MAIS PÁGINAS BALEIAS!

domingo, 16 de outubro de 2011

MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU 2011 - BRASIL E COLÔMBIA, BALEIAS E CLUB OLIMPUS, REPRESENTAÇÃO DE ALTO NÍVEL NA PROVA QUE É DO NOSSO CORAÇÃO!! Por Ênio Akio Yuhara.

Estimado Mundo Baleias.

A maratona de Foz do Iguaçu sempre foi prioridade minha e do Wu, porém, como Wu queria passar no Portão de Brademburgo teve que optar e assim, nesse ano, faltamos a essa festa maravilhosa para correr em Berlim.

O relato de Berlim e Budapeste vem por aí, mas a Maratona de Foz do Iguaçu continua prioridade para o Mundo Baleias, bem como são prioridade nesse espaço as maratonas brasileiras.

Apresento aqui no blog Baleias o relato da Maratona de Foz do Iguaçu escrito por aquele que é conhecido como o que há de melhor no Mundo Baleias, Ênio Akio Yuhara, o Japa, aquele que comprova a cada um que o conhece a coerência de sua fama.

Miguel Delgado

"SEU" ÊNIO ATINGE O CÉU AO VIRAR CEO BALEIAS (INTERINO!!!) NA MARATONA DE FOZ DO IGUAÇU 2011!!

Ser CEO Baleias é bom demais da conta!!!

Parece que toda sorte e felicidade do mundo convergem para a gente. Mas antes, deixe-me explicar como essa honraria caiu no meu colo.


A cúpula Baleias (CEO Miguel; Secretário-Geral Wu; Diretores de Velocidade Tinil e Ricardo Ramos; e demais membros da grande comitiva Baleias) estava de partida para Berlim para participar da maratona e, também, por sugestão de Gilmar Farias, fazer a maior contratação do atletismo brasileiro: trazer Haile Gebrselassie para a equipe Baleias.

Portanto, em razão de sua ausência no país, Miguel me incumbiu de ser o representante da equipe na Maratona de Foz do Iguaçu, juntamente com a nossa Miss Baleias Meire, que na ausência de Zilda, esposa de Wu, se tornaria a 1ª Dama Baleias (também interina!!! O Marcos, bonitão da Meire, não foi para Foz e acabou perdendo a oportunidade de aumentar o seu destaque!)


Miguel me passou algumas orientações inerentes ao cargo, sendo que a mais importante era: Uma missão diplomática!!!

Eu e Meire deveríamos recepcionar o colombiano Edgar Hernan Guevara e sua esposa Marta, para que o casal tivesse uma boa estada em nosso país. Seria uma retribuição ao carinho com que eles prestaram a Miguel e Wu na etapa colombiana do Desafio Sul-americano.

Edgar é um dos membros da Asociacion de Atletismo Máster Club Olimpus que organiza várias corridas na Colômbia, dentre elas: a Maratona de Bogotá e a Vuelta a La Isla de San Andrés (esta última ele disse que é im-per-dí-vel!!! Vi algumas fotos da ilha no Google. Uau!! Meu Deus!!!!)

Edgar já correu diversas provas no exterior, dentre elas a Maratona de Nova Iorque e o Mundial de Atletismo Máster na Finlândia. Aqui no Brasil, vai completar a sua 20ª maratona e ser o primeiro colombiano a correr a Maratona de Foz do Iguaçu.

A Maratona de Foz para mim é sagrada, sempre digo que a minha estréia na maratona foi justamente a 1ª Maratona de Foz, portanto começamos juntos no mundo da Bela Distância. E para ela faço questão de tirar férias no serviço para curtir o passeio em Foz.

Cheguei em Foz do Iguaçu na quarta (21/09) por volta das 15h30 e aí que a tal sorte de CEO começou a funcionar. O pessoal do hotel me disse que as lojas no Paraguai começam a fechar às 16hs e que às 17hs fecha tudo. Fui lá rapidamente para comprar uma câmera para usar nas corridas. E não é que deu tempo!!! Já na volta, de dentro do ônibus, avisto um cartaz anunciando o show de Almir Sater em Foz em uma única apresentação. 
No dia seguinte vou rapidamente para o local de venda dos ingressos. Andei pra caramba, e iluminado como estava, consegui o ingresso. Na volta aproveitei e troquei alguns Reais por Pesos argentinos. Programei um passeio pelas Cataratas do lado argentino  
Fui de ônibus até a rodoviária de Puerto Iguazu e de lá mais um ônibus até as cataratas.
Não importa de que lado você está (brasileiro ou argentino), o poder das águas e a beleza das cataratas é impressionante. Aqui, ao fundo, avistando o Porto Canoas, local da premiação e comemoração Baleias na maratona.
Voltei rapidamente para o hotel. Uma ducha e fui para o show.

Duas décadas tentando assistir um show dele e justamente em Foz que eu consigo. Sorte de CEO. 
Valeu esperar por tanto tempo. Que show!!!

Na sexta-feira me encontro com Edgar na Casa do Turista, onde ele estava hospedado. E lá recebo o meu primeiro presente como CEO. Uma camiseta e um PIN da bandeira colombiana.
Eita felicidade!!! Valeu Edgar!!!

Como Edgar apresentava uma contusão no tendão de aquiles, decidimos fazer um passeio pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. Expliquei a ele que a maioria dos passeios por Foz requer grandes caminhadas e o passeio por Itaipu é todo feito em um ônibus.
Edgar é engenheiro e já projetou algumas partes da estrutura de uma hidrelétrica. Ele ficou impressionado com a grandiosidade de Itaipu.

A Usina de Itaipu é um símbolo da união entre dois países – Brasil e Paraguai  que acabou concretizando a amizade entre os dois povos. 

Por falar em Paraguai, lá em Assunção/PY, diante da sede da CONMEBOL, Miguel confidenciou o desejo de alugar um dos prédios para instalar a sede da CORREBAL (Corredores Baleias da América Latina). A amizade dos Baleias com o Paraguay Marathon Club de Myrta Doldan e agora com o Club Olimpus, da Colômbia de Edgar H. Guevara,  já dá para formar uma confederação.

Sábado (24/09) no local da entrega do kit da maratona, apresentei a nossa Miss e 1ª Dama Baleias as hoc Meire ao casal Edgar e Marta.

Meire esbanja simpatia e como uma verdadeira primeira dama foi logo estabelecendo contatos com a coordenação da Maratona de Foz. Levou até uma lembrancinha bem mineira (para quem adivinhar o que era, ganha um..... queijo...) para a super simpática e atenciosa Cátia Rosa que tem alergia ao produto.

A organização da maratona e o pessoal do SESC/PR-Foz estão de parabéns pelo belo atendimento e organização. Eles forneceram todas as informações necessárias, tirando todas as dúvidas do casal.
E a Cátia Rosa, mais uma organizadora de Maratonas querida pelo Mundo Baleias, dedicou uma atenção especial aos nossos convidados Edgar e Marta.
E de quebra Cátia Rosa mandou um presentinho para o CEO Baleias .....Miguel, é claro!!! (ela não ficou sabendo que eu estava representando a equipe.) Miguel ficou doido com o carinho recebido.
Paulo Gustavo – da queridíssima equipe ACORJA – conversando com Edgar sobre sua equipe e da sua nova tática de corrida: água de coco na véspera da corrida. Edgar fica impressionado, segundo ele, na Colômbia eles só tomam vitamina C ...erveja depois das corridas.

O bom da retirada do kit da corrida as 9h00 é que temos o restante do dia dedicado aos passeios. Paulo foi fazer umas comprinhas no Paraguai. Eu, a simpaticíssima Bete (amiga Baleias – veio junto com Meire de BH), Marta, Meire e Edgar fomos de ônibus até o Parque Nacional do Iguaçu. 

Bete e Meire para visitar as cataratas e Edgar e Marta para conhecer a entrada do parque, bem como a bilheteria e o ônibus que leva os turistas até as cataratas (ela estava como acompanhante e, portanto, tinha que pagar o ingresso do parque no dia da corrida). 

Em seguida eles foram conhecer o Parque das Aves que para quem gosta da nossa fauna alada é imperdível, principalmente quando tem as cores Baleias (eu mesmo, sempre vou lá.
Aqui uma homenagem dupla, a Gilmar Farias, fotógrafo e observador de aves, amigo Baleias dos mais estimados e também às amigas e amigos do Bando Os Tucanos de Rolândia no Paraná, Marluce Fagotti , Fernanda, o próprio Tucano, Pokemon e toda a turma sempre tão amigos e gentis como Bando Baleias.
Momentos inexplicáveis de celebração Baleias. A natureza também resolve fazer uma gracinha para nos prestigiar. Borboleta não é ave mas é Baleias e Gilmar ia adorar esse flagrante Baleias por excelência.
Meire, Bete e eu entramos no parque. A vazão das cataratas estava bem alta provocando um grande volume de spray e molhando o pessoal.
 Mas para a mais prevenida não foi problema.
Talvez o meu melhor passeio pelas Cataratas. As companhias não poderiam ser mais simpaticas.

A noite fomos ao jantar de massas, ou melhor, de sopas. Meire estava com o pessoal do Desafio 6 Maratonas, juntamente com Carlos Hideaki e Paulo Gustavo e grande turma.
 Bete, eu, Marta e Edgar resolvemos jantar fora, literalmente.

Dia da corrida!!! A largada bem cedo (7h00) é muito bom, pois ameniza os efeitos do calor para os corredores mais lentos, como eu. Mas para largar mais cedo, temos que acordar mais cedo também. O ônibus que nos levaria até a largada saiu às 5h00 (tinha outras opções 5h15 e 5h30) e a vontade de dormir mais um pouquinho nos acompanhou o percurso todo.

Na área da largada fotos com os amigos e famosos.
Nossa turma com Camila dos Santos de Belo Horizonte, amiga Baleias que o CEO rodeia de leve e que já esteve presente no blog na maratona de Porto Alegre
O Grande Andarilho Guerreiro que enfrenta o dilema de sua vida, substituir essa camisa preta pela laranja!
 Meire com Marizete, elite com elite!
Meire, o Queniano, turma sempre muito admirada no Mundo Baleias e Eduardo Irving, amigo Baleias de Salvador.
 Edgar Guevara com nossa expressão maior nas maratonas, Vanderlei Cordeiro de Lima.


Largada!!! Durante o trajeto da corrida vou encontrando os amigos: a Ultra Elisete, o Hideaki. 
 O Edgar eu alcancei na altura da Ponte da Amizade; 
Na av. Paraná alcançamos o Walter Leone de Juiz de Fora - grande amigo Baleias e que já se acostumando ao espírito da equipe pega a minha máquina e me concede uma grande gentileza, a foto em que estou com Edgar Guevara. 
 Na av. Brasil encontramos o Lourenço Lana da grande equipe Chão do Aterro/RJ, a Denise, da mesma equipe, estava uns 500m mais a frente, mandaram lembranças ao CEO Miguel.

Já no parque, vejo numa camiseta uma figura muito conhecida. Me aproximo e digo a famosa frase: - “Eaee Baleia!!”.  O cara, que era gordo, me olhou com uma cara tão feia que não tive nem coragem de pedir para tirar uma foto da figura. – “Tá certo, não foi uma abordagem feliz”.
Mais a frente encontro outro corredor com a mesma camiseta. Chego bem perto, saco a minha máquina e click. Não falei nada. Segui em frente.

A Organização da Maratona de Foz do Iguaçu foi fantástica e perfeita em todos os aspectos. Trânsito devidamente bloqueado, banheiros químicos a cada 3km (se não me engano), postos de hidratação bem abastecidos com água gelada, isotônicos, refrigerantes, frutas e pão sírio. Apesar do céu claro e do sol forte, o vento agradável durante todo o trajeto tornou a prova bem gostosa de correr.

E na chegada os apoios da corrida passando gelo no corpo dos corredores para resfriá-los, a mesa farta com frutas, bebidas e lanche de pão de forma com queijo. Um banquete!!!
Recebo a minha medalha colocada diretamente no meu pescoço e não dentro de um saquinho e em seguida uma bela massagem.
Estava tomando uma ducha (tem até isso na maratona de Foz!!) quando ouvi o nome da Meire sendo anunciado na cerimônia de premiação, 3ª na faixa. Peguei as minhas coisas e fui correndo para registrar o momento que ela recebe o troféu das mãos do Vanderlei Cordeiro de Lima. 
Em seguida ela posa ao lado dele. Essa Meire é fera. Orgulho Baleias!!! Parabéns Meire!!!
Minutos depois, o nome dela é novamente anunciado para comparecer à premiação, agora na categoria Comerciários em que foi 4ª colocada.
 
Aqui parabenizo, novamente, a organização da Maratona de Foz. Como se eles já soubessem que a nossa Miss Baleias estaria entre as primeiras colocadas. Destacaram um oficial da Marinha do Brasil para entregar o troféu. Lembrem-se que Foz está uns 700 km do litoral. Baleias é mar!!! Mar é Marinha do Brasil!!! E o oficial possuía bochechas bem Baleias, com todo respeito!
Meire com os troféus divide o momento de glória com os amigos.
Aqui uma homenagem a essa corredora incrível!!! E é Baleias!!!

Baleias em Berlim/Alemanha e Baleias em Foz do Iguaçu/Brasil que final de semana fantástico.

A festa em Berlim foi diante do Portão de Brandemburgo. A festa em Foz do Iguaçu foi diante da “Muralha do Iguaçu”.
 Baleias do Brasil e Club Olimpus da Colômbia levantam o justo e merecido troféu depois de vencer a verdadeiramente bela distância que separa a Usina de Itaipu das Cataratas do Iguaçu. 
Alegria e troféu divididos com os amigos Borges e Paulo Gustavo.
E como é tradição (pelo menos para mim) encerro a maratona com um passeio pelas cataratas, agora na companhia do Edgar e da Marta. A energia daquelas águas alimenta a alma. E os bons fluidos trazem boas notícias (foi aqui que me tornei Baleias!!!). E agora espero que consolide a união Baleias/Club Olimpus.

Valeu Meire e Bete pela companhia!!! Obrigado Edgar e Marta foi um prazer enorme conhecê-los. Eu espero que vocês tenham gostado muito do nosso país. Obrigado pelo presente!!! Aos demais amigos, um grande abraço!!! Foi muito bom reencontrá-los.

Ênio Akio Yuhara, presente em todas as edições da Maratona de Foz do Iguaçu.

12 comentários:

Meire/Baleias disse...

Ênio querido... Miguelito está certissimo quando diz que você é e sempre será conhecido para os que ainda não tiveram o prazer de conhece lo como o que há de melhor no Mundo Baleias, aquele que comprova a cada um que o conhece a coerência de sua fama....

Que me perdoe o Bonitão...
Eu te amo.... Obrigada por abrilhantar tanto meu pódio em Foz e fazer meu final de semana simplesmente maravilhoso e indescritivel....

Saudades... nos vemos em Bertioga na sexta feira....Rumo aos 75km...

Bjks

Meire/Baleias - BH/MG

Marcos/Baleias - Bonitão da Meire disse...

Meu caro amigo Japa....

Como não concordar com Meire depois desse relato... Perdoar...jamais...
Ela está aprovada em sua colocação.

Parabéns a todos vocês que completaram essa maratona....2012 estaremos todos juntos em Foz.

Abraço

Marcos/Bonitão da Meire.

Carlos Magno da Silva Guerra disse...

Puxa vida. Como é bom ser baleias. Que belo relato Ênio. O Miguel que se cuide. rsrsrs. Você representou brilhantemente a nossa equipe. Parabens Meire - Primeira Dama de Foz - mais um pódio para a coleção. Tenho certeza que vcs se divertiram bastante e contagiaram com alegria a todos que estavam por perto. Abraços e bjs a todos vcs.

Ricardo Hoffmann disse...

Ênio Japa, seus relatos são mágicos. Parabéns por essa aventura em Foz. Pelo carinho demonstrado com nossa equipe, imagino uma invasão em breve.

O estreitamento dos laços com a Colômbia foi super também.

E a nossa miss, arrasou, como sempre.

Parabéns pelo relato, pelas fotos, por tudo! Abração.

E disse...

maravilha de relato, ênio!
você tem esse ritmo gostoso de escrita, assim, como bossa nova, que embala e conquista a gente!

parabéns aos Baleias e amigos Baleias que se deliciaram no desafio de foz!

meire, poderosa, mais uma vez parabéns!!!
por tudo!
pela simpatia, pela gentileza, pela grande corredora que você é!

aos nossos amigos colombianos, Edgar e Marta, sejam sempre bem-vindos!!!

a foto da borboleta tá linda demais!!!!

e agora, rumo aos 75km;)
mais um desafio pros Baleias!

bjs
http://elismc.blogspot.com

walter disse...

Enio, beleza de relato, mais um fim de semana e tanto, a Meire corre muito, merece todos os prêmios, é uma bela Maratona vou colocar na minha agenda.

Sergio disse...

Amigo Enio,
Sensacional! Um belo relato que me trouxe mais uma vez saudades do nosso grupo. Meu pai trabalhou na construção da usina e morei lá quando criança, ainda que por pouco tempo. Tenho o sonho de participar dessa prova um dia.
A foto da borboleta está fantástica! Uma das lembranças de criança que tenho do parque era a quantidade de borboletas que havia!
grande abraço,
Sergio

Dani disse...

Miguel e Ênio,

O Vinicius estava em Foz na data da sua chegada. Ele foi a trabalho e a compras tb....rs.

A maratona de Foz é conhecidíssima pela sua organização, beleza e dificuldade. Ano que vem tb espero poder estar na largada com todos.

A meia de Foz que é foi em julho tb é uma boa opção. Voltarei ano que vem com certeza.

Parabéns aos Baleias pela brilhante participação. Essa é a equipe que amo tanto: BALEIAS, BALEIAS, BALEIAS....

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Anônimo disse...

Ênio,
Obrigado pela lembrança e homenagem.
Sem dúvida, a foto da borboleta no tênis ficou espetacular. A máquina fotográfica comprada em tempo record é boa, heim?

Para um grupo tão especial, não é de se espantar um relato tão primoroso como esse. Excelente!

Meire, minha "fia", parabéns. Em breve, vai faltar prateleira e estante na sua casa para tantos troféus.

Amigos BALEIAS, estou contando os dias para a Volta da Pampulha.
Grande abraço!
Gilmar

tutta disse...

Realmente fantástico o relato do Ênio e eu mais uma vez perdi a oportunidade de estar presente nesta festa. Vou ter que aprender a controlar minha "velocidade" e correr um pouco mais devagar pra estar sempre presente nestas Festas Baleias.
Parabéns Ênio, parabéns Meire pelos pódios e parabéns Miguel por ter tido a brilhante idéia de criar esta fabtástica equipe de amigos corredores.
Me sinto orgulhoso de ser Baleias.

Abraço e boas corridas a todos...


tutta-BALEIAS/Pr
www.correndocorridas.blogspot.com

Unknown disse...

Nossa gente, não sei se falo do texto ou das imagens. Que imagem perfeita a da borboleta. Com certeza ela é uma BALEIA...

Parabéns a equipe por mais esta participação. Vocês são demais e sempre irão brilhar e se destacar por onde quer que seja... aí brilhinho de olhar Baleia o meu.....

abs turma e saudades ( queremos vcs aqui em SSA)

Unknown disse...

Maravilhoso relato Ênio,dá até pra se sentir um pouquinho em Foz.Parabéns a todos os Baleias.