MAIS PÁGINAS BALEIAS!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A CONSAGRAÇÃO BALEIAS - 28ª VOLTA AO CRISTO EM POÇOS DE CALDAS - MG!

Foi uma festa memorável. Um maravilhoso final de semana onde a Equipe Baleias fez muito do que sabe melhor fazer que é se divertir correndo.

O final de semana mostrou também que a Equipe Baleias além do crescimento que vem experimentando em número de integrantes vem sendo conhecida mais e mais no meio dos corredores de rua. 

A Equipe Baleias foi reconhecida nas pistas, nas ruas de Poços de Caldas, o blog foi elogiado, fomos procurados para falar do Desafio das 6 Maratonas  e em momento de puro êxtase a Equipe foi procurada pela revista Contra-Relógio e também pela TV de Poços de Caldas .

Mas o relato Baleias não pode ser conciso e deve começar onde tudo começou...

Marcamos de já estar na saída de Belo Horizonte às 06.30 hs da manhã de sábado e às 07.00 hs os três carros já estavam rodando na Fernão Dias rumo ao Cristo de Poços de Caldas. Olício sairia de Belo Horizonte, de ônibus, somente às 14.30 hs.. Ênio Akio sairía de São Paulo, Cael Delgado de Juiz de Fora e Walasce Lemos de São Gonçalo do Sapucaí. Nessa última cidade citada uma paradinha rápida para pegar Felipe Beluga amigo dos Baleias desde a São Silvestre e autor da foto abaixo.
Chegamos perto de 13 hs e a turma da foto foi direto buscar o kit. Ênio Henriques foi direito para o hotel.
Logo logo a Equipe Baleias já instalada e em traje de passeio completo foi andar pela cidade. Na foto acima Baleias tentam entender como o relógio floral funciona e discutem avidamente se regar as plantas não atrapalha o relógio.
 
 Alexandre, que se preparou dois meses para a viagem e esqueceu de levar calção para a corrida e Felipe Beluga, amigo Baleias, se afeiçoaram ao monumento ao Soldado Brasileiro.
Uma parada para escutar uma Orquestra de Violeiros no coreto da cidade porque Baleias também é cultura.
 
No hotel descobrimos que estávamos hospedados junto com a elite da prova. É disso que a Equipe Baleias gosta. Se não dá para ficar na elite na largada, no hotel para nós é uma festa. Na foto acima com a simpatissíssima Maria Zeferina Baldaia que gentilmente não recusou a nenhum dos inúmeros pedidos de fotografia da Equipe Baleias.

Na foto abaixo o etíope Tekalegn Tebelu Abebe, o tanzaniano Marco Joseph Marco e o queniano Stanley Kipleting Biwott que ficaram muito nossos amigos.
A Equipe Baleias pode orgulhosamente dizer que tem amigos no Quênia, na Etiópia e na Tanzânia. 

E que ninguém duvide que um dia os Baleias correrão no Quênia e na Etiópia, berço dos nossos amigos e também de Paul Tergat e Haile Gebreselassie, idolos de todos que correm. A Africa é continente irmão e amigo da Equipe Baleias.

No começo a conversa foi difícil com nossos novos amigos em face das barreiras da língua. Pedro, meu primogênito, corredor Baleias que estreiaria na distância foi me ajudando no contato. Mas eis que de repente, não mais que de repente, surgiu Ênio Henriques Júnior e abusou da língua da rainha e estreitou o contato. 

Ficou a sensação de que Ênio está desperdiçado e com isso imediatamente foi nomeado para uma das Diretorias Internacionais da Equipe Baleias - Regional Pangeia.
  
Marcelinho meu caçula, para quem a barreira do idioma é detalhe insignificante, ficou muito amigo dos nossos amigos e praticou os esportes que estão ao seu alcance e eram apreciados pelos corredores de elite.
  
Não há dúvida de que Marcelo foi quem mais aproveitou a companhia dos nossos novos amigos
  
Carlos Henrique Maciel representando os Baleias cruzeirenses mostrou intimidade com o técnico do Cruzeiro Alexandre Minardi em animada conversa sobre os amigos comuns.

O hotel escolhido não poderia ser melhor. A cada momento novas emoções.
 
Acima nosso amigo Tião Moreira chega com seu amigo corredor e vira alvo de outras lentes concedendo tal honraria à Equipe Baleias. Na foto a presença à direita de Wanderley maratonista de Belo Horizonte que veio num carro Baleias e nos acompanharia durante todo o final de semana.
 
O jantar Baleias de massas. Parece espelho, mas o restaurante é grande mesmo.
 
Amanhece o dia e Cael Delgado fica um pouco na dúvida se conseguirá alcançar o Cristo que é visto da janela e se posiciona bem no alto da colina.
Nosso grande Wu fica pronto para a largada e registra a famosa foto do "antes" que dessa vez ficou sem o "depois".

O café foi uma festa e na saída para prova encontramos novamente nossa grande amiga Maria Zeferina Baldaia, a alegria personificada.

A sequência de fotos abaixo, registrada por várias máquinas Baleias, dá uma idéia do clima e da alegria existente no hotel e no final de semana. No momento Olício, de boné claro ao centro, que chegara às 23 horas do sábado já se encontrava integrado à Equipe.
A Equipe com Baldaia e Stanley:
 
Marco Joseph surge e integra a foto:
  
Por fim nosso grande amigo Abebe também integra a foto:
 
Ailton nosso recordista em perda de quilos (41 em 11 meses) não se contentou e quis tirar  uma foto sozinho com Baldaia.
 
Na chegada à concentração, também conhecida hoje em dia como "arena do evento", uma grata surpresa para toda a Equipe Baleias. O simpático Vicent Sobrinho, da revista Contra-Relógio, conhecida entre nós como "Oráculo dos Baleias" nos procurou para saber da Equipe. Perguntou também por nossos amigos Focas de São Paulo mas não tinhamos visto nenhum.
 
E o boné? Parece que foi combinado.

É necessário registrar a simpatia do Vicent Sobrinho que faz com que a revista fique ainda mais  próxima dos corredores e resolve também o problema da oscilação do humor do Tomáz Lourenço que um dia conversa muito com a gente e na outra corrida fica meio lacônico e o papo não rende.

Mas não posso deixar de dizer que o Tomáz sabe tudo e é o principal orientador da Equipe Baleias, principalmente quando escreve a seção "Contra Corrente". 

E mais supresa vinha ai. A TV Poços de Caldas procurou a Equipe para uma entrevista. Eram tantos laranjados dando gargalhada que acho chamou a atenção.
O Conselho Superior da Equipe Baleias, reunido às pressas, me indicou para conversar com o pessoal da TV. Fiquei muito honrado com a gentileza da Equipe respondi as perguntas e no final pedi para mandar um abraço para o meu pai, minha e mãe e para você! 
A Equipe Baleias, em formação completa na largada em Poços de Caldas, com Myla Vitacchi e seu amado Vita. Uma honra conhecer a corredora que gosta de desafios.

Para o início da prova Ênio Henriques se despede da amada esposa Angela Henriques que atuou no apoio Baleias durante todo o final de semana e olhou Marcelinho durante a prova e despede-se também seu filho Ênio Neto. Sobre o garoto uma anotação especial após a foto.
Acostumado a ficar dormindo no horário de largada das provas, e por isso não tivemos fotos na prova Garoto em 2009, Ênio Neto durante o jantar de massas foi instado por Miguel Delgado a comparecer à largada para sentir o clima da prova e também o clima Baleias de corrida de rua com vistas a ingressar no esporte.

Para nossa alegria Ênio Neto disse que iria começar nuns trotes e quem sabe animar a correr junto conosco. Mais e mais razões de júbilo para nossa Equipe no final de semana. E olha que partimos da frase do jovem no sábado à tarde: "corrida não é minha praia não"

Uma vista do Estádio Muniicipal Ronaldo Junqueira o "Ronaldão", onde chegaríamos triunfalmente se tudo desse certo.
Iniciada a corrida Ênio Akio, nosso Baleia Paulista, deu uma puxada para gentilmente registrar os Delgados correndo. Miguel, seu irmão Cael e o primogênito Pedro.
 Eta subida! Novamente foto de Ênio Akio. Miguel Delgado e seu filho Pedro.
Um dia explicarei nesse blog a alegria que é correr ao lado do filho. Tenho que agradecer de público: Pedro, meu filho, muito obrigado pela alegria que tem dado a papai!
Acima nosso Baleia Paulista Ênio Akio Yuhara transbordando de felicidade ao ver o tamanho do morro que teria que subir. Carlos Henrique teve que bufar para tirar essa foto no sopé da montanha.
Mas Ênio retribuiu e clicou Carlos Henrique para a posteridade.

Abaixo o registro da chegada de nossa amiga Baleia corredora Andréia, esposa do Valdomiro também corredor Baleia.
A chegada triunfal de Walasce Lemos que venceu duas montanhas, Lambari e Poços de Caldas, em menos  de 15 dias. O amigo corredor foi informado que o calção Baleias é preto.
 
Na chegada a Equipe completa. Entre mortos e feridos salvaram-se todos.
 
Na foto acima com a Equipe Baleias Wanderley, Felipe, o Beluguinha e César, filho de Walasce. Tem também só a metade de Ênio Neto.

No seio da Equipe Baleias o vencedor foi Alexandre, com Olício em segundo, Valdomiro em terceiro, Ailton em quarto, Wuneni em quinto, Ênio Henriques em sexto, Pedro em sétimo, Miguel em oitavo, Ênio Akio em nono, Andreia em décimo, Carlos Henrique em décimo-primeiro, Walasce em décimo-segundo e Cael Delgado em décimo-terceiro.

Ailton não se aguentava de felicidade de ter passado Wu no último km. Vamos ver como ficará o futuro. Wu não costuma deixar barato e tem enorme capacidade de superação.

Andréia ficou em 1º lugar Baleias na categoria Feminina.

Miguel e Ênio Akio chegaram mais uma vez juntos como na Pampulha e São Silvestre.
  
Ênio Henriques com nosso amigo Stanley, vencedor da prova.
 
Marcelinho com nosso amigo Abebe.
Carlos Henrique com João Gari e João da Bota, esse buscou o 2º lugar na corrida, depois do bi-campeonato nos anos anteriores.
Miguel Delgado, já pronto para voltar para casa, com a vencedora, a etíope Zeneiba Hasso Hayato.
Na saída uma foto final com os corredores de elite e ainda com os dois novos Baleias que chegaram na Equipe em Poços de Caldas pelas mãos de Ailton. Nilton  Esteves, com  a camisa mais Baleia do Circuito das Estações, o quinto adulto da esquerda para direita e seu irmão Toninho Salvador, o penúltino na foto, na mesma sequência.  Os corredores estiveram conosco hospedados no mesmo hotel.

Dois irmãos corredores de nossa vizinha Contagem que chegam na Equipe com promessa de dar um calor na turma das primeiras posições Baleias.  Será a terceira dupla de irmãos corredores na Equipe Baleias. Sejam muito bem vindos.
Antes de irmos embora a reconquista do Cristo, agora como turistas Baleias. Alexandre, dentro do bondinho do teleférico no meio do caminho, informou que não gostava do passeio. Ninguém entendeu porque ele foi entrando.
 
Para encerrar o registro da última homenagem recebida em Poços de Caldas. O bondinho do teleférico também é Baleias e tem o número de minha inscrição na corrida.
Esse foi um final de semana que ficará eternamente nos corações Baleias. A Equipe voltou animada fazendo várias combinações, planejando novas viagens. 

Valdomiro e Andreia, Alexandre, Carlos Henrique e Ailton decidiram estreiar nas maratonas.
Carlos Henrique foi nomeado Superintendente Mundial de Eventos e Logistica da Equipe Baleias e ficará a seu cargo planejar a Maratona do Rio de Janeiro em julho.

Ficou uma sensação em todos de que no ano que vem a chance de Poços de Caldas nos receber  novamente é algo em torno de 99%.

Esse registro contém fotos de vários membros do Apoio (Wuneni determinou o banimento da palavra staff  para que utilizemos sempre que possível termos no Português) Baleias, por isso agradecemos a Angela Henriques e Ênio Neto, Felipe Beluga, Marcelo Lopes Delgado e Lívia Lemos. Agrademos também aos  transeuntes, cidadãos de Poços de Caldas e garçons que também foram acionados para fotos.

Fica nosso obrigado também a Meire e demais funcionários do hotel Poços de Caldas que muito bem trataram  a Equipe.

Peço, por fim, desculpas por eventuais omissões e falhas no registro, mas é que aconteceu muita coisa.

Abraço a todos os amigos e amigas Baleias e amigos e amigas da Equipe Baleias.

Miguel Delgado.

11 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Magistral! O carisma de vocês é algo formidável. Não tenho dúvidas que muitas coisas boas estão por vir em 2010. Belo relato, com sempre. Abração.

G.M. disse...

Bacana esta interação com o pessoal da elite, amigo Miguel.
Parabéns pela participação e por conseguir introduzir o(s) filho(s) na nobre atividade física.
Congratulações !
Ass.: Guilherme.

Gilberto Lobato disse...

Miguel,

Parabéns a você e a todos os integrantes do Baleias pelo sucesso da equipe.
Abraços ao Pedro e Marcelo.

Lobato - Amigo Baleias

Paulo Sobral disse...

Muito legal Miguel, esse seu relato,sua interação social e desprendimento de fazer com muita paixão essa arte de correr.As vêzes,só quem corre entende!!Abs e apareça pelo Recife!!!Paulo Sobral(Acorja)!!pfersobrals@yahoo.com.br

Kleber RG disse...

Puxa! Que belo relato, amigos! Curti demais todas as fotos e a presença das celebridades entre vocês! Deu para ter uma boa noção do que é esta prova, já que pretendo participar dela um dia, talvez no ano que vem...

Abraço e parabéns a todos!!!
Kleber RG
"Vida Corrida" http://kleber-rg-runner.blogspot.com

MYLA VITACCHI disse...

Eu tenho muito a agradecer a todos voces dessa equipe maravilhosa. Que cada dia que passa me apaixono mais e mais por voces e pela dedicação que percebo que tem pela corrida. A recepção que tive de voces foi inimaginável..Torço para que cada dia mais possam participar de muitas corridas para abrilhantar ainda mais a corrida de rua no nosso país.
Parabéns a todos pelo excelente desempenho. e principalmente pelo filhão que correu com voce Miguel. Eu ja tive o prazer de ver o meu também em uma corrida comigo e sei o quanto nos enche de orgulho. Espero que o seu continue firme pois sabemos que o esporte é um caminho seguro onde se aprende a ter, disciplina, auto-controle e determinação. E isso é uma base importante demais hoje em dia. Que Deus abençõe para que tudo continue sendo assim.
O Vita agradece muito o apoio de todos, e manda dizer que também gostou muito da recepção calorosa que tivemos. Obrigado por ter colocado nossa foto aqui no Blog foi uma honra estar com voces.
Um grande abraço a todos

MYLA E VITA

Jorge Cerqueira disse...

Miguel Parabéns a vc e a todos da Equipe Baleias pela consagração na Corrida da Volta ao Cristo, to gostando de ver a equipe tá crescendo rápido amigão...Brilhante e com maestria com tudo que vc demonstrou nesta prova desde o início até o final...Esse é Miguel...
Agora é se recuperar e pensar no próximo objetivo.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Anônimo disse...

Excelente Relato Miguel.

Vc tentou aliciar esse pessoal da elite para que se unisse à já prestigiosa equipe Baleias? Com entrevistas para revista e TV, logo logo vcs vão ter que abrir fila de espera para aceitar novos membros!

Parabéns pelo resultado, pela festa e por ter contado com a família na corrida. Deve ser realmente inenarrável.

Abs,
Shigueo

FILIPE O BELUGINHA disse...

isso ae miguel!! ate outra corrida e que todos nos estejamos la para ganhar ..um abraço beluguinha

MYLA VITACCHI disse...

Boa noite amigo,

Obrigado pelo recado no meu blog, é lidar com tanta gente complicado rsrs tem dias em que aquela comunidade me dá muita alegria, mas tem dias que a se decepciona né. Já por isso eu tenho os amigos corredores espalhados pelo brasil em blogs, twitter, sites etc. como voce
que ajudam a gente a levantar a cabeça e mandar bala no asfalto pra esquecer rsrs.
Valeu amigo...
abração pra voce e boa semana

Ivo Cantor corre e conta disse...

Sensacional o relato. Bom humor, ótimas tiradas do começo ao fim. Pensei que só eu observara as oscilações no humor de T.Lourenço mas agora percebo que a Equipe Baleias tem um agudo senso de observação, qualidade muito importante no que tange às estratégias de corrida. Parabéns pelo blog, pelos resultados, pelo companheirismo dos participantes. A referência pai-filho é comovente. É só para quem conhece. Parabéns!