MAIS PÁGINAS BALEIAS!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

MARATONA DE CURITIBA, UMA GRANDE FESTA BALEIAS, mesmo sem Miguel e Wu!


Meu querido mundo Baleias!

Ênio Akio, nosso Baleias de São Paulo, conhecido como o que há de melhor no mundo Baleias, é o responsável pelas informações de Curitiba que trago aqui.

Seria unicamente dele o texto mas eu gostei tanto da festa que percebi na última maratona do ano no Brasil que pedi a ele licença  para também escrever, misturando nosso textos, porque esse final de semana foi muito especial e as fotos de Curitiba deixam claro o congraçamento que tanto nos alegra. E por mais interessante que possa parecer, não sei se dialético ou paradoxal, perceber essa festa em Curitiba estando tão longe dela, na companhia de Wu desbravando o Suriname, não trouxe um sentimento de perda, mas ao contrário, um sentimento de vigor e energia dessa Equipe que pode criar grandes momentos, simultaneamente, em locais diversos do Brasil e do mundo!

Nesse final de semana a Equipe Baleias esteve no sábado na Maratona do Suriname, de sábado para domingo com Elis nas 24 horas de Corrida em Pista, em São Paulo, na qual se sagrou Campeã Feminina com 131 kms percorridos e em Curitiba, na Maratona, com Meire na prova feminina e Ênio, Tinil, Silvio e Ivo Cantor, além de nosso grande amigo Cláudio Dundes, do blog Ex-sedentário e "astro especialmente convidado" Baleias que estreiou na bela distância com nosso estimado Manto Coral, em gentilleza e amizade impar. 

O relato do Suriname, das aventuras em série da dupla Miguel Delgado e Wu Arantes, será postergado para que Curitiba assuma o lugar de destaque que merece no blog Baleias. A saga de Elis, orgulho Baleias na ultramaratona, merece ser conferida no blog "diário de uma corredora". 

A Equipe Baleias chegou a Curitiba de diversos modos, via aérea, via rodoviária e via motocicleta!

Ênio Akio Yuhara chegou decidido a fazer apenas 10 kms tendo em vista um incômodo na coluna que não melhorou. Com todo o pacote de viagem já adquirido não ir significava prejuízo e não correr nada, seria  impensável para um Baleias, mesmo em recuperação. 

Mas como grande Baleia que é, Ênio não só completou a maratona como o fez acompanhando Cláudio Dundes em sua estreia na bela distância. Ênio é capaz de coisas incríveis pela amizade e vários de nós já experimentamos sua companhia em provas, quando, invariavelmente, abre mão de seu ritmo para nos acompanhar. 

A estreia de Cláudio Dundes também merece ser conferida em seu blog Ex-sedentário.

Ênio Akio no melhor estilo Baleias passeou pela cidade no sábado unindo o turismo com as corridas. 
 
O famoso Palácio Avenida onde são realizadas as famosas apresentações de Natal da capital paranaense. E um bondinho que é peça de cobiça Baleias nas viagens.
 
E o registro também do estimado ônibus de turismo com a imponente Catedral, ambos sempre prestigiados pela Equipe Baleias. Ênio não conseguiu seu passeio no ônibus, mas Meire nos representou!
E o Largo da Ordem, local tradicional de Curitiba.

No dia da prova, tendo em vista que a largada feminina foi meia hora antes, nossa representante feminina na Maratona, Meire Assis, acabou por não encontrar com os representantes masculinos. Um problema na máquina fotográfica fez com que Meire não tivesse nenhum registro de sua passagem por Curitiba.  Mas ela ficou no mesmo hotel que a maioria do pessoal da Acorja, então pode experimentar a delícia que é encontrar com o povo de Pernambuco! Com isso conheceu Juliana Job, a mais Baleias das Acorjianas!

Na prova masculina, graças a Tinil e Ênio Akio, muitas fotos foram feitas revelando a alegria daqueles momentos. No caso, Ênio detém a tecnologia de fotografar o decorrer da prova. 
O encontro de Ênio com a grande anfitriã curitibana Daniela Kato Bietkoski, na confirmação do que todos sabiam, pessoalmente ela é ainda mais simpática! Daniela estava alí acompanhando seu marido Vinícius que estreiou na distância. O relato dessa estreia e também do apoio dado por Daniela ao marido está ricamente descrito no seu blog Correndo e Encantando e merece, sem dúvidas, uma conferida!

Na foto acima Thiago Zamith, o mais experiente dos Ex-sedentários e Paulo Motta, uma lenda do mundo das maratonas e ultramaratonas, donos dos mais fantásticos relatos da Contra-Relógio sobre provas que não acabam nunca!
 
Baleias com Júlio Cordeiro e Cristian, um dos líderes do Desafio das 6 Maratonas 2010!
O registro de Ênio e Tinil com Silvio, nosso Baleias de Londrina que chegou para a prova pilotando sua motocicleta, num claro estilo Baleias aventureiro!  Mais uma satisfação para todos esse encontro!
E o nosso sumido, mas do mesmo jeito admirado e celebrado, Ivo Cantor de Campinas, imortal da cadeira número 1 da ABaleias, Academia Baleias de Letras, que deixou o mundo blog mais pobre ao suspender as atividades do seu Ivo Cantor corre e conta! Terei que iniciar o movimento na blogosfera: VOLTA IVO! Uma alegria saber de Ivo correndo a maratona conosco. Foi sua 17ª maratona e com o tempo de 4.14.47! Na foto estão também Jaques e Guilherme Maio, além do nosso Júlio Cordeiro que correu a prova com camisa coral neon, muito próxima do Manto Coral e um verdadeiro tênis Baleias que não foi registrado nessa foto.
Mas perceptível nesse registro com os amigos do Desafio das 6 Maratonas. Será que conseguimos convencer todos as incluírem esse tênis no uniforme Baleias? Seria o pré-lançamento da nova coleção 2011/2012 a ser lançada na Volta da Pampulha? Quem viver verá! Uma coisa é certa, Júlio Cordeiro sempre influencia nossa Equipe!
 Tinil, Ênio e o estreiante Cláudio Dundes que nos alegrou sobremaneira com a utilização do Manto Coral!

Ênio encontrou também com Ricardo, um maratonista de Curitiba que eu e Wu encontramos na Maratona de Florianópolis em 2009 e também em Curitiba o ano passado. Grande cara cujo contato precisa ser estreitado. Uma pena que o registro fotográfico tenha saído borrado e com isso não pode vir para o blog.

Como é característica Baleias, não houve uma foto com todos os membros da Equipe juntos. Seria sinal da grande biodiversidade Baleias?
 
Mas acionei Gilberto Lobato, o fotógrafo e editor de imagens Baleias, que com o apoio do Photoshop nos deu essa alegria acima!

Ênio e Cláudio sairam juntos na promessa de que até os 10 kms correriam juntos. Esse era o limite que Ênio se impôs e não cumpriu!
A festa dos dois no percurso está mais do que registrada!

Ênio relata sobre a prova:

A Maratona de Curitiba é famosa pelo seu nível de dificuldade, mas também pela excelente organização. A começar pela distribuição de água realizada pelos alegres escoteiros da cidade, pelas amplas ruas/avenidas com subidas e descidas, pelos pontos turísticos, como o estádio Arena da Baixada e o Teatro Paiol e, ainda, pelo sol impiedoso.
Correr na companhia do Claudio foi realmente prazeroso. Os quilômetros foram passando e as minhas dores na coluna não deram sinal de vida. Chegamos no km 10 e resolvi continuar correndo até o fim. Conversamos bastante em alguns momentos, em outros, ficamos em completo silêncio, como se estivéssemos concentrados em cada passada.

Tivemos momentos alegres, principalmente quando o Alecão, primo de Cláudio e seu companheiro no blog, nas dietas e nas corridas, ligou para o celular dele informando o começo, e depois também o fim, da corrida que fazia em São Paulo. 
 
No momento em que Cláudio Dundes esfriava seu motor em frente a loja de radiadores, a foto parece registrar também a presença do espírito de Alecão protegendo o querido primo.

E dando mostras da grande companhia que fez a Cláudio Dundes, Ênio foi registrando os sinais que a vida dava ao amigo sobre seu futuro nas maratonas!
Estaria Dundes predestinado a correr a Maratona de Tóquio?
 Ou o futuro apontava para Nova York? Claro, porque não as duas!!! E nós estaremos lá!
Mas uma coisa estava certa e garantida. Nosso amigo completaria sua primeira maratona e com estilo!
Após a chegada houve a solenidade de entrega dos troféus aos participantes do Desafio 6 Maratonas.Tinil e Julio receberam os seus troféus. Ênio assinalou que Tinil, humildemente, não falou nada a respeito, mas percebeu meio de esgueio que no seu troféu tinha a placa de “CAMPEÃO”. Ênio arrematou: parabéns Tinil, você é fera!!!
 
A turma comemorando seus resultados após a corrida. Cláudio, Tinil, Júlio, Thiago, Ênio, Paulo Motta e nosso grande amigo Ésio Cursino, o maratonista camarada que melhorou muito seu tempo na prova e segue em busca de um sub 5 horas.
No foto acima o exato momento em que eu, de Paramaribo, no Suriname, conversava com o pessoal na mesa de comemoração através do celular do Júlio. Além deste falei com Cláudio, Ênio e Tinil, numa farra que a cia telefônica vai adorar!
Na partida Ênio e Júlio que tinham ido juntos para o aeroporto ainda se encontraram com Lula, a Lenda, o presidente da Acorja de Pernambuco, fechando com mais uma maratona corrida  na companhia dos amigos BALEIAS – ACORJA e outros tantos que apreciam as corridas de rua e também a bela distância.

Um belo final de semana Baleias. Elis em sua estreia em ultramaratonas já com o primeiro lugar feminino, a festa em Curitiba com grandes amigos e a sempre profícua união entre Baleias e Acorja. A estreia de Cláudio Dundes acompanhada de perto por Ênio Akio. Tudo muito alegre em demonstração inequívoca do jeito Baleias de ser.

...enquanto isso no Surimane, Miguel e Wu completaram sua 11ª maratona no ano. Uma festa muito boa que será relatada a seguir. Aviso logo, se alguém quiser, volto lá com muita satisfação!

Um grande abraço ao mundo Baleias.

Miguel Delgado e Ênio Akio Yuhara.

17 comentários:

Dani disse...

Oi Miguel e Equipe Baleias,

Sem palavras e muito emocionada em receber um elogio nesse blog e dessa Equipe que tanto admiro.

Como já disse por email e repito. Foi um enorme prazer conhecer o Ênio, Claudião, Thiago e Paulo. Uma pena não ter conhecido os outros, mas oportunidades não faltarão.

As fotos ficaram lindas e se Deus quiser ano que vem irei correr essa maratona fazendo festa e quem sabe todos estaremos juntos nessa mesma festa.

A Mayumi já disse pra mim que ano que vem vai correr comigo a maratona e palavra dada não se volta atrás....rs.

Bjos,
Dani

www.correndoemagrecendo.blogspot.com

Alex Dundes disse...

Miguel, muito legal o relato. Não estava em Curitiba, mas correr aqui em São Paulo pensando nos corredores de Curitiba deu um gostinho a mais a minha corrida.

Claudião agora esta desvirginado na maratona e acho que agora ele não para mais. Segura.

Enio, quero agradecer do fundo do coração, este Baleia pra lá de simpático, por ter estado ao lado do meu primo.

Luciana disse...

Que festa linda!!! Parece uma grande familia!!!!

Abç
Luciana
www.lucorredora.blogspot.com

Ricardo Hoffmann disse...

Universo Baleias em ebulição no fim de semana. Sensacional a participação de todos! PArabéns a todos. Tinil pelo campeonato, Júlio pelo índice CR em todas, Ênio pela generosidade, Dundes pela bela estréia, Ivo pela volta do fênix, Sílvio e Meire por mais uma maratona e ELis, simplesmente fantástica! Nossa ultragirl. Gosto muito disso tudo. Faltou só a dupla dinâmica. Abraços universo

Tiago Antunes disse...

Mazaahhh, baleias mandando ver em Curitiba!! Abraços

Tiago Antunes disse...

Valeu Miguel! To pensando nisso, quero ver se consigo encontrar vocês numa corrida dessas!!!

Silvio disse...

Galera,
e a festa rolou!!!!!!
tive o grande prazer de findar mais um ano de provas encontrando amigos que muito provavelmente não verei mais em 2010.
Lá estavam os amigos Julio Cordeiro (que ainda deve a história do blackbarry em seu blog), Tinil (campeão como sempre), e o nosso querido Nacional Kid Enio (japinha de qualidades irretocáveis).
Resumindo: QUEM NÃO FOI, PERDEU!!!!!
Que venha 2012, já que 2011 pretendo ancorar a jangada.
Silvio

TINIL MANGUAÇA disse...

Prezados Irmãos Baleias,

Miguel, realmente como disse Silvio, quem não foi perdeu uma grande festa. Um encontro pra lá de fraternal em Curitiba.

Conhecí o Ivo Cantor, cara simples mas de uma simpatia sem igual. Os outros irmãos Baleias, Silvio amigão de longa data e irmão para sempre, Ênio ser humano maravilhoso que enobrece qualquer ambiente com sua presença e o Cláudio Dundes cara simples e de uma simpatia sem precedentes um parabéns especial por completar sua primeira longa distância.

Um muito obrigado às mais que especiais companhias de Ésio e Júlio.

Gostaria também, aproveitando o espaço, de agradecer os organizadores do Desafio das 6 Maratonas pela iniciativa mas, principalmente, pela sensibilidade em reconhecer o feito de Paulo Picanha.

Nos encontramos em BH, no CONGRESSO MUNDIAL BALEIAS!

marli disse...

\o/ eeeeeeeeee
Manto coral, fazendo show de corrida...
Foi uma pena não ter encontrado com o Claudio Dundes, na Maratona é assim mesmo só correria, quem sabe para o ano de 2011 fazemos um jantar de massas com nossos amigos Baleia que vierem para a Maratona...
Parabéns equipe Mara, Maratinista, maravilhosa!!!
www.marlipalugan.blogspot.com

claudio dundes disse...

Amigos,

A respeito do Enio, na qualidade de amigo, elogios soam suspeitos. Mas importante lembrar o desprendimento e espirito amigo e aberto que teve ao esperar por duas horas os até então estranhos primos Alex e Claudio, no desafio da Mata Atlantica, cujos preparos físicos não demonstravam sequer sinais do progresso que hoje alcançaram, como bem me lembrou o Tinil.

Esta aí o segredo: a gente realmente segue feliz e mais determinado com um objetivo quando somos cercados e alentados de tanto carinho verdadeiro.

Miguel também sequer mencionou o tempo de conclusão da minha corrida. Num claro sinal de que, no espeorte, recebe os amigos, independentemente da performance que venham a ter.

A acolhida também independe de qualquer farda. Meus amigos que me empurraram nos treinos e me levaram até Curitiba também foram recebidos e festejados. Isto é que o "há de melhor" nos corredores de camisas laranja escrito Baleias.

Peço desculpas ao Silvio pela minha falta de atenção. Já havia dado tiro da largada eu ainda procurava o acesso à pista.


Lamento não ter conhecido pessoalmente o Ivo, a quem tenho admiração desde muito antes de qualquer equipe entrar em cena.

Fica o meu abraço ao grande e fraterno Tinil e a todos com quem tive uma agradável tarde de celebração pós corrida.

Tóquio e Nova Iorque? Não tinha percebido esses sinais não. Mas sonhar nos deixa ainda mais vivos.

PS: eu bem que queria ter levado a placa de 40km de recorodação.

E disse...

oi, miguel,
olá, minha querida equipe baleias...

foi com grande orgulho e alegria que realizei meu sonho de correr uma ultramaratona sob a proteção de meu sagrado manto coral!

e como miguel bem disse, dá uma satisfação tremenda saber que em tão diferentes lugares nossa equipe brilhou!

parabéns ao cláudio, grande amigo baleias, companheiro de tantos longões aqui em sampa!
sua conquista é fabulosa! resultado de sua dedicação, garra, determinação! e enio, você é demais!!! grande corredor! esse é o verdadeiro espírito baleias, que tanto me encanta, e que me conquistou desde o início! o paulo e o tiago eu tive o prazer de conhecer num treino lá na usp! corredores de primeira!!!

parabéns, tinil! além de correr muitos kms, como corre ligeiro esse menino! grande campeão! merecido campeão! e parabéns também pra gloriosa meire!

parabéns, querida amiga baleias ivana, do blog no mundo das lulus, que fez um retorno triunfal às provas de 10km, na corrida samsung, dia 21/11, aqui em sampa!!! PARABÉNS PELA GARRA, AMIGA!!!!

parabéns wu e miguel, pelo espíríto aventureiro, desbravador!!! você são demais! adoro essas maratonas de vocês, explorando nosso continente tão rico, lindo, e relatando pra todos nós as maravilhas que vivenciam! e sempre tão generosos, lembrando de todos!!! amei receber uma mensagem de vocês, no meio de meu desafio! as suas palavras me animaram a seguir em frente, firme e forte, naquelas 24h! obrigada;)

parabéns aos amigos da acorja!!!
e aos amigos canaletas, notadamente dani e vinícius!!! vocês são demais!

um abraço a todos!
é muito bom poder dividir esses momentos com vocês, apaixonados pelo nosso esporte!

bjs

http://elismc.blogspot.com

G.M. disse...

Miguel,
Atitude sem paralelo a do Ênio, em relação ao Claudio Dundes.
Ambos merecem felicitações.
Parabéns a você e ao Wu pelo 11o.desafio completado.
Ass.: Guilherme.

Sergio disse...

Essa equipe é animada demais! O Miguel tem que lançar um livro contando essas maratonas. Até quando não está presente dá um jeito de escrever sobre elas. Parabéns a todos que fazem parte do universo Baleias! Espero um dia conhecê-los.
Miguel, obrigado pelos comentários lá no blog. Foi uma grande honra.
Grande abraço,
Sergio
corredorfeliz.blogspot.com

Carlos Henrique disse...

Saudades dos Baleias!!! Nem parece que moro na capital mundial dos Baleias.
Através de um relato como este, feito a quatro mãos, fica claro que o espírito Baleias é o maior energético que temos para encarar nossos desafios.
Estou ansioso para chegar o dia de nosso ENCONTRO MUNDIAL DOS BALEIAS, sábado próximo, véspera da corrida símbolo de nossa cidade, Volta da Pampulha. Como disse ao Miguel estarei à disposição, todo o final de semana, para atender qualquer necessidade dos amigos (inclusive daqueles que ainda não conheço, mas já amigos) durante o período que estiverem por BH.
Para finalizar quero deixar uma mensagem especial para nosso CEO Miguel, que diante de meu sumiço chegou a pensar que havia algo de errado acontecendo. Da mesma forma que existe a frase, "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!" podemos plagiar dizendo "Quem não gosta do Miguel, bom sujeito não é!".
Um Grande abraço a todos do AMIGO,
Carlos Henrique (Baleia 'ainda' piaba)

barthesx disse...

Gostei do blog,da camaradagem entre a galera,vou procurar me informar mais sobre o assunto para posteriores postagens e quem sabe....tornando-me um aficionado de corridas de longa distância,possa fazer parte do grupo.Abraços fraternos e em frente sempre pessoal....

Unknown disse...

Parabéns aos Baleias pela maratona. Super animados hem!!!

Sucesso sempre nos próximos kms...

tutta disse...

Essa equipe sempre dando show nas provas e nos relatos da mesma.
Parabéns a todos.
Valeu Miguel.
Abraço.


tutta/ubiratã-pr
www.correndocorridas.blogspot.com