MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quarta-feira, 23 de março de 2011

BALEIAS COLOCANDO A LITERATURA PARA CORRER! Mais um audacioso Projeto Baleias!

Meu querido Universo Baleias!

Eis que surge mais uma iniciativa Baleias baseada em outros projetos dos quais já ouvimos falar e muito apreciamos.

Já há algum tempo parte de nossa Equipe pensa em alguma atividade que poderíamos fazer de útil, inteligente e chique dentro do Jeito Baleias de Ser que tem dado muitas alegrias para todos nós. 

Tinha que ser um projeto leve, bacana, que apostasse na inteligência e que pudesse ser realizado sem envolver obrigações, dinheiro, contribuições, prestações de conta, aplicação de valores, etc, que são sempre a porta de entrada para problemas. 

Com isso surgiu o Projeto "Baleias Colocando a Literatura para Correr" aprovado pelo Conselho Superior Baleias reunido extraordinariamente na Superkombi Baleias que nos levou à Rio Grande, no Rio Grande do Sul, para a Supermaratona em 27.02.2011. A madrugada foi tão grande naquela Kombi que até ideia boa surgiu. 

Não é ideia original Baleias porque existem diversos grupos de pessoas ou mesmo iniciativas individuais que promovem o fomento da leitura através do simples ato de deixar os livros em algum lugar público ou mesmo de repassá-los sempre aos amigos com indicativo de que sejam continuamente repassados. 

No nosso projeto a ideia consiste no seguinte: a cada corrida que nos leve ao aeroporto ou a uma rodoviária levaremos um exemplar de um livro de tema livre a ser escolhido por cada um que queira participar para ser deixado em algum banco da sala de embarque ou banco da rodoviária para que literalmente a "Literatura Possa Correr". É chique, é nobre e faz quem quer. Não tem regras e não tem obrigação. 

Pretendemos colar no livro uma etiqueta coral, como quer nosso amigo Ricardo Hoffmann, um dos que aprovou o projeto, com o aviso de que o mesmo pertence a esse Projeto, nos termos a seguir.
A ideia é colar o texto numa página vazia que não seja possível ser cortada sob pena de descaracterizar muito o livro para que se o cara pegar sem pensar em devolvê-lo pelo menos tenha o risco de ficar sem graça se alguém o encontrar em sua casa e ler o nosso texto. 

Não colocaremos o endereço do blog Baleias porque o Projeto não é para fazer propaganda da Equipe, é somente para termos um canal de satisfação com a ideia de utilidade, de compromisso social com a instrução e cultura. Alguma coisa mais nobre coletivamente do que só ficar correndo e torrando dinheiro com viagens, inscrições, tênis e outras coisas que gostamos tanto. É como dar um doce para a consciência!

A ideia de não vincular diretamente com um endereço é para evitar que a pessoa que encontrar o livro, e eventualmente se interessar por dar continuidade ao Projeto, não achar que é jogada de marketing e já ficar desconfiada e desvirtuar nosso interesse. 

Não obstante, o caminho inverso é possível. Depois dessa apresentação vou deixar na lateral um link informando o que é esse Projeto.  E se os corredores e corredoras Baleias que tiverem blog  quiserem informar sobre o Projeto também podem, não havendo necessidade de remeter o seu leitor para o blog Baleias podendo dar todas as informações lá mesmo.

Aliás, esse Projeto pode ser copiado com tranquilidade sem precisar de citar qualquer fonte mesmo porque não é ideia original nossa. Pode ser usado o texto com e sem Baleias. Quem quiser aderir, imitar, copiar,  pode fazer do jeito que quiser porque o importante é a literatura chegar ao maior número de leitores possíveis.

Tamara, a caçula Baleias e a Fernanda, ultrawoman Baleias que chegou na Equipe em Caracas e forma com o Ricardo o belo casal Baleias, deram ideia de que fosse colocado no texto o local e a data de início da corrida do livro, o que foi feito e ainda que se tivesse no blog um local para que a(o)s Baleias que adiram ao Projeto possam informar o título, o local e a data que colocaram alguma obra para correr de forma que se possa ter uma ideia do que já esteja circulando. Assim será feito.

Como eu achei um livro novinho do Rubem Alves numa cadeira do aeroporto em fevereiro, o que considerei um sinal dos céus para colocar em prática o Projeto, devolverei esse mesmo exemplar como marco inicial do Projeto para mim. Mas já tenho mais títulos em vista uma vez que a cada dia que passa vou ficando mais velho, mais careca, agora também um pouco surdo segundo meus filhos e vou também diminuindo a vontade de guardar as coisas, preferindo dividi-las com meus amigos. E como sou amigo do mundo, vou colocar os meus discos e meus livros para rodar, ficando somente com o nada mais!

Vou fazer isso com as minhas revistas Contra-Relógio também. e Ivo Cantor também sinalizou que assim fará com as suas. Como assino desde 2001 o número de exemplares atingiu um volume impossível de guardar. Já há tempos que não cuido direito delas, então é melhor dividir o assunto que mais gosto com outras pessoas do que deixar estragando e rasgando em casa.  As revistas já venho soltando há algum tempo e não precisam de texto do Projeto colado. É uma parte mais informal do Projeto.

Claro que as edições da Contra-Relógio que têm Baleias não serão extirpadas já que deverão ir para o Museu Baleias que estamos pensando em montar, inicialmente, no Estádio do Mineirão depois que ele servir aos jogos da Copa de 2014.

Esse Projeto "Baleias Colocando a Literatura para Correr", como é natural em nossa Equipe, é livre, não terá controle, não se limita a livros de corrida, não tem restrição de tema, e faz quem quer.
Eu tinha inicialmente colocado nessa apresentação do Projeto apenas essa imagem dos livros voando porque não havia encontrado uma dos livros correndo e também pelo fato de que em nossa melhor performance dizemos que "voamos", mas Gilmar Farias, do blog Foto Corrida e nosso grande amigo da Acorja, mandou a foto que agora inicia o texto feita especialmente para essa apresentação depois que ele a leu.  Esse Gilmar é amigo incrível!

É isso meus amigos. Espero que esse nosso Projeto sirva para retirar das empoeiradas estantes alguns livros que muito servirão para atiçar a imaginação das pessoas. É fundamental não esquecer que os livros proporcionam viagens maravilhosas. É possível conhecer lugares, pessoas e culturas através deles e quando não pudermos mais viajar nós mesmos, que nossa mente ainda possa através da leitura de um bom livro.
Abraço forte a todos. Miguel Delgado.

16 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Já decolou! Minha única ressalva é com relação a colar a folha. Peça a nossa diretoria de arte e marketing para confeccionar uma etiqueta coral para ficar mais chique a divulgação. E vamos espalhar livros pelo mundo!

walter disse...

Boa ideia, tenho livros e mais livros enfiados no guarda roupa, nas estante, vou entrar nessa, aqui em SBC tem o espaço troca livros, interessante projeto do município, o Jorge Maratonista recebeu um livro que correrá também, uma outra ideia bacana, acho que cultura é o empurrãozinho que falta para nosso Brasil decolar de vez. Como sempre, é baleias, com gestão (congestão??) profissional fazendo sua parte. Abraço Miguel.

Anônimo disse...

Miguel,
Dê uma olhada no seu e-mail e veja a imagem do livro correndo que te enviei, ok?
A ideia é excelente. Vou ficar emocionado se achar um livro com a etiqueta BALEIAS em algum aeroporto do Brasil ou do mundo, quem sabe?
Concordo com o Ricardo, uma etiqueta coral ficaria mais chique e, acrescento, personalizado.
Muitas vezes as nossas revistas ficam lá no fundo do armário, encalhadas. Será um ótimo destino para elas.
Já imaginou um futuro corredor dizendo que começou a sua trajetória depois que leu um livro oferecido no aeroporto pelo projeto BALEIAS?
Gilmar

Dani disse...

Bacana demais essa idéia, Miguel.

Tb quero participar!!!

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Karen disse...

Olá. Muito legal! Parabéns!!! Eu amo livros, você já viu no meu blog, né! Acho que as pessoas devem ler mais! Super parabéns pela iniciativa!!!
Bjs

Karen Augusto
diariodecorrida.blogspot.com
karenaugusto.blogspot.com

Felipe de Souto disse...

Belo Projeto! Democratizar cultura é uma iniciativa digna! De quebra acatarei a ideia de fazer o mesmo com minhas assinatura da Runners...Obrigado pela dica!
Felipe

Katryny disse...

Que lindo projeto Miguel!!!
Também quero contribuir
Estarei esperando os Baleis em POA para aquele famoso apoio rs

Grande abraço

marli disse...

OLá MIguel, Os Baleias, vão estar presente na 1/2 Maratona de Cueiriba??

Tai uma grande Oportunidade de todos os amigos baleias ou não se encontrarem.

já está aberta as inscrições para 1/2 Maratona de Curitiba dia 10 de Julho, Convide seus amigos venha.

www.webrun.com.br/home/c/inscricoes-para-meia-maratona-de-curitiba/3165

\o/ simbora correr!
Bons treinos,
Boas energias,
@marlipalugan
www.marlipalugan.blogspot.com
..... ~o
......<\_
...(_)/(_) meu transporte diário!

Kleber RG disse...

Excelente iniciativa pessoal! Sou sempre a favor à troca de conhecimento e experiências!
São informações que, certamente, guardamos em nossas mentes e corações por toda a vida.

Espero poder encontrar um destes livros ou revistas por aí e compartilhar com diversas outras pessoas, quem sabe até de outros Estados, não é mesmo?

Um abraço,
Kleber RG
www.maratonacorreria.com

Meire/Baleias disse...

Hei Miguelito,

Me sinto orgulhosa de fazer parte dessa equipe...Amo muito de paixão tudo isso....Também tenho inúmeras revistas de corridas e vou contribuir com esse projeto...

Bjks

Meire

E disse...

oi, miguel!
olá, minha querida equipe Baleias!

esse projeto é uma aventura incrível!
uma aventura, porque a gente deixa um livro, e sabe que aquele que o encontrar partirá numa viagem fascinante!

vamos colocar a literatura pra correr;)

bjs
http://elismc.blogspot.com

Marluce Fagotti disse...

Sensacional esta idea não original!
Quanto aos livros, ainda não consigo me "livrar" deles, mas as revistas, eu as reciclo, acredita? Claro que qdo sai os Baleias e as guararei, mas as demais, vou fazer segundo os Baleias!
Boa leitura a todos :)

claudio dundes disse...

Miguel e Amigos Baleias:

O projeto é sensacional e o post de lançamento, espeficamente o trecho que abaixo reproduzo, remete-me a uma imersão pessoal e mudança de atitude:

"é somente para termos um canal de satisfação com a ideia de utilidade, de compromisso social com a instrução e cultura. Alguma coisa mais nobre coletivamente do que só ficar correndo e torrando dinheiro com viagens, inscrições, tênis e outras coisas que gostamos tanto. É como dar um doce para a consciência!"

Quando li o trecho acima. Me apercebi de uma omissão involuntária.

É que antes da corrida reentrar de vez na minha vida. Eu doadava sangue três vezes por ano. E nesse tempo de corredor (que é muito superir a um ano), só doei uma única vez.

Portanto, aproveito o projeto para recolocar-me na minha linda (de antes) e para os próximos 12 meses, prometo que para cada livro que porei em circulação dentro deste projeto, doarei também, sangue. Me comprometo com o numero de três.

É isso. Esta idéia que não é inédta, MAS É BACANA DEMAIS!!!!!!, também me trouxe de volta a outra que tinha quase abandonado, por desleixo.

Agradeço então a oportunidade.

Um grande abraço do amigo Baleias Claudio Dundes

tutta disse...

Olá Miguel, obrigado pelo comentário deixado no meu blog no meu primeiro pódio com a camiseta Baleias.

Quanto ao projeto de colocar a literatura pra correr é fantástica.
Espero em breve poder contribuir com este projeto também.
Abraço.


tutta/ubiratã50anos
www.correndocorridas.blogspot.com

Carlos Henrique disse...

Na viagem em que estarei fazendo ao Chile participar de minha primeira maratona deixarei algum livro em algum aeroporto.

Mari Melo - M&M disse...

Oi Miga, tudo bom, muito legal essa ideia, parabéns pela iniciativa, posso participar, como faço para pegar o adesivo, é que viajarei na próxima semana e gostaria muito de poder dar minha contibuição, adoro suas ideias, vibro com elas, vou acabar virando uma baleia........saudades de ti Miguelão, quando vens pela terrinha........bjusssss......exte
nsos a Marcelinho viu.