.
Prosseguindo na prometida e aguardada história da Equipe Baleias, as mais recentes citações dos amigos amealhados nessa nova e auspiciosa fase da carreira quando se referem à Camisa Baleias levaram-nos a trazer para esse espaço a História da Camisa da Equipe Baleias.
Hideaki referiu-se à "Camiseta Laranja" quando, para nossa honra e alegria, informou ter participado com ela da Meia Maratona de São Bernardo do Campo.
Dalwton, de Fortaleza, informou que a "Laranjinha" circulará pelas ruas da Capital Cearense tão logo o problema com a "chegada da razão e do juízo" seja resolvido.
Mas foi Ricardo Hoffman, corredor de estirpe, quem definitivamente traduziu o espírito de nossa equipe e batizou nossa Camisa ao informar que aguardará dezembro, na Volta da Pampulha, para receber o "Manto Coral".
A denominação nos encheu de júbilo e por isso entendemos que havia chegado o momento de trazer a público a "História da Evolução do Manto Coral". É o que fazemos a seguir

Na foto uma parcela da Equipe Baleias apresenta na 2a. Corrida Iveco de Sete Lagoas, em 2008, o mais recente uniforme. Da esquerda para a direita, Alexandre, Pedro, Carlos Henrique, Miguel, Ênio, Wuneni e Cael. Todos os integrantes com água na mão, no melhor estilo Baleias!
Mas a história remonta à 1ª Volta da Pampulha em 1999, quando, naquela época, Miguel Delgado ainda não sabia que não era obrigado a correr com a camiseta da prova e ficou ridículo entrando à força na singela camisa. A sorte é que tem gordo que acha lindo roupa apertada e com isso os inocentes passam batido quando o ridículo acontece involuntariamente.

Essa a camiseta da 1ª V. Pampulha, quando tudo começou em 1999.
Reinicidas as corridas em 2001, em 2002 surge a idéia de criar uma Equipe e ter um nome mais simpático do que "avulso" ou "não tenho".
Fizemos contato com o pessoal da "Made in Brazil" de Divinópolis/MG, que circula pelas corridas com bancas de material esportivo e pedimos que o nome Baleias fosse impresso em 6 camisas dos modelos que fabricavam.


Com isso surgiu a 1ª Camisa Baleias. Seis unidades feitas. Apenas Miguel Delgado e Leandro Santiago ficaram proprietários das camisas. As outras serviam a cada corrida para uniformizar algum interessado em se tornar Baleias. Claro que ao longo do tempo as camisas sumiram com um e outro que esqueceu de devolver.
Alguns anos depois a Equipe experimentou um boom com diversos amigos e conhecidos abraçando o projeto. Com a entrada de Wuneni Arantes, colega de faculdade e do futebol com os filhos, no mundo das corridas e na Equipe Baleias os projetos tomaram fôlego.
O staff Baleias passou a solicitar que a nova camisa fosse de cor forte porque na chegada era muito difícil visualizar os Baleias em camisas brancas. Quem conhece corredores sabe como o staff é pressionado a tirar fotos ótimas. Não encontrado o tecido lilás, primeira opção pedida pelas integrantes femininas da Equipe, a cor laranja se estabeleceu e as camisas foram feitas personalizadas.

Acima a primeira camisa laranja dos Baleias. Personalizada. Miguel e Wuneni ainda receberam uma com a indicação de "Belo Horizonte", denominada futuramente como a "Sede Mundial da Equipe Baleias", para que pudessem levar o nome da cidade na 1ª Maratona que iriam participar, em Blumenau/2005.
Miguel Delgado, embora carioca nascido e criado em Juiz de Fora com muito orgulho apesar do Bejani, defende também o nome de Belo Horizonte, cidade que o acolheu muito bem desde 1978.
Camisas foram expedidas, além de Belo Horizonte, para Nova York, Goiânia, São Paulo, Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Vespasiano e Lima Duarte.

A camisa foi feita com muitas opções. Tinha para o pai e também para os filhos.
Só não teve para a esposa do Wuneni que avisou desde a primeira hora que estavam todos desautorizados a associar seu nome à palavra Baleias.

Teve até para o
staff, com mangas. Depois toda a Equipe aderiu às camisas com mangas de forma a não dar muito mole para o câncer de pele que gosta de atentar os corredores!
Em 2007, surgiu o projeto de estréia em maratonas internacionais. Paris foi a escolhida em função de uma matéria e também por um sorteio de passagens ambos da revista Contra-Relógio. Não fomos sorteados, Miguel Delgado não conseguiu juntar o necessário numerário e Wuneni Arantes foi sozinho (meio traíra esse cara). Ficou uma mágoa na Equipe que todos até hoje fingem superar!
Em 2008, Miguel Delgado conseguiu a grana e o danado do Wuneni também, de novo. Feita a inscrição, uma camiseta foi providenciada especialmente para a corrida.
Com a adesão de Tatau e Fabinho ao Projeto Baleias a área de marketing assumiu proporções inimagináveis e o Desenho da Baleia chegou à camisa. Em relação à Tatau é preciso ressaltar que no dia que controlarmos a "condromalácea", o céu será o limite.

A cor foi alterada exclusivamente para o evento internacional. Somente eu e Wu corremos mas a Camiseta Baleias ocupou
Champs Elyseés com oito brasileiros honrosamente trajados.
Por fim o MANTO CORAL na feliz definição de Ricardo Hoffman.

O nome de Belo Horizonte foi incluído definitivamente na camisa em decisão unânime por ter sido elevada à condição de Sede Mundial da Equipe, onde se encontram o CEO e o Superintendente Internacional Sênior. A diretoria de publicidade e marketing, bem como a Agência que cuida da Conta da Equipe Baleias, ficam em São Paulo, no bairro Alto da Lapa.
Em relação ao uniforme completo, o calção ou
short, é melhor que seja escuro, mas decidimos não entrar muito nisso.
O tênis, como de resto tudo na Equipe, é livre. Mas há os que vibram em ostentar o nome da Equipe em cada momento de sua atividade.
Assim, a parceria com a Sprint de Paraguaçu/MG, que calça os amigos 4 Corredores da Equipe Matungo, Pangaré e Amigos e Maurício Bertuzzi de São José/SC, também já ocorreu com os Baleias.

Novo uniforme está sendo planejado, para incluir as camisas de manga longa.
É indescritível a satisfação de ver os amigos levando o Manto Coral por plagas ainda não pisadas pelos Baleias.

Hideaki com corredores de escol na Meia Maratona de São Bernardo do Campo - Julho de 2009.

Júlio Cordeiro com sua Acorja em treino de 07 de junho de 2009.
Precisamos ressaltar que os Baleias atualmente honram também essa camiseta abaixo, do Desafio das 6 Maratonas proposto por Maurício Bertuzzi de São José/SC.

Esperamos terminar em Curitiba o Desafio, anotando nova fase da carreira.
É isso meus caros amigos. Um grande abraço a todos que tiveram a paciência de ler mais esse capítulo de nossa história.