MAIS PÁGINAS BALEIAS!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

SENSIBILIDADE, POESIA E GARRA PARA MUITOS E MUITOS QUILÔMETROS. ELIS CARVALHO, DO BLOG "DIÁRIO DE UMA CORREDORA" SE UNE AO MUNDO BALEIAS!

 Querido Universo Baleias.

Elisângela Carvalho, maratonista viciada em quilômetros que consegue transformar seus treinos em poesia e ainda produz um blog de extrema qualidade e emoção agora é BALEIAS!

Inicio esse texto de apresentação com imensa satisfação mas também com receio de não conseguir transmitir aqui nesse espaço a felicidade que foi sua entrada na Equipe Baleias.

Acho que ninguém duvida do carinho que tenho por essa Equipe e como gosto de estar ao lado dos amigos e ter sempre mais amigos para correr conosco. Mas a chegada de Elis foi mesmo muito especial porque o carinho demonstrado por ela foi tão grande que nos deixou receosos de não corresponder, e mesmo decepcioná-la. Mas prometi não deixar a peteca cair e vou fazê-lo.

A afinidade de Elis conosco já vem de algum tempo demonstrada nos comentários recíprocos em ambos os blogs, na amizade com Dona D. e Cláudio Dundes e no carinho que sempre demonstra quando se refere  à Equipe Baleias. Certa vez em um comentário no blog Elis disse que se não tivesse uma ligação com outra  equipe pensaria em se juntar a nós, no que respondi: 

"Elis, só para deixar registrado, se algum dia, por algum motivo, você deixar a equipe "Os Travados", o seu lugar está garantido entre Baleias. Não é um assédio a corredora de outra equipe apenas uma homenagem a quem é Baleias no jeito de ser.  Abraço."

E com isso os contatos continuaram blog a blog mas não se tocou mais no assunto.
 
Há três semanas recebi o email direcionado à Equipe que me deixou mais feliz nos últimos tempos. Tenho que transcrevê-lo  aqui  para que todos tenham idéia de nossa felicidade e minha em especial.

"Assunto: ainda cabe mais um?;)
oi, miguel!
Vinha pensando em ser Baleias desde que os conheci...
me vi cair de amores ao primeiro mergulho na imensidão coral dos Baleias;)
e me encontrei nessa imensidão...
quero fazer parte da trama do manto coral... e deixar que meus poros se mesclem aos fios, para fazer desse manto a pele que envolverá meus sonhos pelas estradas...
Elis"

Claro que fiquei maluco de felicidade, pois, como já afirmei aqui algumas vezes e venho sustentando há anos, sou gordo mas tenho sentimento. Os sonhos de Elis pelas estradas são também os nossos sonhos.

Elis chega num momento muito acertado porque seu gosto por muitos quilômetros vem de encontro ao Projeto Baleias Comrades 2012 para o qual ela chega em condição privilegiada pois o gosto pelo treino de longa distância está evidenciado em seu blog em quase todos os relatos.

Nosso Projeto Baleias Comrades 2012 tem crescido tanto, embora vários dos participantes ainda não tenham sido informados que estão dentro, que já estamos pensando em ir em dois carros, dividindo o volante, para não cansar.

Elis tem o começo nas corridas muito parecido com muitos de nós, com a ideia de perder alguns quilos que irritam por estarem no lugar errado e com isso encontrou uma proposta na revista Boa Forma que em três meses passaria da  caminhada aos 10km e ainda deixaria no percurso os 10kg!!!

Elis nos disse que achou a proposta tentadora pela rapidez, mas tinha um problema: exercício físico era algo impensável já há anos e não imaginava nada mais chato do que correr, quanto mais chegar a 10 km.

Mas em janeiro de 2007, não tendo jogado a revista fora e como parte das promessas de ano novo, resolveu tentar. Demorou 6 meses para conseguir correr 1 hora seguida e isso somou 8km, mas sentiu-se a mulher mais poderosa do universo. Essa menina sempre foi Baleias. Ah! E os 10 kg.? Imagino que todos queiram saber. Segundo Elis todo ano, no verão, novo projeto se inicia.

A virada total veio em agosto de 2007, em Brasília, na primeira prova de 10km: a V Corrida Duque de Caxias. 
"Foi uma experiência que posso chamar de transformadora, pois nunca mais me senti a mesma...
E eu, que me esforçara tanto pra concluir os 10km em 1h06min, comecei a sonhar com mais..."

Elis conta mais de seu início e novamente emociona o coração Baleias:

"Queria participar de mais corridas...
E comecei a pesquisar na internet como eu poderia fazer pra melhorar meu tempo.
Meu único treinador até agora foi Mr. Google.
Devo ao Google e sua poderosa ferramenta de busca quase tudo o que sei sobre corridas, treinamentos, planilhas... e Baleias;)"


A vida se seguiu em Brasília com muita corrida e certamente com seu DNA deixado em passadas no Parque da Cidade e no Eixão Sul na companhia dos grandes amigos da Equipe Os Travados, da Capital Federal. 

No início desse ano de 2010 Elis mudou-se para Barueri/SP e logo retomou os treinos inscrevendo-se para os 25km da Maratona de São Paulo. Mas a moça é guerreira, e nesse ponto mais do que eu e Wu que demoramos três anos para estreiar em maratonas, pois ao fazer um treino de 30 kms gostou tanto que mandou um email para a Yescom solicitando alteração de sua inscrição para a prova principal.

Aí o mundo prudente que a rodeia resolveu reagir. É sempre assim. Mas quem reagiu foi ela:

"Não gostei!
Por que insistimos de chamar de loucura o que não compreendemos???
Ninguém percebeu que eu queria mesmo correr aqueles 42km... era um sonho antigo... que vinha lá daquela paixão inicial pela qual fui tomada ao correr meus primeiros 8km!
Sonho tantas vezes adiado, porque eu lia muito, e sempre diziam que tinha de ter tantos anos de experiência em corrida, mais um tanto de participações em provas, que tinha que estar em dia com a balança... e todas essas verdades que encontramos difundidas nas revistas, na internet...
Já sabia que meu coração aguentaria, pois em 2009 fizera eletro, teste ergométrico, ultassonografia e até mesmo um holter 24h, tudo pra saber como estava meu coração.
Não dava mais pra esperar... eu ia correr aqueles 42km de qualquer jeito!"

Dá-lhe Elis, grande garota!!

O blog foi iniciado pouco antes da maratona.
Elis esclarece a criação do blog onde ela além de relatos, notícias e fotos coloca emoção e poesia: "precisava de um espaço onde pudesse escrever sobre aquela emoção toda que tomava conta de mim".

Segundo Elis a estreia em maratona foi dura:
"Confesso que levei uma surra da Maratona de São Paulo. Do km 36 ao 38 era constantemente atormentada pela ideia de pegar um taxi. Pensei que era mesmo louca. Já que eu estava ali, ia terminar a prova na raça mesmo...Naquele momento, eu queria aquela medalha dos 42km mais que tudo no mundo! E consegui! Foram 5h14min de muita luta."

Mesmo com a dureza da prova Elis conta que não parou mais de sonhar com a próxima maratona.

E o mês de agosto de 2010 foi um delírio na vida de Elis. No início fez sua segunda  Meia Maratona, em São Bernardo do Campo, e terminou em 2h03m. 
Perceba, Universo Baleias, a evolução dos tempos. E olha que a moça parou nos 21 km para tirar uma foto.

No dia 22 numa edição paulista da sua prova de estreia em Brasília, Corrida Duque de Caxias, recebeu o primeiro troféu, o início de um momento que se repetiria em sua vida ainda nesse abençoado mês de agosto.

A foto que inicia esse texto é o registro desse momento.

E no último final de semana, para coroar o mês de emoções, Elis enfrentou mais uma maratona, agora a 2ª Maratona das Praias em Bertioga-SP. 
Com a presença da família (fator mais importante para ela no cômputo do final de semana) que já se acostumara com seu amor pela alta quilometragem venceu o desafio com o tempo de 4h23m, se divertiu como nunca pois já estava bem treinada e abocanhou troféu na faixa etária numa das maiores emoções de sua vida.
 
Numa clara declaração Baleias Elis resume tudo: "naquele instante, ali, naquela praia, eu tinha tudo que precisava pra ser feliz: família, amigos e corrida;)".

Elis esclarece que no momento a maratona é considerada a melhor distância do mundo, mas que quer muito mais e pretende estreiar na ultramaratona em maio de 2011 no Desafio Bertioga-Maresias/75 km,  categoria solo. Alguém duvida do sucesso da empreitada?

Mas o principal e mais forte objetivo de 2011 é em outubro: "quero muito estar preparada pra enfrentar a prova que me enfeitiçou desde o primeiro momento em que li sobre ela: o Desafio Praias e Trilhas..."

Essa moça é danada, porque essa prova é considerada a mais difícil do Brasil. 

Com uma simplicidade fora de série Elis diz que "para realizar esses sonhos, sigo fazendo o que mais gosto: correr!!!!  Principalmente correr longas distâncias....Principalmente correr longas distâncias por aí, em trilhas, rodovias, estradas de terra... E sempre em ladeiras;) Sempre;)".

Elis segue diversificando seus treinos, passeando por lugares de alguma forma especiais, visitando outras cidades, planejando rotas como nunca, buscando mais e mais que as distâncias se tornem um exercício de prazer e satisfação e signifiquem quilômetros ricamente percorridos. 

Uma das características mais interessantes que acho dos treinos de Elis é a função que ela deu para sua caixa de correio: um ponto de abastecimento num percurso de 10 km que criou para longões. Passar em frente de casa e não entrar é somente para fortes.
 
A ideia é brilhante sob todos os aspectos, práticos e efetivos sem que seja necessário explicar porque, e  no forte simbolismo que carrega, pois o local onde chegam as notícias do mundo está no apoio aos treinos que nos possibilita, e por isso leva, de encontro a esse mesmo mundo. Nada mais Baleias num simples treino!  
  
Embora nem precisasse explicar, porque sua simpatia e gentileza são bilhetes de entrada para qualquer local do mundo onde existam pessoas de bem, Elis em carinho impar diz o que a aproximou da Equipe Baleias.  A atenção conosco é tão emocionante que deixar de trazer aqui suas palavras não seria justo com o mundo que gosta e vibra com o jeito Baleias.

"Nas minhas buscas pela internet, conheci os Baleias!
E fiquei fascinada!!!!!!!!!
Pelo espírito aventureiro com que saem em busca de corridas em solo nacional, ou estrangeiro...
Sempre levando na bagagem alegria e garra...
Colorindo as provas de que participam com seu manto...
Quero pra mim essa sensação de estar numa grande família, que tem em seu sangue coral o amor às corridas...
Quero um pouco dessa felicidade suprema de correr entre amigos..".


Seja muito bem vinda Elis. Você chega com a missão de guiar o grupo Baleias que pretende cumprir o Projeto Comrades 2012 e já chega forte, como seus treinos, no cargo de Superintendente Mundial de Ultradistância, assumindo, como uma verdadeira cientista das corridas, a SBPC (Superintendência Baleias para Comrades).

Não digo mais que nossa Equipe ESTÁ em festa com a chegada de Elis. Digo que nossa Equipe CONTINUA em festa com a chegada de mais uma maratonista. Em uma semana noticio no blog que Vivi tornou-se maratonista e que Elis, outra maratonista, chegou. O que mais o CEO Baleias pode  pensar para manter nas alturas o clima de celebração Baleias. 

Vamos aguardar porque é tudo muito bom e muito surpreendente!

Mais um vez, feliz da vida, despeço-me, reiterado a Elis o agradecimento pelo carinho.

Miguel Delgado.

14 comentários:

Anônimo disse...

Miguel,
Novamente afirmo que em breve o mundo todo será BALEIAS. Já imagino uma famosa corrida internacional cheia de camisas alaranjadas vestindo as pessoas mais simpáticas do mundo.
Elis, parabéns pela escolha, você merece se juntar a essa grande equipe. Acho que será um time forte nas pistas e nos blogs. Sucesso para vocês!
Gilmar

E disse...

querido Miguel,
e amigos Baleias...

estou emocionada com tamanha generosidade, e com a acolhida!

essa paixão que sinto pela corrida e pela Equipe Baleias se renovou aqui, neste momento tão especial, recebendo com a alma em festa esse presente que é fazer parte da equipe!

espero espalhar pelas pistas, provas, estradas o sorriso marca registrada Baleias:)

onde quer que eu esteja, vocês encontrarão uma amiga, pronta a dividir com vocês kms e sorrisos;)

espero ser digna do cargo de SBPC... vou treinar muito pra fazer bonito lá na Comrades... certamente pintaremos com a alegria coral aquela estrada;)

obrigada!

um grande abraço,
da elis, que adora ser Baleias;)

Unknown disse...

Parabéns Elis!!!

Seja bem vinda!!!

Beijão!

Dani disse...

Oi Miguel. Lindo o post sobre a Elis, vc como sempre muito generoso nas palavras e educadíssimo!!! Como já disse e retorno a falar esse equipe irá invadir todos os estados.
Bjos,
Dani

irmascordeiro disse...

Muito legal o post. A Elis é uma simpatia. Uma daquelas pesoas que teremos que encontrar em uma Maratona dessas em breve. Como você Miguel, que agora eu preciso conhecer. Um abração. Nos seus planos para 2011 não vi Pernambuco. Uma pena. Venha nem que seja para só passear. Mariana

Rodrigo Xavier disse...

A Elis simplesmente é o máximo! Escolheu uma bela família e a equipe Beleias ganhou uma jóia do mundo "corristico".. rssss

Essa garota nos inspira...

Parabéns e boa semana.

Rodrigo Michel Xavier
http://meucorpoativo.blogspot.com/

Unknown disse...

Parabéns a equipe Baleias e a minha amiga Elis! Uma corredora exemplar, guerreira, um humor fantástico, boa gente, e que agora veste a camisa laranja!!! Miguel o relato me encantou pela honestidade desta mulher, é meta atrás de meta, é conquista, é suor e muita a alegria. Parabéns a equipe pelo trabalho, pelos corredores e a vc Elis, tudo de maravilhoso para ti!! Estarei torcendo para ti, para a equipe Baleias, e sempre que tiver a oportunidade estarei ai com vcs, a cada km... bjs, pri

Ricardo Hoffmann disse...

Elis!! Que aquisição! É festa atrás de festa! Baleias eternamente de ressaca. Sinta-se em casa Elis, como sabe, o ambiente é familiar. Mais uma nos 42km. Dominaremos.

claudio dundes disse...

Miguel,

Não tinha tinha como a apresentação ser singela. A Elis é toda poesia, toda doce e amiga. Companheira de toda hora. Amável e uma Santa, porque aguentar o Claudião surtando no meio do treino não é para qualquer um.

Parabéns a Equipe. Pela Jóia de insuperável quilate!

Um abraço do Claudio Dundes
Chefe de Torcida da Equipe Ex-Sedentário e Parceiro Baleias.

claudio dundes disse...

Miguel,

Não tinha tinha como a apresentação ser singela. A Elis é toda poesia, toda doce e amiga. Companheira de toda hora. Amável e uma Santa, porque aguentar o Claudião surtando no meio do treino não é para qualquer um.

Parabéns a Equipe. Pela Jóia de insuperável quilate!

Um abraço do Claudio Dundes
Chefe de Torcida da Equipe Ex-Sedentário e Parceiro Baleias.

Lia disse...

Elis,
parabéns por todas essas conquistas e pelas que ainda virão.
Mas não é você minha conterrânea?
Então temos mais um cearense na equipe?

Lia

Enio Akio Yuhara disse...

Salve, salve BALEIAS!!!
Salve Elis!!!
Bem vinda à equipe!!!
Dias atrás li o seu blog narrando o seu treino de Barueri/Santana de Parnaíba. B a b e i!!! Que maravilha de treino!!!
Muitas aventuras,muitas amizades, muitas corridas e muito humor são características que unem os dois blog's. Ve-la treinando com o manto coral, juntamente com o Claudio Dundes e a Ivana-Dona D, foi muito legal!!
Parabéns Elis! Parabéns BALEIAS!
Compartilhar cada quilômetro com vc's é, e sempre será, um imenso prazer!!!

Salve Miguel!!!
A chegada da Elis mostra como a equipe vem se tornando especial no mundo das corridas.
Wooohooo, É isso aí, BALEIAS!!!
Grande abraço!!
Enio

Luciana disse...

Oi Miguel, adorei o post sobre a Elis, ela é realmente especial!!!

Vi que vc mora em BH, sou mineira mas moro em Goiás. Na Pampulha estarei aí e será um prazer ver estes alaranjados de perto.

Lu
www.lucorredora.blogspot.com

tutta disse...

Parabéns a equipe Baleias por ter ganho mais este "reforço" do mundo corrístico.
E parabéns a Elis, por ter escolhido uma dsa equipes de corridas charmosas e simpáticas deste meio.
Vocês concerteza se darão muitíssimo bem.
Desejo muito sucesso e muitos kms à Elis e aos Baleias.


tutta
www.correndocorridas.blogspot.com
Twitter: @tuttacferreira