figurar entre os homenageados, justamente por quem mais merece elogios.

Linda história do musico Baleias. E bem oportuna também.

Grande abraço meu amigo!!!