MAIS PÁGINAS BALEIAS!

domingo, 9 de agosto de 2009

A EVOLUÇÃO DO MANTO CORAL!!

.
Prosseguindo na prometida e aguardada história da Equipe Baleias, as mais recentes citações dos amigos amealhados nessa nova e auspiciosa fase da carreira quando se referem à Camisa Baleias levaram-nos a trazer para esse espaço a História da Camisa da Equipe Baleias.

Hideaki referiu-se à "Camiseta Laranja" quando, para nossa honra e alegria, informou ter participado com ela da Meia Maratona de São Bernardo do Campo.

Dalwton, de Fortaleza, informou que a "Laranjinha" circulará pelas ruas da Capital Cearense tão logo o problema com a "chegada da razão e do juízo" seja resolvido.

Mas foi Ricardo Hoffman, corredor de estirpe, quem definitivamente traduziu o espírito de nossa equipe e batizou nossa Camisa ao informar que aguardará dezembro, na Volta da Pampulha, para receber o "Manto Coral".

A denominação nos encheu de júbilo e por isso entendemos que havia chegado o momento de trazer a público a "História da Evolução do Manto Coral". É o que fazemos a seguir
Na foto uma parcela da Equipe Baleias apresenta na 2a. Corrida Iveco de Sete Lagoas, em 2008, o mais recente uniforme. Da esquerda para a direita, Alexandre, Pedro, Carlos Henrique, Miguel, Ênio, Wuneni e Cael. Todos os integrantes com água na mão, no melhor estilo Baleias!

Mas a história remonta à 1ª Volta da Pampulha em 1999, quando, naquela época, Miguel Delgado ainda não sabia que não era obrigado a correr com a camiseta da prova e ficou ridículo entrando à força na singela camisa. A sorte é que tem gordo que acha lindo roupa apertada e com isso os inocentes passam batido quando o ridículo acontece involuntariamente.
Essa a camiseta da 1ª V. Pampulha, quando tudo começou em 1999.

Reinicidas as corridas em 2001, em 2002 surge a idéia de criar uma Equipe e ter um nome mais simpático do que "avulso" ou "não tenho".

Fizemos contato com o pessoal da "Made in Brazil" de Divinópolis/MG, que circula pelas corridas com bancas de material esportivo e pedimos que o nome Baleias fosse impresso em 6 camisas dos modelos que fabricavam.
Com isso surgiu a 1ª Camisa Baleias. Seis unidades feitas. Apenas Miguel Delgado e Leandro Santiago ficaram proprietários das camisas. As outras serviam a cada corrida para uniformizar algum interessado em se tornar Baleias. Claro que ao longo do tempo as camisas sumiram com um e outro que esqueceu de devolver.

Alguns anos depois a Equipe experimentou um boom com diversos amigos e conhecidos abraçando o projeto. Com a entrada de Wuneni Arantes, colega de faculdade e do futebol com os filhos, no mundo das corridas e na Equipe Baleias os projetos tomaram fôlego.

O staff Baleias passou a solicitar que a nova camisa fosse de cor forte porque na chegada era muito difícil visualizar os Baleias em camisas brancas. Quem conhece corredores sabe como o staff é pressionado a tirar fotos ótimas. Não encontrado o tecido lilás, primeira opção pedida pelas integrantes femininas da Equipe, a cor laranja se estabeleceu e as camisas foram feitas personalizadas.
Acima a primeira camisa laranja dos Baleias. Personalizada. Miguel e Wuneni ainda receberam uma com a indicação de "Belo Horizonte", denominada futuramente como a "Sede Mundial da Equipe Baleias", para que pudessem levar o nome da cidade na 1ª Maratona que iriam participar, em Blumenau/2005.

Miguel Delgado, embora carioca nascido e criado em Juiz de Fora com muito orgulho apesar do Bejani, defende também o nome de Belo Horizonte, cidade que o acolheu muito bem desde 1978.

Camisas foram expedidas, além de Belo Horizonte, para Nova York, Goiânia, São Paulo, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Vespasiano e Lima Duarte.
A camisa foi feita com muitas opções. Tinha para o pai e também para os filhos.

Só não teve para a esposa do Wuneni que avisou desde a primeira hora que estavam todos desautorizados a associar seu nome à palavra Baleias.
Teve até para o staff, com mangas. Depois toda a Equipe aderiu às camisas com mangas de forma a não dar muito mole para o câncer de pele que gosta de atentar os corredores!

Em 2007, surgiu o projeto de estréia em maratonas internacionais. Paris foi a escolhida em função de uma matéria e também por um sorteio de passagens ambos da revista Contra-Relógio. Não fomos sorteados, Miguel Delgado não conseguiu juntar o necessário numerário e Wuneni Arantes foi sozinho (meio traíra esse cara). Ficou uma mágoa na Equipe que todos até hoje fingem superar!

Em 2008, Miguel Delgado conseguiu a grana e o danado do Wuneni também, de novo. Feita a inscrição, uma camiseta foi providenciada especialmente para a corrida.

Com a adesão de Tatau e Fabinho ao Projeto Baleias a área de marketing assumiu proporções inimagináveis e o Desenho da Baleia chegou à camisa. Em relação à Tatau é preciso ressaltar que no dia que controlarmos a "condromalácea", o céu será o limite.
A cor foi alterada exclusivamente para o evento internacional. Somente eu e Wu corremos mas a Camiseta Baleias ocupou Champs Elyseés com oito brasileiros honrosamente trajados.

Por fim o MANTO CORAL na feliz definição de Ricardo Hoffman.
O nome de Belo Horizonte foi incluído definitivamente na camisa em decisão unânime por ter sido elevada à condição de Sede Mundial da Equipe, onde se encontram o CEO e o Superintendente Internacional Sênior. A diretoria de publicidade e marketing, bem como a Agência que cuida da Conta da Equipe Baleias, ficam em São Paulo, no bairro Alto da Lapa.

Em relação ao uniforme completo, o calção ou short, é melhor que seja escuro, mas decidimos não entrar muito nisso.

O tênis, como de resto tudo na Equipe, é livre. Mas há os que vibram em ostentar o nome da Equipe em cada momento de sua atividade.

Assim, a parceria com a Sprint de Paraguaçu/MG, que calça os amigos 4 Corredores da Equipe Matungo, Pangaré e Amigos e Maurício Bertuzzi de São José/SC, também já ocorreu com os Baleias.
Novo uniforme está sendo planejado, para incluir as camisas de manga longa.

É indescritível a satisfação de ver os amigos levando o Manto Coral por plagas ainda não pisadas pelos Baleias.
Hideaki com corredores de escol na Meia Maratona de São Bernardo do Campo - Julho de 2009.
Júlio Cordeiro com sua Acorja em treino de 07 de junho de 2009.

Precisamos ressaltar que os Baleias atualmente honram também essa camiseta abaixo, do Desafio das 6 Maratonas proposto por Maurício Bertuzzi de São José/SC.
Esperamos terminar em Curitiba o Desafio, anotando nova fase da carreira.

É isso meus caros amigos. Um grande abraço a todos que tiveram a paciência de ler mais esse capítulo de nossa história.

18 comentários:

Julio Cordeiro disse...

Que bela história Miguel.
Fico muito honrado de ser um representante dos Baleias aqui em Recife.Me sinto muito grande (GG) em desfilar com o seu manto coral.
Se bem que o coral aqui está em baixa, pois o Santa Cruz(cobra coral) acaba de ser des desclassificado da série D.
Abraços Pernambucanos

Anônimo disse...

Hola Miguelito, como está amigo? Linda história, de lutas, quilômetros e muito suor!! Parabéns amigos das Baleias BH!! Sucesso e vida longa. Um abração.

Correr é meu SPORT disse...

A laranja mecânica, que fez história com a seleção holandesa na copa do mundo de 1974, voltou a encantar o mundo no uniforme das Baleias do Asfalto !! Linda camiseta que é facilmente reconhecida nas corridas de rua pelo Brasil afora.
Grande abraço amigo Miguel

Clênio

RABELO, Aline disse...

Com tantas camisetas assim e você ainda me aparece à paisana lá na corrida, sr. Miguel?? Assim não há quem te reconheça!!! =D

Abração pra vc, amigo!!

PS: bem lembrado: existe alguma possibilidade de eu conseguir aquela foto que vc's tiram da minha pessoa, lá na carteiros? Te passo meu mail, ou então, dá uma passadinha lá no meu blog. Inté!!

Ricardo Hoffmann disse...

Beleza de história e de evolução. Me rendeu algumas boas risadas. Corredor de estirpe?? Como diria cap. Nascimento: "És um fanfarrão". Estaremos aí honrando esse manto em dezembro.

G.M. disse...

Miguel,
História sensacional.
Parabéns !
Ass.: Guilherme.

Unknown disse...

Amigo e irmão Miguel,

Que beleza a história do grupo de vocês, fico feliz em ter recebido gentilmente uma camisa do Baleias, podendo também me incluir como representante do grupo Baleias aqui em Pernambuco.
Com relação a palavra "MANTO CORAL" devo te confessar que essa expressão aqui no nosso Estado anda em baixa, pois o santinha se encontra atualmente amargando uma 4ª divisão e mesmo colocando 50 mil torcedores em campo por jogo, sequer conseguiu passar da 1º fase da competição, encerrando melancolicamente a sua participação em competições oficiais no ano de 2009.

Um forte abraço do amigo pernambucano.

Flávio Maia Correia

Superpinguim disse...

Olá Miguel !

Parabens pela seu simpático Blog.
Você é um blogueiro nato.
Gostaria que você divulgasse o meu Blog, inclusive já me adicionei como seu seguidor, pois a união faz a força.
Da uma lida no meu primeiro texto, verifica se ficou bom.
http://marcosvianapinguim.blogspot.com/

Um grande abraço !

Anônimo disse...

salve, Miguel! Tudo beleza;

Parabens pelo post e pela belíssima história. Uma trajetória que continua, com os Baleias voluntários espalhados Brasil adentro, quilômetros afora.

Seu texto tem a inspiração de quem sabe do que fala e o estilo de quem escreve por prazer.

TRechos absolutamente impagáveis!!!

E associo-me aos colegas pernambucanos:\assim que o gmail resolver voltar ao ar, mando para vocÊ o verdadeiro manto coral: aquele envergado pelo glorioso Ferroviário Atlético Clube, que, desculpem amigos da terra de João Cabral, NÃO foi eliminado na Série D. Continua firme em sua trajetória rumo ao Mundial de CLubes da Fifa, tendo por próximo contendor o rubro Sergipe, em Aracaju\(onde, aliás, tem uma ótima e desafiadora corrida de 25k todo mês de março) .

Forte abraço, e todo sucesso aos BALEIAS!!!

Dalwton - Fortaleza-CE

Mayumi disse...

Fala, Miguel! Todos trajados de Baleias! Olha só! Quer dizer que, depois que eu vesti a camiseta do evento do Cancer de Mama, você não me achou mais? Rsrsrsrs. Estava todo mundo igual, né? De olhos puxados! Kkkkk. Até mais! Bons treinos!

RABELO, Aline disse...

Hehehe... eu sou um animal mesmo!!!
Desculpa aí a vergonha, viu? rs... Meu blog é alinerabelo.blogspot.com (e o email é o mesmo nome, no gmail.)

Abração, meu amigo!!
Até a próxima corrida, se Deus quiser!!

Superpinguim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Superpinguim disse...

Olá Miguel !

Eu tenho um foto incrível sua passando em frente ao Pão de Açucar.
Ela esta no meu site:
Mas para ver você tem que baixar o Silverlight que é um pequeno Plug-in tipo Flash.
Acessa e ecolhe fotos e depois 2009 que ele vai pedir automaticamente para baixar, ai é so você ver as fotos na sequência de largada, meio e chegada não tem erro.
www.superpinguim.com.br
Aproveito para informar que acabei de postar uma entrevista minha para o programa Vamos Correr do canal ESPN Brasil.
Um grande abraço !

Ésio Cursino disse...

Miguel,
Acabei de chegar, veja o blog com as novidades, vi sua mensagem no celular mas não sei mandar mensagem e escrevo aqui. Depois vou ler esta historia e comentar.

Harry disse...

Oi Delgado,
História é cultura...
Mas, a corrida dos Baleias deve ser Bombinhas, afinal, lá contou com a participação de duas baleia (reais) de eectadoras.
Se não der para encarar os 42k, vá de revezamento (21). Lá no blog já esta a data pára 2010.
Abraço
Harry

olicio disse...

miguel,
A historia do baleias e muito bonita e fico
feliz de fazer parte desta equipe,alias os baleias ja esta conhecido nacionalmente como
referencia em corridas,na revista contra relogio de agosto a equipe foi citada na materia da maratona de Brasilia.
abraço
olicio

um abraço.

Superpinguim disse...

Oi Miguel !
A meia-maratona do Rio esta chegando, espero encontrar vocês lá.
Aproveito para convidar a equipe de vocês para participar da Maratona e Meia Maratona de Bertiga.
Acabo de escrever sobre um dos maiores, "para não dizer o maior" corredor de longa distâcia da atualidade, é sobre o grego Yannis Kouros.
Ele consegue correr essa prova de 600 km SP-RJ "sozinho" indo e voltando na maior tranquilidade, não se conhece ninguém que consiga aguentar o ritmo dele para ultradistâncias de provas de até 6 dias.
http://marcosvianapinguim.blogspot.com/2009/08/yiannis-kouros-lenda-das-ultramaratonas.html
Abraços !

Giba ( Junior ) disse...

Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia .... Me ajudem ... Eu quero seu um baleia .... Eu quero seu um baleia ....

{]´s
Giba
http://correndopelacidade.blogspot.com/